Ser bem-sucedido trabalhando com o que gosta é o sonho de boa parte dos jovens. O grande desafio é decidir qual profissão seguir, especialmente com tantas possibilidades e em um período cheio de pressão, incertezas e instabilidade.

Escolher uma única carreira pode ser realmente muito complicado. Pois, quando existem várias alternativas a considerar, o processo de tomada de decisão torna-se mais difícil, devido ao peso da escolha perfeita e da tendência de ficarmos imaginando os atrativos das opções que abrimos mão.

É preciso ter clareza que não existe uma profissão perfeita à nossa espera. Existem, sim, muitas possibilidades que podem atender ao nosso jeito de ser, de pensar e de fazer. Mas, que independente da escolha, todos teremos desafios, dias ruins e dúvidas ao longo da nossa trajetória profissional.

Neste contexto, só conseguimos fazer uma boa escolha profissional, entendendo o que torna um trabalho útil, desafiador e interessante para nós mesmos.

Ainda que os cursos mais tradicionais como Medicina, Engenharia e Direito mantenham um peso grande na sociedade, milhares de pessoas já estão encontrando realização e fonte de renda em atividades que simplesmente não existiam até um dia desses.

Com a crescente da tecnologia, muitas profissões novas surgem a cada ano e, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças entrando no primário hoje, estarão trabalhando em uma função completamente nova no futuro, ou seja, que não existe atualmente.

E com tantas possibilidades, como escolher uma carreira que faça sentido?

Existem cinco principais aspectos que impulsionam as pessoas a seguirem suas carreiras de forma mais significativa: ganhar dinheiro, alcançar status, fazer a diferença, seguir suas paixões e colocar em prática seus talentos.

Contudo, percebo que algumas pessoas, no momento de escolher a carreira são motivadas, inicialmente, por apenas dois aspectos: ganhar dinheiro e alcançar status social. Com isso, podem facilmente ser levadas a escolherem uma profissão que a sociedade considere prestigiada, mas na qual não estão conectadas. Atuar em uma carreira que não atende as necessidades de realização individual, gera muitas frustrações e falta de desempenho.

Confira as 6 top dicas sobre como escolher a melhor carreira:

Dica #1: Busque por autoconhecimento

Reconheça seus valores, soft skills, principais interesses, aptidões e traços de personalidade. Nem sempre é fácil fazer sozinho. Busque ajuda profissional, se necessário.

Dica #2: Siga o seu coração

Não escolha um curso com base no que as pessoas dizem ou nas tendências do mercado de trabalho. Pergunte-se “para que seguirei esta profissão?”. Ao escolher um curso que não considere interessante, poderá ter dificuldade para ficar motivado e consequentemente terá menos chances de alcançar bons resultados. Lembre-se de que em toda carreira é necessário automotivação e autoconsciência.

Dica #3: Respire e reflita!

Para encontrar um trabalho que faça sentido é importante pensar em três elementos:

  • Sentido: Qual o verdadeiro sentido do trabalho para você? Ganhar dinheiro? Alcançar status? Fazer a diferença no mundo?
  • Fluxo: Quais atividades você faz com alta motivação, concentração e energia?
  • Liberdade: A carreira que quer seguir permite ter flexibilidade, é compatível com outros sonhos?

Dica #4: Pesquisar é fundamental

Evite julgar um curso pelo título. Estude todos os aspectos dos cursos que o atraem. Não fazer isso pode resultar em descobrir no meio do primeiro ano que você fez a escolha errada. Mudar de curso ou repetir o primeiro ano pode ser, além de estressante, caro. As principais razões para a desistência dos cursos de graduação incluem escolher o caminho errado e não ter feito pesquisa suficiente sobre o conteúdo do curso.

Dica #5: A carreira é construída

Evite pensar na escolha profissional como uma decisão que você deve seguir pelo resto de sua vida. Preocupe-se em encontrar algo que você se sinta interessado ou confortável em estudar, pois isso tornará todo o trabalho muito mais fácil. Hoje em dia, está cada vez mais comum mudar para diferentes áreas à medida que você avança e muitos se encontrarão trabalhando em áreas totalmente diferentes à sua qualificação principal.

Dica #6: Fale sobre suas possíveis escolhas

Converse com pessoas que trabalham em seu campo escolhido. Pergunte sobre como é a área de atuação, principais desafios e atividades. O site do LinkedIn pode ser uma ótima opção para encontrar pessoas da área que tem interesse.

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …