Famoso por sua grande reportagem sobre Ricardo Côrrea da Silva, o “Fofão da Augusta”, o jornalista Chico Felitti apresenta mais um capítulo da história do personagem.

Com o lançamento do livro “Vânia e Ricardo”, Felitti traz o passado de Ricardo à tona. O jornalista faz um compilado de histórias de amor do ex-cabeleireiro, que viveu o auge de sua profissão em Araraquara. Sua companheira na época, Vânia – nascida Vagner – foi descoberta em Paris pelo jornalista, onde mora ainda hoje.

Para o lançamento, Chico Felitti vem a Bauru para um bate-papo sobre o livro “Ricardo e Vânia”, título publicado pela editora Todavia. O evento acontece na Unesp, dia 10 de maio, às 11h da manhã. O evento é gratuito e aberto ao público.

Muita história para ser contada

O perfil do Fofão da Augusta foi publicado pela primeira vez no Buzzfeed News, em outubro de 2017. Na reportagem, descobrimos que o rapaz, durante a juventude, aplicava silicone no rosto. Por fim, a substância modificou seus traços, deixando Ricardo com maxilares e bochechas sobressalentes.

Dois anos após a primeira publicação, o jornalista Chico Felitti percebeu que havia muita mais a ser contado!

Nesta nova obra, Ricardo e Vânia são retratados em meados da década de 80, quando ambos viviam no centro da cidade de São Paulo. Os fatos da vida de ambas as personagens são permeados pelas sessões de aplicação de silicone na face, somados à extravagância e à luta pela liberdade sexual, mais um fator de reconhecimento de uma das figuras mais famosas nas ruas da boemia e da rotina paulistana.

Conversamos com Felitti sobre a produção do novo livro, confira:

Social Bauru: Como foi, para você, a produção dessa grande reportagem?

Chico Felitti: Foi a maior experiência profissional da minha vida. Tanto no tempo de duração, que foi cerca de um ano, quanto no número de entrevistas. Foram mais de 200 pessoas que conheceram o Ricardo ou a Vânia. Passei por São Paulo, Araraquara, aí no interior, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paris.

S.B.: Por que transformar essa história em um livro?

C.F.: Quando o Buzzfeed News publicou o perfil do Ricardo, em outubro de 2017, eu tinha me dado por contente. Achei que a história dele tinha sido contada com decência e que não precisaria fazer mais nada, até para evitar o perigo do sensacionalismo. Mas, um mês depois que a reportagem saiu, uma pessoa me colocou em contato com a Vânia. A Vânia era a peça que tinha ficado faltando na história do Ricardo. Os dois ficaram juntos por quase dez anos quando a Vânia ainda usava seu nome de batismo, Vagner, e se identificava como homem. Conforme fui conversando com a Vânia e ela foi contando sua história de vida, de como fugiu para Paris com menos de 20 anos, como se descobriu uma mulher transsexual e como fez fama e fortuna se prostituindo, me dei conta de que a história dela era merecida de ser contada. Foi então que propus o livro para a editora Todavia e eles toparam.

S.B.: Produzir esse livro fez você crescer como jornalista ou ver a profissão de outra forma?

C.F.: Sim, fez com que eu mudasse completamente minha relação com o ofício. Eu estava prestes a deixar o jornalismo de lado para escrever roteiros de TV e de cinema, uma atividade que faço paralelamente. Mas a história de vida do Ricardo e da Vânia me fisgou com tamanha força que meu amor por esse tipo de trabalho voltou com tudo. E me dei conta também que havia gente interessada por ler histórias pouco contadas, perfis mais aprofundados de pessoas comuns que não deixam de ser extraordinárias, como eles dois.

Uma história no jornalismo

Chico Felitti é jornalista e foi colaborador de diversos títulos do jornalismo brasileiro. Com expressiva atuação na Folha de S.Paulo, onde foi repórter e editor. O escritor  também já passou pela Galileu, Piauí, revista da Joyce Pascowitch, Agência Pública e Buzzfeed News Brasil.

Seu currículo conta ainda com um mestrado em escrita criativa pela Universidade de Columbia, em Nova York. Ele  foi considerado Melhor Repórter de Mídia Escrita pelo Prêmio Comunique-se. Também foi condecorado com o título especial de inovação no Prêmio Petrobrás de jornalismo pelo perfil do “Fofão da Augusta”.

Para o bate-papo do dia 10 de maio, Chico comenta:  “Eu espero que seja uma boa conversa. Gosto muito do diálogo, de ouvir as histórias que as pessoas da plateia têm para contar e de conversar das características universais dessa história. Os bauruenses podem esperar alguém que tem muita paixão e ânimo para falar de histórias como essas e contar como elas podem mudar vidas”.

Serviço

Debate com Chico Felitti + Lançamento de “Ricardo e Vânia”

Data: 10 de maio

Local: Sala 2A, na Unesp

Horário: 11h

Mais informações pelo evento do Facebook: www.facebook.com/events/511818346016446

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …