Já cansamos de falar que Bauru é uma cidade universitária, sendo assim, também temos muitas bibliotecas pela cidade. Mas, nem sempre, o livro que você precisa está na biblioteca da faculdade mais próxima.

Pensando nisso, o programa Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB) foi criado possibilitando o compartilhamento de acervos.

Maith Martins é bibliotecária da Unesp e explica que o projeto visa ampliar o acervo disponível aos seus leitores gratuitamente, sejam eles, alunos, professores ou funcionários. Assim, basta verificar se o título faz parte do acervo de outras bibliotecas e solicitá-lo para uso.

Quer saber como solicitar o empréstimo?

É simples! O interessado vai até à biblioteca, solicita o livro e a instituição verifica onde ele se encontra. Depois de achá-lo, a biblioteca fornecedora envia o livro para onde foi solicitado e o usuário retira. Após o uso, o leitor devolve na mesma biblioteca onde retirou. O prazo para devolução varia de acordo com a unidade que fornecerá o uso!

Laudecéia Almeida, bibliotecária da USC, diz que o aluno retira e devolve o material na biblioteca e o serviço de transporte da universidade é responsável por buscar e devolver os livros emprestados por EEB.

 Atenção às unidades de Bauru que trabalham com o programa EEB!

Universidade do Sagrado Coração

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Universidade de São Paulo

As instituições compartilham de seus acervos, porém, a USC faz vínculo somente com a Unesp e não compartilha mais títulos com a USP

Bibliotecas em prol dos alunos

Se compararmos a quantidade de faculdades e universidades na cidade e quantas delas realizam os empréstimos, o número é baixo! Bauru precisa de mais instituições interessadas em divulgar esse programa.

Portanto, essa parceria pode ser fechada quando surgir interesse entre universidades. Basta que uma entre em contato com a outra! Os alunos precisam de livros e desse elo entre as bibliotecas!

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…