Você lembra do Pokémon Go? Aquele jogo de celular que fazia as pessoas saírem de casa para capturar os monstrinhos de bolso virtuais?

Quando foi lançado, em julho de 2016, o jogou virou uma febre mundial e se tornou um dos games mais jogados. Aqui em Bauru, você deve se lembrar das praças, ruas e espaços sendo tomados pelos treinadores Pokémon.

Com os celulares na mão, não importava se estava frio ou calor, chuva ou Sol, noite ou dia, nada os impedia de completar a Pokédexo catálogo de Pokémons.

No começo, o jogo tinha 151 Pokémons disponíveis, quase três anos depois e com pouco mais de 520 Pokémons, o jogo ainda divide opiniões. Muitos treinadores se mantêm fiéis ao game, outros, deixaram suas Pokédex de lado.

Aqui em Bauru, será que o jogo ainda se mantém uma febre?

Uma revolução nos games

Desenvolvido pela Niantic junto com a Nintendo e a The Pokémon Company, o Pokémon Go pode ser encontrado gratuitamente em celulares IOS e Android. 

Com o uso de GPS e câmera, o jogo permite que os treinadores Pokémon encontre seus monstrinhos em todo lugar, tendo uma visão realista do que antes estava apenas dentro dos consoles.

Mesmo com jogos de Pokémon para videogames desde 1996, no Game Boy, o Pokémon Go foi uma inovação para a franquia. É o que confirma Ana Cerci, que joga desde agosto de 2016. 

“Já joguei outros jogos da franquia, mas o Pokémon Go foi inovação por trazer a realidade aumentada para a linha mobile. É um jogo que exige dedicação e muita interação, o que te faz explorar muitos locais perto de você”, comenta.

Por que Pokémon?

Não é de agora que a franquia Pokémon faz sucesso, afinal, além dos jogos para console, uma série animada foi criada para divulgá-los, além de filmes.

Tanto o desenho quanto os jogos continuam ganhando novas versões até hoje. Falando em números, o mais recendo game de Pokémon, o Pokémon Let’s Go!, para Switch, quebrou o recorde de vendas do console. Foram três milhões de cópias vendidas apenas na primeira semana de lançamento!

Por que Pokémon faz tanto sucesso e se mantém conhecido por tantos anos?

André Luiz Sant’Anna Farht é jogador de Pokémon Go desde o lançamento, além de acompanhar outros jogos e desenhos. Para ele, a paixão pelos monstrinhos se dá pela franquia ainda ser muito difundida no Japão, país de origem do jogo.

“Os japoneses são muito apaixonados por suas criações, tanto, que existe até uma parada Pokémon lá! Claro que essa febre iria se difundir pelo mundo. Além disso, existe uma diversidade enorme de Pokémons para as pessoas se identificarem”, ele afirma.

E dá para ver que essa franquia acompanhou as pessoas desde a infância, como aconteceu com Ana.

“Eu já era fã da franquia desde os seis anos de idade, acompanhava o anime, vi filmes no cinema, tenho coleção de cards, chaveiros, toucas e personagens”, relembra.

Pokémon Go ainda é sucesso?

Já deu para conhecer muito da história do jogo e entender porque ele é bem nostálgico para os fãs. Mas, estamos aqui para responder uma pergunta: Pokémon Go ainda faz sucesso com os jogadores?

Para essa resposta, não existe sim ou não. Muitos dos fãs se mantiveram jogando, outros, não mais. As críticas? Atualizações que demoraram para acontecer e não condizem com as expectativas.

João Paulo de Oliveira jogou Pokémon Go desde o lançamento. Hoje, já não joga mais. Ele completou a Pokédex, participou de batalhas por ginásio e não nega a diversão do jogo.

“É um jogo muito legal. Pokémon é como um álbum de figurinhas, em que você tem que se empenhar para conseguir tudo!”, afirma.

Mas com o passar do tempo, ele cansou do jogo.

“Algumas pessoas cansaram do jogo. Eu cansei, porque completei todas as gerações e demoraram demais para lançar atualizações e, quando lançaram, não era o que eu esperava”, João comenta.

Mais Pokémon, por favor!

Mesmo assim, muitos são fiéis ao jogo e ainda se divertem muito com as atualizações. Esse é o caso de Ana e André.

“O jogo teve muitas atualizações, a cada atualização e novidade eu ficava mais animada. Cada recurso novo me prende mais, melhorou muito e vai melhorar ainda mais!”, confirma Ana.

Para André, o jogo é uma forma nostálgica e divertida de reviver a infância e a adolescência. 

“Pessoas que começaram na mesma época que eu ainda jogam, talvez não todos os dias, como já foi. Mas, em cidades grandes e onde existem grupos organizados o pique é o mesmo de sempre!”, ele completa.

E para esses fãs, Pokémon vai continuar fazendo sucesso por muitos anos, seja com os jogos, filmes ou desenhos!

“Pokémon faz muito sucesso, pois mantém fãs fiéis por anos, sempre inovando com jogos, filmes, episódios de animes e por conquistar fãs novos sempre”, finaliza Ana.

Quem é esse Pokémon?

A gente separou uma lista com seis curiosidades sobre os jogos que talvez você não saiba.

Clique no ícone “+” para conferir mais informações:

 

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…