Só de pensar em chuva os bauruenses já se arrepiam. Chuva na cidade é sinônimo de muitos alagamentos, árvores e estruturas caindo.

A zeladora do meu prédio, a dona Selma, sempre que chove fala: “Quando chove em Bauru ou eu já estou em casa ou não saio do serviço até parar. Essa enchente eu não enfrento”.

Mas nem sempre a água é o grande problema nas tempestades. Eu, pessoalmente, odeio raios. Pode parecer exagero, mas, nos últimos cinco anos, mais de 15 mil raios atingiram Bauru! E se você também é daqueles que odeia tempestades de raios, tenho uma notícia não tão boa: em 2019, a tendência é que Bauru sofra com alta incidência de raios.

Raios de Bauru

Só em 2018, Bauru teve mais de 2800 descargas de raios. Esses números foram registrados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).

Segundo o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do IPMet/Unesp, esses números podem parecer bem altos, mas existem cidades do país com muito mais descargas elétricas.

“A densidade de descargas elétricas em Bauru é de 4,1 km²/ano, enquanto que em Campinas é de 9,8 km²/ano, simplesmente mais que o dobro. Então, Bauru não é um dos municípios mais atingidos por descargas elétricas”, afirma Thiago.

Ainda assim, em 2019, devido ao fenômeno El Niño, esse número pode aumentar. O El Niño ocorre quando há o aquecimento anormal das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico.

Devido a essa fenômeno, o regime de chuvas é impactada, tanto para mais quanto para menos.

“Se o El Niño influenciar a nossa região com pancadas mais intensas, consequentemente mais raios serão registrados”, afirma o meteorologista.

O grande blecaute

Bauru tem um história bem antiga com acontecimentos decorrentes de chuvas e tempestades. Em 11 de março de 1999 foi registrado o maior apagão do país. Adivinha aonde começou? Em Bauru!

Na época, acreditou-se que o apagão ocorreu por uma queda de um raio na CPFL da cidade. Por conta desse evento, houve o blecaute em dez estados, atingindo 31 milhões de pessoas. Mas esse evento foi um alarme falso para os raios.

Sete anos depois do ocorrido, o Inpe analisou dados da época e percebeu que a chance de um raio ter atingido a região era zero.

Fique atento!

Não é sempre que a gente se depara com um alarme falso como o de 1999. Raios são, sim, perigosos. Por isso, fique atento nos dias de tempestade. Alguns cuidados devem ser levados em conta:

  • Se possível, não saia de casa ou não permaneça na rua durante as tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares:
    – carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis;
    – em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;
    – em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis, em grandes construções com estruturas metálicas, ou em barcos ou navios metálicos fechados.
  •  Se estiver dentro de casa, evite:
    – usar telefone com fio ou celular ligado à rede elétrica (utilize telefones sem fio);
    – ficar próximo de tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
    – tocar em qualquer equipamento elétrico ligado à rede elétrica.
  • Se possível, evite também locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como:
    – topos de prédios;
    – áreas abertas, campos de futebol ou golfe;
    – estacionamentos abertos e quadras de tênis;
    – proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
    – proximidade de árvores isoladas;
    – estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
  • Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que seus pelos estão arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento! Isso pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.

Por isso, se você viu que vai começar cair uma tempestade, faça como a minha zeladora: não tente enfrentar a chuva e os raios!

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …