Assim como sua cultura, a gastronomia japonesa é milenar e chegou ao Brasil com seus imigrantes no começo do século passado. Entretanto, os famosos sushis caíram no paladar dos brasileiros há pouco tempo e o número de restaurante cresceu na cidade.

Com essa popularização, muitos pratos foram adaptados para o paladar brasileiro adicionando alguns itens ou até criando receitas novas. Porém, há quem goste de apreciar a comida japonesa da forma mais típica que ela possa ser oferecida.

O Banzai Restaurante Japonês surge nesse contexto, de proporcionar a comida japonesa com o máximo de requinte possível. Por isso, o cardápio do restaurante trabalha apenas opções à la carte, para que o sushiman prepare o prato na hora. Aliás, quem está no comando dos hashis do Banzai é o Manoel Sampaio, que tem uma experiência de 25 anos no ramo.

“Quando pensei em um restaurante de comida japonesa, a princípio, era começar com o rodízio. Mas o Manoel sempre falou que a comida japonesa tradicional é muito requintada, tem preparo imediato e tem que ser consumida imediatamente, é ali que está o frescor dela”, relata Diego Gomes Duarte, idealizador do Banzai.

Diego ainda conta que o sushiman o fez mudar de ideia provando na prática. “Eu cheguei no restaurante, ele enrolou o sushi, deixou no canto e ficamos trabalhando. Meia hora depois, ele enrolou outro rolinho, deu pra mim e pediu pra eu examinar. Não tem comparação, é outra comida, por isso, optamos em trabalhar com a qualidade”, conta.

Pratos do Japão em Bauru

O cardápio não foge do tradicional com sushis do tipo hossomaki, uramaki, niguiri e gunkan. Além dos cortes de sashimis e dos combinados, que incluem diversas opções.

O carro-chefe do local é o poke, apesar de ser tradicional do Havaí, ele tem muitos ingredientes usados na culinária oriental, por isso foi adicionado ao cardápio.

Poke

Além do poke, outro prato muito procurado no Banzai é o ceviche, “Todo mundo que come o ceviche pergunta o que a gente coloca. Mas é a receita tradicional, o diferente é que fazemos na hora e dá para sentir todos os temperos, pois se demorar muito o limão se sobressai. Esse é o nosso diferencial, é tudo preparado na hora”, revela Diego.

Com o inverno batendo na porta dos bauruenses, o Banzai também conta com uma diversidade de pratos quentes. Entre eles, estão: teppanyaki, hot roll, lámen, yakisoba, o salmão com molho maracujá e o Prato Banzai.

Ceviche do Banzai

Buffett japonês

Você pode pensar que é contraditório associar requinte e buffett, mas Diego explica que a ideia é trabalhar com variedade em vez da quantidade. Portanto, o buffett por quilo irá contar com diversos sushis do cardápio do Banzai, mas em pouca quantidade. Assim, é possível sempre repor a comida e manter o frescor da culinária.

O buffett é uma ótima opção para quem está com pressa – ou muita fome – e não quer esperar o tempo de preparo. Essa é, também, uma das razões dela ser servido apenas de sexta a noite e durante sábado e domingo, quando o restaurante tem mais movimento.

Do coquetel à culinária

Apesar de ter inaugurado há três meses no Villaggio Mall, o Banzai exista há nove anos! Tudo começou quando Diego resolveu implementar a culinária japonesa em seu negócio de coquetelaria.

“Começamos em 2008 só como coquetelaria e em 2010 queríamos ter um diferencial, na época, a comida japonesa estava bombando, então achamos bacana introduzir a culinária nos eventos. Então, pesamos em algo diferente, bem temático com lounge e decoração japonesa”, relembra.

Por isso, os coquetéis não foram deixados de lado no cardápio do Banzai. Com 12 drinks na carta, o empresário quer difundir ainda mais as opções. Como? Com coquetel em dobro todos os dias, assim, cada dia da semana será um coquetel que entrará na promoção. O intuito é incentivar as pessoas a experimentarem sabores diferentes.

Banzai Temakeria & Coquetelaria

Além do espaço do Villaggio Mall, os clientes do Banzai também podem aproveitar o mezanino. O espaço conta com lugar para 16 pessoas, sendo também, uma opção para eventos.

Para quem não gostava de comida japonesa, agora, Diego revela que o restaurante é o que mais gosta, entre as outras duas profissões. “Eu sempre gostei muito de trabalhar com evento e com festa e, quando abri o restaurante, eu falo que agora o evento é todo dia. Então eu gosto do trabalho dinâmico, não é massante, é prazeroso, principalmente, porque estamos tendo um feedback muito positivo”, finaliza.

Serviço
Banzai Temakeria & Coquetelaria
Local: Villaggio Mall (Avenida José Afonso Aiello, 14-45)
Horário de funcionamento: de segunda, das 17h às 22h, de terça a domingo, das 11h às 23h
Telefone: (14) 99121-4003
Em breve o restaurante irá trabalhar com delivery

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …