Com objetivo de voltar a atenção às ações públicas para os muitos animais de rua de Bauru, começa nesta segunda-feira (06), a primeira etapa de cadastro e orientação para castração pelo castramóvel.

O castromóvel é uma unidade móvel de castração animal gratuita viabilizada numa iniciativa dos vereadores Fabio Manfrinato e Marcos Souza, através de uma emenda do deputado federal Ricardo Izar. Vale ressaltar que a castração seguirá os parâmetros de saúde pública e de bem-estar animal.

Além dos bichinhos de estimação, animais em situação de rua também poderão ser castrados, desde que alguém se responsabilize pelos cuidados de pré e pós-operatórios.

1º castramóvel de Bauru

Essa unidade móvel foi comprada em 04 de outubro de 2018, no dia Mundial dos Animais. O veículo conta com sala de pré-operatório, sala cirúrgica e sala pós-cirúrgica. A gestão do castramóvel é compartilhada entre as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.

Agora, em 2019, o castramóvel passará por diversos lugares da cidade. Inicialmente a unidade atenderá os seguintes bairros: Vila Dutra; Santa Cândica/Leão XIII; Nova Esperança; Isaura Pitta Garmes/Chapadão; Gasparini/Índia Venuíre; Terra Branca; Jardim Ouro Verde.

Essas áreas são consideradas de maior vulnerabilidade em Bauru.

Faz bem para os animais

A castração é uma cirurgia para a esterilização dos animais, evitando, assim, que eles procriem. Contudo, a castração também traz benefícios para a saúde deles, tanto gatos, quanto cachorros.

Para machos ou fêmeas: o procedimento consiste na retirada de útero e ovários, das gatas e cadelas, e dos testículos, nos gatos e cachorros.

A médica veterinária de Bauru, Ana Paula Guerra, conta alguns benefícios da castração nos animais.

“Além de impedir a reprodução, a operação também previne de infecções uterinas, de tumores de mama e os animais tendem a ficar mais tranquilos”, ela explica.

Por ser um procedimento cirúrgico, em que o animal precisa ser anestesiado, é importante que os pets estejam saudáveis. Dessa forma, é necessário fazer exames clínicos e de sangue antes da castração.

A veterinária ressalta que a castração só traz benefícios para o animal. Contudo, devido à queda da ação dos hormônios, alguns animais tendem a ganhar peso após a cirurgia. Ainda assim, essa condição pode ser controlada com atividades físicas e alimentação correta.

Para ela, além de melhorar a saúde dos animais da cidade, a inciativa também é uma forma de conscientização das pessoas.

“Por ser um procedimento caro e de pouco acesso, grande parte da população não sabe muito bem como funciona ou não tem recursos para tal”, afirma Ana Paula.

Se liga na agenda do castramóvel

A castração pelo castramóvel exige que o bauruense procure o posto de cadastro em seu respectivo bairro e se inscreva. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No entanto, os responsáveis que desejam se inscrever devem participar de uma palestra sobre os cuidados do pré e pós-operatório.

Confira a relação das palestras e pontos de inscrição:

  • 06/05

EMEI ARACY PELEGRINA BRAZOLOTO

Fone: 3238 6336

VILA DUTRA

Rua José Neves Severiano, 4-60

  • 13/05

EMEII LÍLIAN APARECIDA PASSONI HADAD

Fone: 3238 5858

STA C NDIDA / LEÃO XIII

Rua Dezenove, 3-40

  • 21/05

EMEII JOSÉ TOLEDO FILHO

Fone: 3238 5331

NOVA ESPERANÇA

Rua Sgto. José dos Santos, quadra 12

  • 03/06

EMEII IARA CONCEIÇÃO VICENTE

Fone: 3239 6597

ISAURA P. GARMES / CHAPADÃO

Rua César Cruz Ciafrei, S/N

  • 10/06

EMEI MARIA ELIZABET CAMILO DE PÁDUA

Fone: 3237-3098

GASPARINE / ÍNDIA VANUIRE

Rua Mario Colonhesi, 1-35

  • 17/06

EMEI MARIA IZOLINA THEODORO

Fone: 3236-4071

TERRA BRANCA

Rua Felicíssimo Antonio Pereira, 21-40

  • 24/06

EMEI ROBERVAL BARROS

Fone: 3236-4111

JARDIM OURO VERDE

Rua Marcel Pinto de Oliveira, quadra 7

*Todas as palestras serão realizadas às 17h30.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…