Um gesto simples: apagar as luzes por uma hora, esse é o princípio da “Hora do Planeta“. O movimento voluntário tem como objetivo sensibilizar as pessoas para questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade.
A Hora do Planeta é aquele momento em que pessoas, cidades e empresas são convidadas a demonstrar sua preocupação com a questão ambiental. Dessa forma, elas apagam as luzes por uma hora, em um dia específico.
Em 2019, a ação será no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30 e a Prefeitura de Bauru aceitou o convite pela décima vez, neste ano.
E você, já está preparado para ajudar o movimento? Se sim, registre suas ações no site da organização: www.horadoplaneta.org.br. Assim, você faz parte do mapeamento mundial de atividades e inspira outras pessoas a participarem.
Hora do Planeta
O movimento nasceu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália. Desde então, ele vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos.
Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios. Foram contabilizados mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados.
O Brasil também tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1.500 monumentos! Bauru já participou nove vezes da ação, mas não é somente a prefeitura que adere ao movimento.
McDonald’s e o compromisso com o meio ambiente
Empresas da cidade também incentivam e participam da Hora do Planeta. Nesse ano, por exemplo, será a 11ª vez que o McDonald’s apaga as luzes externas dos arcos dourados em mais de 900 restaurantes pelo país.
“Atitudes como esta reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que promovam impactos positivos na sociedade. No Brasil, temos projetos importantes para reduzir o impacto do negócio no meio ambiente. Somos líderes do segmento de serviço rápido de alimentação e entendemos que é nosso dever agir diante de alguns dos maiores desafios ambientais da atualidade”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Desenvolvimento Sustentável do McDonald’s no Brasil.
E não é só com a Hora do Planeta que o restaurante ajuda o meio ambiente, não! A empresa trabalha dentro de uma política interna chamada “Escala para o Bem”. No país, algumas das principais ações do McDonald’s envolvem:
- Reciclagem de resíduos;
- Uso de embalagens 100% certificadas;
- Separação dos resíduos gerados nos restaurantes;
- Educação para o desenvolvimento sustentável;
- Compra e estímulo à produção de carne sustentável;
- Redução do consumo de energia e água;
- Apoio e execução de projetos de economia circular;
- Projetos para o emprego juvenil e nutrição infantil;
- Entre outros.