Você já parou para pensar como o corpo feminino é complexo? Todos os meses, ele sofre alterações hormonais e ainda consegue carregar uma outra vida dentro dele. Com tantas transformações e responsabilidades, o cuidado específico com a saúde da mulher é fundamental para manter todos os aspectos da vida delas em equilíbrio. 

Tanto que 28 de maio é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher criado com o intuito de ampliar e debater os direitos das mulheres. Se você acha que apenas o ginecologista tem papel importante nesse assunto, saiba que os fisioterapeutas também são protagonistas! 

Foto: Marilia Ribeiro

Isso, porque esses profissionais atuam amplamente nas questões que envolvem as diversas fases da vida das mulheres. Segundo Letícia Rodrigues, especialista em fisioterapia pélvica, “a gente trabalha, principalmente, a reabilitação da musculatura perineal, que faz parte do assoalho pélvico”.

O assoalho pélvico é um grupo de músculos que dão sustentação à pelve. Caso ele não funcione bem, a mulher pode apresentar alguns sintomas como perda de urina, dificuldade em segurar gases ou fezes e dor ou desconforto durante a relação sexual. 

Diante desse quadro, é comum as mulheres desenvolverem depressão, perder a autoestima e até parar de sair de casa. Por serem tabus na sociedade, esses assuntos não são discutidos e as mulheres podem achar que tais problemas são normais. 

Atenção: eles não são normais e podem ser tratados! É aí que entra o fisioterapeuta. 

Saúde da mulher

Nada melhor do que uma mulher para cuidar de outra mulher, certo? Por isso, Letícia decidiu seguir a área da saúde da mulher.

“Eu consigo dar uma assistência geral para as mulheres, porque eu também sou mulher e entendo como nosso corpo funciona. Então, elas têm confiança em mim. Por isso fiz um espaço voltado para elas”, explica a fisioterapeuta. 

Foto: Marilia Ribeiro

O tratamento com a fisioterapeuta consiste em contrações dos músculos para que possam ser fortalecidos. Além disso, ainda tem a utilização de equipamentos e acessórios para fortalecer e dar funcionalidade para a musculatura.

Assim, é possível tratar dores no período menstrual, endometriose, problemas de disfunção miccional e sexual, constipação, menopausa, entre outros.

Fisioterapia para gestantes

Quando o assunto é gravidez, a fisioterapia entra com o intuito de aliviar a dor e o desconforto das mamães. Portanto, é possível simular o trabalho de parto e as posturas que podem ser feitas durante o parto com o objetivo de tornar esse momento mais prazeroso ainda. 

Foto: Marilia Ribeiro

Contudo, o trabalho com gestantes vai além, Letícia também consulta as mulheres mesmo depois de terem dado a luz. “Gestação é a minha paixão! Eu dei aula durante quatro anos para um grupo de gestantes e é a parte mais linda da vida da mulher”, relata.

Reabilitação depois do câncer 

A fisioterapia também ajuda na reabilitação das mulheres que passaram por cirurgias para retirar o câncer. Dessa forma, ela trabalha na parte pós-cirúrgica com orientações e com a reabilitação. 

“A gente atua na orientação, porque existem vários cuidados que a mulher tem que ter depois da cirurgia. Muitas vezes, elas não tem essa orientação específica que é muito importante”, esclarece Letícia. 

Além disso, em alguns casos, a cirurgia pode deixar sequelas e, com a fisioterapia, é possível mudar esse quadro.

De mulher para mulher

Além de cuidar da saúde, Letícia Rodrigues também trata da beleza das mulheres. Aliás, foi assim que ela começou, com a estética. Portanto, ela também oferece tratamentos faciais e corporais como limpeza de pele, peeling, clareamento, redução de gordura, celulite, flacidez, criolipólise, massagens, pós-operatório de cirurgia plástica e muito mais.

Foto: Marilia Ribeiro

“Eu trabalho com a estética há quase seis anos e criei um vínculo muito bom com as minhas clientes. Elas acabavam se abrindo e se queixavam: ‘ah, eu perco urina’, ‘eu tenho problema sexual’ comigo”, relembra.

Com a vontade de continuar estudando, ela começou a faculdade de Fisioterapia, com o intuito de se especializar em dermato-funcional, área da fisioterapia que atua na estética. 

Mas não foi bem assim: “Eu não conhecia a área da saúde da mulher, mas já no primeiro semestre eu tive contato e me apaixonei. Então toda a minha faculdade foi voltada para essa área. Agora, a mulher vem aqui se cuidar pensando na parte estética e eu consigo aliar com a parte da saúde”, finaliza.

publieditorial

Serviço
Letícia Rodrigues – Fisioterapeuta, estética e saúde da mulher
Local: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 9-45
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08h às 19h, e de sábado, das 08h às 14h
Telefone: 98807-1175
Facebook: www.facebook.com/esteticaleticiarodrigues
Instagram: @fisio.leticiarodrigues

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …