A Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB) é um projeto de Bauru que abre questões sobre o meio ambiente, além de estimular a preservação do planeta e a melhoria da qualidade de vida. Assim, promove o assunto e permite a interação das organizações que trabalham com a educação ambiental. Para 2019, o projeto está com programação variada para a Semana do Meio Ambiente!

Por que participar da Semana do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi pensado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em 1972, conhecida também como Conferência de Estocolmo.

A data foi criada para incentivar uma postura crítica e ativa frente aos problemas ambientais existentes no planeta. Portanto, além de promover o tema, a semana incentiva a preservação e a conscientização sobre nossas ações em relação ao meio ambiente.

Este ano, será realizada a XX Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB) e para participar é só fazer a inscrição no site!

“Trilhando caminhos sustentáveis” é o tema tema central da USP Bauru

A USP Bauru vai promover a V Semana do Meio Ambiente. O projeto gratuito acontecerá no período de 03 a 07 de junho com o tema principal: “Trilhando caminhos sustentáveis”. Assim, as pautas do evento têm como objetivo a troca de experiências para promoção de hábitos mais sustentáveis.

O projeto faz parte da Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), que ocorre anualmente na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e do Dia Nacional da Reciclagem (05 de junho).

Quem participa da V Semana do Meio Ambiente da USP são organizações ligadas aos segmentos de educação ambiental e à consciência ecológica, com atividades voltadas para todos os tipos de público.

Programação da V Semana do Meio Ambiente

O projeto da USP Bauru conta com uma série de atrações para a Semana do Meio Ambiente. Entre as atividades estão: roda de conversa sobre adubo caseiro, bate-papo sobre a gestão ambiental do campus, feira de troca sustentável e outros.

Confira abaixo a programação completa da V Semana do Meio Ambiente:

Imagem divulgação: Programação V Semana do Meio Ambiente USP – Bauru

Lembre-se também de levar a própria caneca e a garrafinha de água para o evento! Assim, você contribui para a diminuição de plástico e descartáveis no mundo.

As informações foram prestadas pela professora Ana Carolina Magalhães, coordenadora da Comissão do Programa USP Recicla da FOB-USP e pelo presidente do Grupo de Trabalho Educação Ambiental do Campus USP de Bauru

Serviço:
Evento gratuito: V Semana do Meio Ambiente, 3 a 7 de junho
Local: Centro Cultural da USP Bauru
Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Cidade Universitária. Bauru – SP
Para mais informações: (14) 3226-6018

Sesc Bauru celebra mês do meio ambiente: “Ideias e Ações para um Novo Tempo”

Oficina compostagem doméstica e minhocário doméstico como técnica de compostagem. (Divulgação: SESC Bauru)

O Sesc Bauru também oferecerá programação especial e gratuita em celebração ao Mês do Meio Ambiente (junho) com oficinas, bate-papo e atividades. No estado de São Paulo serão oferecidas cerca de 200 atividades voltadas ao assunto.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O objetivo é identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho. Dessa forma, o Sesc abre espaço para compartilhar as práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e às pessoas.

As atividades serão oferecidas gratuitamente à população durante todo o mês de junho.

Hortas verticais, será uma das oficinas oferecidas gratuitamente. (Divulgação: SESC Bauru).

Confira a programação da unidade Sesc Bauru:

Oficina Hortas Verticais

Hortas verticais ocupam pouco espaço e podem acomodar temperos, ervas e algumas hortaliças de pequeno porte. Sendo assim, a atividade ensina técnicas de plantio, manejo de plantas e preparo de substratos básicos.

Com Viviany Viriato de Freitas e Sergio Akira Adachi, do Grupo Curare de Permacultura.

Data: 8/6. Sábado, 10h30 às 13h30. Classificação: 12 anos.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Bate-Papo Agroecologia e Permacultura

A partir dos princípios da agroecologia e da permacultura, o encontro discute possibilidades para a produção de alimentos, além de informar os participantes sobre maneiras de atuação individual e coletiva.

Com Rafael Guerreiro Seraphim, do Grupo Curare de Permacultura.

Data: 8/6. Sábado, 14h às 17h. Classificação: Livre.

Atividade gratuita, os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes do evento.

Oficina Compostagem Doméstica

Ao confeccionar um minhocário doméstico, os participantes aprendem técnicas de compostagem para reaproveitamento de resíduos orgânicos e discutem possibilidades para evitar o desperdício e os impactos ambientais relacionados a produção de resíduos.

Com Guilherme Augusto Fernandes e Rafael Guerreiro Seraphim, do Grupo Curare de Permacultura.

Data: 22/6. Sábado, 14h às 18h. Classificação: Livre.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. 

Serviço
Mês do meio ambiente: “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, gratuito
Período: Mês de junho, 2019
Local: Sesc Bauru – Av. Aureliano Cardia, nº 6-71, Vila Cardia
Para mais informações: (14) 3235-1750

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…