No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. A data foi criada no Brasil em 1999 pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com o objetivo de atentar as pessoas da importância da voz.

Já parou para pensar no quanto usamos a nossa voz em um dia? Seja para conversar com um amigo, apresentar um trabalho na faculdade ou conversar com clientes.

“A voz é muito importante, porque ela expressa todos os nossos pensamentos e sentimentos. Grande parte da nossa comunicação se dá pela nossa voz. Ela representa muito da nossa personalidade e também das nossas emoções, então precisamos ter uma relação mais próxima com a nossa voz”, explica Lidia Cristina da Silva Teles, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP

Esse ano, a data comemora 20 anos e a FOB-USP preparou uma semana cheia de eventos para o Dia Mundial da Voz.

O objetivo da Campanha da Voz é promover a conscientização da população sobre a importância dela. Além de informar sobre sinais e sintomas que viabilizem o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Programação

O calendário de eventos na FOB começa a partir do dia 22 de abril. Confira tudo o que vem por aí:

  • Almoço Musical no Centro Cultural do campus

De 22 a 26 de abril (segunda a sexta-feira), das 12h às 14h. Com a apresentação musical dos alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina e funcionários.

  • Saúde Vocal no Calçadão da Batista de Carvalho

Dia 27 de abril (sábado), das 9h às 11h30. Orientação vocal à população com entrega de flyers da campanha, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina.

Para esta atividade foi convidada a Bateria do curso de Odontologia.

  • Dia da Voz no Bauru Shopping

Dia 27 de abril (sábado), das 13h às 20h. Apresentação de corais, cantores e músicos de Bauru e região. Orientação vocal com entrega de flyers da campanha, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina.

  • Caminhada da Voz na Av. Getúlio Vargas

Dia 28 de abril (domingo), das 9h às 10h. Com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina, professores e funcionários do campus USP de Bauru e toda comunidade de Bauru e região. Para esta atividade será disponibilizada uma barraca do centro esportivo, que servirá de apoio para os alunos na entrega de maçãs, água e flyers.

Um mês cheio de voz!

Ainda para celebrar o “Dia Mundial da Voz”, o campus da USP  de Bauru terá visitas e palestras durante todo o mês de abril.

Durante o mês, os alunos de graduação e pós-graduação do curso de Fonoaudiologia visitarão os setores do campus da USP (FOB, Prefeitura do Campus e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais-HRAC) com dicas e orientações sobre saúde vocal aos funcionários e pacientes. Serão entregues maçãs e flyers da campanha.

Além disso, serão ministradas palestras sobre os cuidados com a voz pelos alunos de graduação e pós-graduação em toda Bauru. Serão apresentadas em empresas, igrejas, escolas públicas e particulares. Os interessados deverão enviar e-mail para [email protected] e agendar um horário.

Serviço
Faculdade de Odontologia de Bauru-USP
Local: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75
Telefone:(14) 3235-8000

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…