Tenho certeza que se eu perguntar o nome de uma animação que você já assistiu vai ter alguma na ponta da língua. As animações e desenhos fizeram parte da nossa vida, já que crescemos na frente da televisão, assistindo algum episódio. Algumas delas, seguem com a gente até hoje!

Em 2017, o Brasil viveu o melhor cenário para as animações. Foram lançados sete longas de animação em um único ano. Nos 22 anos anteriores, haviam sido lançados, no máximo, quatro filmes de animação em um mesmo ano (em 2014).

Por isso, separamos uma listinha com cinco animações brasileiras que você deveria conhecer. Quer saber um segredo? Uma delas é de Bauru!

  • O Irmão do Jorel

Não tem como falar de animação sem citar “O Irmão do Jorel”. Lançado em 2014, a animação vem arrecadando milhares de fãs e prêmios. Criada por Juliano Enrico, o desenho conta a história de um menino sem nome, conhecido apenas como “Irmão do Jorel”.

Filho caçula de uma excêntrica família de acumuladores presa nos anos 80, o Irmão do Jorel conta com a ajuda de sua melhor amiga para enfrentar os primeiros obstáculos da vida. Sem diferenciar fantasia e realidade, ele sempre descobre uma maneira absurda de sair da sombra de seu irmão celebridade, mas seu verdadeiro nome é sempre um mistério para todos.

Exibida pelo Cartoon Networks, a série venceu o prêmio de Melhor Animação Ibero-americana no Prêmio Quirino 2019.

O episódio vencedor foi o “Seja Brócolis”. Confira um pouco:

  • Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)

Baseada no curta-metragem de mesmo nome criado por Victor Hugo Borges, “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)” estreou em 2013.

A animação conta a história de um garoto de 11 anos chamado Pepe, que ajuda sua avó fazendo entregas de artefatos e poções mágicas através da internet. A animação foi exibida no Cartoon Network, na Tv Brasil e na Tv Cultura.

  • Tromba trem

Criada pelo brasileiro Zé Brandão, o desenho faz parte do projeto Anima TV. A série conta a história de Gajah, um elefante sem memória; Duda, uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acredita ser de outro planeta. Os personagens viajam juntos num trem à vapor pela América Latina.

A série estreou em 2011 nos canais TV Brasil e TV Cultura e também foi transmitido em países como Inglaterra, México, Honduras e outros.

  • Os Under-Undergrounds

Com 13 episódios, a série de desenho animado criado por Hugo Oda foi exibida pelo canal Nickelodeon e TV Cultura. Ela foi indicada a dois prêmios de melhor animação e está disponível na Netflix.

Os Under-Undergrounds conta a história de Heitor, um garoto que foi parar em um mundo habitado por estranhas criaturas. Ao longo dos episódios, ele precisa superar diversos desafios por meio do poder da música e do carinho de seus novos amigos para conseguir voltar para casa.

  • As super aventura de Super Super

E quem acha que não tem espaço para bauruense nessa lista, se enganou. O nome é “As super aventuras de Super Super”, criado pelo aluno de Rádio e TV da Unesp, Aderlei Satana.

O roteiro gira em torno dos clichês dos heróis e vilões das histórias. Muito voltada para os diálogos, a animação foi pensada por Aderlei pela vontade de criar algo 100% dele.

A animação ainda conta com referências da cultura pop, desde animes e programas brasileiros até filmes e mitologias.

Confira o resultado final:

Paixão por animar

Aderlei Santana é um apaixonado por animações que conseguiu transformar o seu amor em um produto. O aluno conta que na época em que fez “As super aventuras de Super Super” ele já estava querendo fazer uma animação própria.

“Eu sempre desenhava alguns personagens no meu caderno e ficava pensando em enredos em que cada um estivesse inserido. Então, um belo dia desenhei uma personagem chamada ‘miss pompom’ – inspirada em uma pessoa muito importante para mim – e foi dela que surgiu a ideia de fazer uma animação”, relembra o aluno.

Ele sempre foi uma criança que gostou de ver desenhos e animações. Passava tardes em frente à TV. Mas foi na faculdade que teve contato com conceitos e programas de animação.

Para Aderlei, as animações têm um visão particular do mundo. Já é passado aquela história de que os desenhos são só para crianças.

“Acredito que todo animador, antes de tudo, é um nato contador de história, é isso que fazemos, contamos histórias”, ele afirma.

Que tal escolher uma animação da lista e curtir muito?

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…