Açúcar, aquele ingrediente que já é mais do que conhecido por nós. Sendo um tipo de carboidrato, ele tem a função de dar energia para o organismo, além de dar força e disposição para o dia a dia.

Mas você sabia que o excesso de açúcar pode causar dependência? Parece estranho, mas é isso que a professora de nutrição da Universidade do Sagrado Coração (USC), Maria Grossi explica.

Amigo e vilão

Tudo é questão de saber dosar. Tirar completamente o açúcar da alimentação não é saudável, afinal, nosso corpo precisa de energia.

“Uma pessoa que tira completamente o açúcar da alimentação pode ter uma compulsão de rebote, porque ficar  sem comer esse alimento faz com que o organismo não libere hormônios essenciais”, explica a nutricionista.

Por isso, é importante saber se alimentar com carboidratos que tenham açúcares bons, como arroz, cereais, frutas e outros.

O açúcar que devemos evitar em nossa alimentar são os provenientes da sacarose, como o açúcar branco, que usamos diariamente e que estão em produtos industrializados, como refrigerantes e doces.

“Você vai evitar que haja um acúmulo calórico sem nutrientes. Assim, diminui as chances de engordar e de desenvolver doenças como a diabetes”, afirma Maria.

Consumir esse carboidrato além do necessário pode, sim, causar dependência. Isso, porque quando você se alimenta, há a produção de glicose que faz a liberação do hormônio dopamina, o hormônio do bem-estar. Esse ciclo acontecendo de maneira correta, é natural. Entretanto, quando há a liberação excessiva de dopamina, a consequência é a dependência.

O essencial

A nutricionista explica que o recomendado é o consumo de 5% de açúcar do total do nosso valor energético diário. Essa conta só pode ser calculada por um profissional, contudo, Maria exemplifica como funciona:

“Vamos fazer uma hipótese: se  a sua dieta é de 2.000 calorias, você pode ingerir cem calorias de açúcar. Isso equivale a 25g, ou uma colher de sopa rasa, incluindo tudo que se come”, explica.

Contudo, algumas alimentos industrializados possuem uma quantidade desse carboidrato muito alta e seu consumo em excesso não é saudável.

Confira alguns dos alimentos com altas quantidades de açúcar:

  • Refrigerante

açúcar
Infográfico: Canva
  • Chocolate

açúcar
Infográfico: Canva
  • Nutella
açúcar
Infográfico: Canva
  • Leite Condensado

açúcar
Infográfico: Canva
  • Iogurte

açúcar
Infográfico: Canva
  • Ketchup
açúcar
Infográfico: Canva
  • Bolacha recheada

açúcar
Infográfico: Canva
  • Cereal matinal

açúcar
Infográfico: Canva
  • Achocolatado

açúcar
Infográfico: Canva

*Informações retiradas do site Tua Saúde.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Gabriela Gomes
Carregar mais em Saúde e Esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Primeiro Pedal Solidário McDia Feliz ajudará o Hospital Estadual de Bauru

O 1° Pedal Solidário McDia Feliz será realizado no dia 24 de agosto! O evento é um passeio…