Você é dono de empresa alimentícia? Ou cozinha em casa e vende quitutes por aí? Saiba que ter conhecimento sobre técnicas de manipulação dos alimentos é fundamental para o seu trabalho!

Por isso, é sempre importante passar por treinamentos, assim, é possível “trabalhar com mais qualidade e passar mais segurança para o cliente final”, diz a consultora nutricional, Patricia Castro.

Aliás, esse é um dos objetivos da bauruense ao desenvolver o treinamento “Boas Práticas de Manipulação”. Além de oferecer conhecimento sobre qualidade e segurança alimentar.

O curso será realizado no dia 15 de maio, das 19h às 22h30, na Casa do Médico em Bauru. Com direito a certificado com validade nacional, o treinamento é para todas as pessoas que trabalham no ramo de alimentação, direta e indiretamente. “Desde o proprietário até o funcionário que põe a mão na massa. Mas também pode ser para quem está começando a fazer aquela marmita dentro de casa”, esclarece a nutricionista.

Entre os conteúdos oferecidos estão:

  • Higiene e comportamento pessoal;
  • Segurança Alimentar;
  • Recebimento de matérias primas;
  • Armazenamento;
  • Etapas de pré-preparo e preparo;
  • Controle de pragas;
  • Controle de potabilidade da água;
  • Controle de temperatura;
  • Higienização de equipamentos, utensílios e ambientes;
  • Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs).

Toda a metodologia do curso foi desenvolvida pela consultora, formada em Nutrição há 13 anos e especialista em segurança e qualidade alimentar.

Além da teoria, o treinamento conta com palestra sobre “Postura e Relacionamento” embasados no coaching, com Bruno Castro.

Se interessou? As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link a seguir: http://bit.ly/2DSPQMx

Mais do que capacitar, Patricia Castro ainda oferece diversos serviços. Por isso, ela criou sua empresa de consultoria alimentar aqui em Bauru, há cinco anos. Nós conversamos com ela para saber um pouco mais. Confira:

– O que é uma consultoria nutricional?

Na verdade, a Patricia Castro veio para ajudar os clientes que têm dificuldades na área de alimentação. Na primeira visita ao cliente, eu vejo as necessidades dele. Depois, faço uma lista dessas necessidades, vou priorizando e trabalhando em cima disso. Tem clientes que estão comigo desde o começo, mas tem outros que precisam de um serviço mais pontual.

Então eu auxilio nessa parte, porque, hoje em dia, o giro de funcionários em uma empresa é grande e o dono não sabe o receituário, por exemplo. Muitas vezes, quando o funcionário sai da empresa, ele leva as receitas, então o dono fica preso ao funcionário. Portanto, eu faço o receituário que fica com a empresa e ela começa a ter ganho de custo, melhora o faturamento, padroniza os processos, evita o desperdício, entre outros benefícios.

– Quais serviços?

Eu faço consultoria, assessoria, auditoria técnica em shoppings para franquias, elaboro o Manual de Boas Práticas e os POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados), que dão continuidade ao manual.

Damos treinamento com a capacitação de profissionais da área de nutrição para trabalhar com consultoria nutricional. Também oferecemos cursos para os manipuladores de alimentos, porque a lei está mudando, e é preciso se atualizar.

– Qual o seu público-alvo?

Hoje em dia são padarias, shoppings, bares, restaurantes, açougues e todo e qualquer ramo de alimentação.

Eu não faço atendimento clínico, pois sou especialista em segurança e qualidade alimentar.

Eu atuo em três áreas: capacitação (desenvolvimento de equipes e profissionais), empresarial (consultoria) e educação corporativa, estamos sempre elaborando métodos e materiais para ajudar os profissionais da área.

– Como foi o ponta-pé inicial para a sua empresa?

Antes de terminar a faculdade, em 2004, eu comecei a trabalhar na área de cozinha e me apaixonei. Quando eu terminei a faculdade, fui contratada com carteira assinada e fiquei super feliz. Em 2008, eu entrei em uma padaria, onde eu aprendi novas coisas e depois trabalhei no hospital, então passei por diversas experiências, mas sempre na cozinha. Foi quando alguns empresários me procuraram pedindo ajuda que eu comecei a conciliar o meu trabalho com a minha empresa, em 2014.

– Como foi essa caminhada de cinco anos como empresária, além de nutricionista?

No começo foi complicado cuidar da empresa e trabalhar fora. Ainda mais com família e filho para cuidar, foi quando eu decidi ficar apenas com a minha empresa e meu marido me apoiou muito.

Quando a gente elabora um processo e o cliente vê que está dando certo, você fica feliz. O cliente abre a segunda loja, a terceira e por aí vai. Tenho clientes que já tem quatro lojas, então você vê o crescimento deles com você e você também acaba crescendo.

Mas foi um trabalho de formiguinha, porque você tem que ir atrás, o cliente não bate na sua porta, muitas vezes, ele não sabe que você faz isso. Como empresária, eu despontei de dois anos para cá, foi quando eu mais trabalhei, foi minha ascensão e eu fiquei muito feliz com meus projetos.

Hoje, sou parceira de grandes nomes. Com o crescimento da Patricia Castro, a gente viu uma empresa pequena de Bauru atendendo empresas grande até de fora da cidade.

– E qual o diferencial da Patricia Castro Consultoria Nutricional?

É uma empresa que faz de acordo com o que o cliente precisa, não fugindo das leis perante a vigilância sanitária, mas sempre focando no cliente.

Além de ter qualidade no serviço, paixão pelo que faz e desenvolvimento de equipe, porque o processo envolve pessoas e o ser humano é uma peça delicada, então a gente conversa com a equipe. Por todos os lugares que eu passei, sempre fui muito bem acolhida e os funcionários gostam da minha conduta.

Serviço
Patricia Castro Consultoria Alimentar
Local: Rua Xingu, 9-35, sala 7
Telefone: (14) 99612-0748
Facebook: www.facebook.com/patriciacastroconsultorianutricional
Site: www.patriciacastro.com.br
Instagram: @nutri.patriciacastro

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