Se você acha que final de semana é sinônimo de tédio aqui em Bauru, saiba que está errado! E nem é preciso colocar a mão no bolso para se divertir na cidade.

O final de semana está recheado de eventos culturais para os bauruenses aproveitarem e gastar bem pouco ou quase nada! São diversas opções como teatros, exposições, eventos e feiras.

Assim, para incentivar você a desligar o Netflix e sair para aproveitar Bauru, fizemos uma lista. São dez programas gratuitos para fazer a partir desta sexta (24)! Confira:

1- Três peças de teatro no Circuito TUSP

O final de semana começa com muita arte e teatro no Circuito TUSP. Em sua 18ª edição, a mostra traz para nossa cidade três dias de evento com apresentações teatrais.

Na sexta (24), o espetáculo “Pousada Refúgio” oferece um agudo e sarcástico olhar sobre a classe média brasileira. Dessa forma, a apresentação nos convida a rir de nossa própria catástrofe social. A peça começa às 20h e tem classificação para 14 anos.

Outro espetáculo, no sábado (25), é o “Space Invaders”, da Cia do Fubá, que evoca o lugar da juventude na sociedade contemporânea. Portanto, a peça traz uma sensível e bonita alegoria a partir de um clássico do videogame. Então, o espetáculo tem início às 20h, com classificação para 14 anos.

Para finalizar, no domingo (26), a história de “Mazzaropi, um Sonhador”, é contada pela Cia das Águas, que revisita a história do comediante. A apresentação começa às 20h e tem classificação livre.

Foto: Assessoria USP

Serviço

18ª edição, o Circuito TUSP
Data: 24, 25 e 26 de maio – às 20h todos os dias
Local: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Nova Cidade Universitária
Mais informações: (14) 3235-8394
Entrada gratuita

2- Semana Mundial do Brincar 2019

A Semana Mundial do Brincar é um evento organizado pela “Aliança pela Infância” para promover discussões e ações que valorizem o brincar e uma infância saudável.

Serão três dias de atividades com programações para crianças, famílias e educadores. Começando por sexta (24), com brincadeiras tradicionais no quintal, das 13h30 às 18h. Nessa data, com o lanche incluso, o valor é R$ 50,00.

Já no sábado (25), das 15h às 17h, acontecerá uma roda de conversa para explorar o cotidiano com outro olhar. Portanto, esse evento é destinado aos pais e educadores e é gratuito.

A atração de domingo (26), será repleta de brincadeiras e diversão na Praça Salim Haddad Neto, das 10h às 12h.

3- Exposição na Pinacoteca

A exposição de fotos “Janelas do Tempo”, da fotojornalista Priscila Medeiros, têm início nesta sexta-feira (24), às 20h.

A exposição conta com obras fotográficas da autora que teve uma paixão à primeira vista por fotografia quando trabalhou no Jornal da Cidade de Bauru!

“Aos poucos meu olhar para o mundo foi mudando e comecei a perceber coisas que passam despercebidas para a maioria das pessoas por conta da correria do dia a dia”, diz Priscila.

Foto: Priscila Medeiros

Serviço

Exposição Janelas do Tempo
Abertura: 24/05, às 20h
Período de exposição: até 28/06
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h30
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru (Rua Antônio Alves, 9-10)
Entrada gratuita

4- 8ª edição da Feira do Empreendedor Rural

Neste sábado (25), das 08h às 14h, será realizada a 8ª edição da Feira do Empreendedor Rural nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Contudo, o objetivo  é fortalecer e desenvolver o agronegócio na macrorregião de Bauru.

O evento terá entrada gratuita e irá contar com dinâmicas, apresentação das empresas do setor e demonstrações de tecnologias para o campo. Além disso, reunirá instituições da área, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e Sebrae.

Durante toda a Feira, os cursos da saúde da FIB realizarão dosagem de glicemia e tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientação sobre o uso de medicamentos e também orientação nutricional.

No quiosque da Faculdade, será servido  almoço (arroz, vinagrete, mandioca e dois espetos), lanche de pernil, espetinhos, bebidas e sobremesas.  Todos a preços populares.

Contudo, a dupla lençoense Zé Henrique & Guilherme irá embalar o evento  com a boa música sertaneja.

A principal novidade desta edição da Feira do Empreendedor será a realização da “1ª Demonstração prática de tecnologias das culturas do milho, silvicultura e hortaliças”. Confira a programação completa no link: http://fibbauru.br/site/conteudo/762-campus-da-fib-recebera-feira-do-empreendedor-r.html.

Serviço

8ª Feira do Empreendedor Rural – 25 de maio, das 08h às 14h
Local: FIB. Rua José Santiago, quadra 15. Jardim Ferraz
Mais informações: (14) 2109 6206
Entrada franca

5- Projeto Bastidores: o Jardim Botânico que você não vê

Um Jardim Botânico como vocês nunca viram! A organização do espaço iniciou o Projeto Bastidores em comemoração aos 25 anos da Instituição.

O projeto começa neste domingo (26), com visitas monitoradas para o público. Desse modo, o objetivo é apresentar o jardim de outro ponto de vista. Assim, o público pode conhecer os bastidores do local.

Dessa forma, os bauruenses poderão descobrir como funcionam os planejamentos para conservação de plantas, para a educação, a vigilância, a pesquisa e outros pontos.

Além disso, eles têm a proposta de apresentar o jardim como um acervo de plantas. Assim, o local se torna uma instituição conservacionista que garante a manutenção do patrimônio florístico do país.

Todas as visitas serão realizadas aos domingos, das 9h às 11h e a entrada é gratuita. Aos interessados, é necessário realizar uma inscrição através do site: www.jardimbotanicobauru.com.br.

Foto: Divulgação

Serviço

Projeto Bastidores: o Jardim Botânico que você não vê
Data: 26/05, às 09h (o projeto será realizado todo domingo)
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232, Bairro Tangarás (entrada pelo estacionamento do Zoológico de Bauru)
Telefone: (14) 3281-3358

6- Feira de Economia Criativa e Feira Agroecológica

Todo domingo, a Avenida Getúlio Vargas recebe a Feira de Economia Criativa que reúne barracas de artesanato, gastronomia, entre outros.

Foto: Prefeitura de Bauru

Agora, a avenida também irá contar com a Feira Agroecológica que será inaugurada neste domingo (26), das 8h às 12h, na praça da Copaíba.

A nova feira terá barracas em transição para o orgânico, com selo de orgânico e com certificado da Organização de Controle Social (OCS). Então, serão sete barracas com verduras, legumes, frutas, mel, café, queijos e pastel.

A feira será realizada todos os domingos, no mesmo horário, ao lado da Feira de Economia Criativa.

Serviço

Feira de Economia Criativa e Feira Agroecológica
Data: 26 de maio
Horário: das 8h às 12h
Local: Praça da Copaíba, localizada na avenida Getúlio Vargas

7- Som de viola no Sesc

Vai ter muita música no Sesc Bauru nesse domingo (26), a partir das 11h! O show “Breve História da Música Caipira”, do músico Passoca, apresenta a dualidade cidade-campo pelo suporte harmônico de viola caipira.

Dessa forma, o cantor Passoca interpreta músicas de artistas clássicos do mundo da viola como Raul Torres, João Pacífico, Alvarenga & Ranchinho, Teddy Vieira entre outros, intercalando as composições com “causos” e fatos históricos que formam a história da música caipira.

O evento é gratuito e vai acontecer na área de convivência do Sesc Bauru.

Foto: Divulgação

Serviço

Show “Breve História da Música Caipira” – 26/05, às 11h
Local: área de convivência do Sesc Bauru (Av. Aureliano Cardia, 6-71)
Entrada gratuita

8- Espetáculo “Pedro e Quim”

Ainda neste final de semana, no domingo (26), às 16h, o Teatro Municipal de Bauru recebe o teatro “Pedro e Quim”. A peça da Companhia Paideia de Teatro já recebeu diversas premiações e a história é inspirada em fatos reais.

A peça é inspirada na história de uma família judia alemã que fugiu para o Brasil em 1938 e narra a história de amizade e confidência entre dois irmãos. Portanto, eles que têm de lidar com a realidade de uma perseguição que, até então, eles não compreendem.

Pedro e seu irmão mais novo, Quim, são os personagens centrais que lidam com a violência na escola e a falta que sentem de seus pais. Contudo, os dois têm que se adaptar às mudanças no cotidiano e buscar força e esperança na fantasia dos contos de fadas e no apoio dos familiares.

Embora, os irmãos Pedro e Quim gostam de conversar. Pedro conta histórias fantásticas, mas Quim está mais interessado em entender porque as coisas estão diferentes em casa. Assim, Pedro não tem todas as respostas, não sabe porque seu pai teve de viajar.

Foto: Divulgação

Serviço

Espetáculo “Pedro e Quim” – 26/05, às 16h
Local: Teatro Municipal de Bauru (Av. Nações Unidas, 8-9)
Entrada gratuita

9- Treinão solidário

A academia 2life Bauru vai realizar, neste sábado (25), um treino solidário aberto ao público. Dessa forma, os bauruenses vão se reunir no Parque Vitória Régia, às 16h.

A organização do evento pede que cada participante leve agasalhos, cobertores e alimentos para a doação ao Albergue Noturno de Bauru. As doações serão recolhidas no local, antes do treino.

Além disso, os participantes ainda poderão ganhar brindes e sorteios, realizados pelas empresas apoiadoras do evento.

Serviço
Treinão Solidário – 25/05, às 16h
Local: Parque Vitória Régia (Avenida Nações Unidas, 25-25
Entrada: doação de alimentos, agasalhos ou cobertores

10- Finalizar o final de semana com Vitória Rock

Para finalizar os rolês do final de semana, o Parque Vitória Régia será palco do evento Vitória Rock 2019! Três bandas irão se apresentar no domingo (26), a partir das 18h.

O evento, promovido pela Prefeitura de Bauru através da Secretaria de Cultura, trará bandas como: Quarto Escuro, Lobus Aerius e Romero.

Depois de dois anos sem ser realizado, o evento traz novidades aos bauruenses! Assim, a cada dois meses, nossa cidade receberá uma edição do Vitória Rock!

Foto: Canal JV

Serviço

Vitória Rock – 26 de maio, a partir das 18h
Local: Anfiteatro do Parque Vitória Régia
Evento gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…