Tiveram a brilhante ideia de levar a ciência para o bar com o intuito de familiarizar a ciência entre a sociedade! Isso aconteceu, pela primeira vez, em 2012, lá em Londres, com dois pesquisadores, Michael Motskin e Praveen Paul.

A proposta foi bem aceita e, assim, começou a se espalhar por todo o mundo e o encontro ganhou o nome de Pint Of Science!

Só no Brasil, o projeto está presente em 87 cidades e, como Bauru não pode ficar de fora, também será palco desse programa científico.

A organização é feita por uma equipe da cidade, já que a coordenação é divida entre: nacional, regional e municipal. Portanto, aqui em Bauru, já existe uma equipe para realizar o evento.

Rebeca Alves e Bruno Pereira são alunos de medicina da USP e fazem parte da comissão de organização. Para eles, Bauru, por ser uma cidade universitária, já deveria ter edições do evento há muito tempo.

Por que unir ciência e bar?

Para os organizadores, o bar é um lugar comum para as pessoas e a ciência precisa estar em um lugar comum. No Brasil, ela está muito vinculada às universidades públicas, focando em grupos específicos.

Essas palestras vêm para ajudar as pessoas a entenderem que a ciência está em tudo. O bar tem portas abertas e a ciência tem que ter portas abertas para a população!”, enfatiza Rebeca.

O projeto busca divulgar a ciência, mostrando a importância que ela tem em nosso dia a dia. “Muitas vezes, a pesquisa e os pesquisadores ficam escondidos em laboratórios e as pessoas não têm acesso a essas informações”, comenta Bruno.

Selecionados a dedo!

O Pint of Science é um evento de grande porte, então, os seis palestrantes selecionados são mestres no assunto. Dessa forma, o tema que será abordado em cada reunião é objeto de estudo desses profissionais.

Antes que a ciência seja taxada como assunto complexo, foi ressaltado que as palestras serão apresentadas de forma simples, longe das linguagens científicas.

Muitas vezes, eles têm a linguagem científica, a ideia é trazer algo mais simples com informação de fácil entendimento”, explica Bruno.

Cada encontro traz um tema e eles que acontecem ao mesmo tempo. Aqui em Bauru, será dia 20, 21 e 22 de maio, das 19h30 às 21h, no Bar da Rosa e no Empório São Lourenço.

Assim, serão seis palestras no total, sendo realizadas duas por dia.

Confira a programação do 1º Pint of Science em Bauru

• Bar da Rosa
– Painel “Há muito mais espaço aqui do que imaginamos: o maravilhoso mundo da nanotecnologia” (20/05)
– Mesa redonda “Ciência e música: impactos no cérebro e emoções” (21/05)
– Mesa redonda “Medicamentos: uma viagem pelo seu corpo” (22/05)

• Empório São Lourenço
– Mitos e verdades do transtorno do espectro autista (20/05)
– Mesa redonda “A origem do universo: somos todos pó cósmico?” (21/05)
– “O poder dos olhos: como o movimento dos olhos comandam dos videogames aos esportes” (22/05)

Só chegar e aproveitar

O evento é gratuito e aberto ao público. A consumação do bar fica por conta de cada um. Vale ressaltar, que todo mundo está convidado! Atenção alunos de cursinhos, vocês podem ter contato com a ciência antes mesmo de entrar na Universidade.

Rebeca comenta que acha legal que eles possam ter acesso ao que é ciência. Embora as pessoas que estão em cursinhos preparatórios vão entrar na Universidade e conhecer a ciência, eles não precisam esperar para ter esse contato.

Além de democratizar a informação, esse contato pode ser essencial para os alunos de cursinhos que, às vezes, não está decidido qual área seguir e de repente algum tema pode desencadear alguma vontade”, diz Bruno.

O evento acontece uma vez por ano em todos os continentes, então esse é mais um motivo para você participar dessa ação! “Muitas coisas encantadoras acontecem na ciência e nem todo mundo consegue ver isso”, finaliza Rebeca.

Serviço
Pint of Science em Bauru
Dias: 20, 21 e 22 de maio, das 19h30 às 21h
Locais: Bar da Rosa (R. Aviador Gomes Ribeiro, 20-81) e Empório São Lourenço (R. Caetano Sampieri, 1-15)
Site: https://pintofscience.com.br/events/bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…