Você já parou para pensar como é possível garantir a qualidade de um curso superior? Esse é o trabalho do Ministério da Educação (MEC), que avalia todos os cursos de ensino superior oferecidos no país. 

Assim, por meio da nota da avaliação do MEC, é possível saber a qualidade do ensino, a infraestrutura da faculdade e dos cursos oferecidos.

Aqui em Bauru, a graduação em Psicologia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) passou a integrar o grupo de cursos superiores que possuem as melhores notas do país. Após avaliação do MEC, o curso obteve o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5.

“A nota é o resultado do trabalho desenvolvido entre estudantes e professores, junto com a direção da faculdade”, analisa o prof. Dr. Rinaldo Correr, coordenador do curso.

Atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, a estrutura curricular do curso pauta-se na integração de conhecimentos teóricos e práticos que configuram uma formação generalista. Em consonância com as demandas da atuação do psicólogo, as ênfases priorizadas nesta estrutura foram definidas pelos processos “Clínicos” e “Prevenção e Promoção em Saúde”.

O corpo docente é capacitado e composto por psicólogos experientes de áreas distintas. Além de contar com jovens cientistas da ciência psicológica.

Professores e alunos do curso de Psicologia da FIB comemoram a avaliação do MEC

“Esse encontro de gerações garante a pluralidade da ação docente, ao mesmo passo que oferece suporte para a identidade pedagógica na busca da excelência e na oferta de oportunidades para uma formação solida, com articulações entre a teoria e a prática”, explica Rinaldo.

Estágios e aproximação com o mercado de trabalho

O curso de Psicologia da FIB se diferencia pelos seguintes pontos:

  • Teoria e prática desde o começo

A articulação entre a teoria e a prática começa no 1° ano e é intensificada no 3º. Assim, os alunos fazem estágios nas áreas de políticas públicas de assistência social e de saúde. A FIB ainda tem convênio com o Hospital Estadual e atua junto aos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde.

  • Atendimentos para os bauruenses

 No 5º ano, o estudante tem a oportunidade de realizar atendimentos gratuitos oferecidos à comunidade na Clínica Escola de Psicologia Aplicada (CEPAFIB).

Assim, ele passa a ter contato com os seguintes processos: acolhimento e registro da demanda, triagem, psicodiagnóstico, psicoterapia realizada de forma individual ou em grupo, com serviços voltados para avaliação e intervenção terapêutica junto a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias, entre outros. As abordagens são diversas: Comportamental, Analítica Junguiana, Psicanalítica e Fenomenológica-Existencial.

Psicologia na FIB é nota 4

A nota 4 atribuída pelo MEC ressalta um curso de excelência e qualidade, que forma psicólogos competentes, éticos e conscientes de seu papel na construção de uma sociedade melhor. A avaliação também contribui para firmar a vocação de Bauru como referência no ensino superior  paulista.

Se interessou? O processo seletivo para ingresso no curso de Psicologia da FIB é anual. O vestibular tradicional ocorrerá em 19 de outubro de 2019.

Mais informações pelo site fibbauru.br ou pelo telefone (14) 2109-6200.

publieditorial

Serviço

FIB- Faculdades Integradas de Bauru

Local: Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz

Outras informações: (14) 2109-6206 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…