Só quem já andou de patins conhece a verdadeira sensação de liberdade, isso, porque o esporte possibilita se aventurar em diversos movimentos, propiciando, também, o bem-estar.

Os patins se modificou com o tempo, até porque ele é originário da patinação no gelo. Além disso, as mudanças também aconteceram nos modelos e nos jeitos de praticar o esporte.

Um único patins possibilita que vários esportes diferentes sejam praticados. Entre as opções estão o hóquei sobre patins, patins em linha, patinação no gelo, patinação de velocidade, patinação artística e roller derby.

Outros modos de patinar

Barbara Alcântara treina há oito anos e começou a patinar com o roller derby. O jogo é muito conhecido nos Estados Unidos e em alguns lugares do Brasil. O roller derby é um esporte de contato e consiste em dois times adversários de cinco pessoas em uma pista oval. O objetivo é que um integrante escolhido do time ultrapasse as adversárias, enquanto os outros jogadores ficam na defensiva.

Barbara morava em São Paulo quando começou a praticar o roller derby, mas, antes disso, ela nunca teve contato nenhum com o patins.

“Comecei a patinar por causa do roller derby, há oito anos. Então sempre tive muito dessa ligação com o patins, por causa do esporte que fazia. Mas eu treinava só em São Paulo, quando mudei para Bauru, parei”, comenta.

Para a patinadora, esse foi um processo doloroso, porque na cidade ainda não existe a prática do roller derby. E foi a saudade dos patins que levou Barbara a patinar em pistas da cidade e provar a patinação tradicional.

“Aqui em Bauru andei em pistas e foi uma nova experiência. Foi muito louco e tive uma outra percepção do patins. É uma sensação gostosa quando você aprende a fazer coisas novas”, explica.

A liberdade que as rodinhas proporcionam

Mas vamos falar do mais tradicional? É só colocar os patins e sair andando como se não houvesse amanhã! Seja nas pistas ou nas ruas, o importante é estar em boa companhia e com rodinhas nos pés.

Edy Pinheiro que o diga! O bauruense começou a andar de patins por volta de 1996. Até hoje ele anda de patins, pelo menos, duas vezes por semana com sua filha de 11 anos. Para ele, a sensação é inexplicável, que mistura liberdade, vento no rosto, além de claro, fazer novas amizades.

Além de todas essas sensações boas, o patins beneficia a saúde!

“Andar de patins fortalece a musculatura, ajuda no equilíbrio, queima muitas calorias e traz um bem-estar enorme! Produz uma descarga de adrenalina e nos remete ao tempo de infância, fora o fato de estar em contato com outras pessoas quebrando a rotina do dia a dia”, completa Edy.

Quer andar de patins em Bauru?

Aqui na cidade existe um grupo que faz encontros de patins toda semana! Os ‘rolês’ costumam ser noturnos ou pela manhã aos finais de semana na Av. Jorge Zaiden, perto do condomínio Camélias.

“O local foi escolhido devido a falta de um local apropriado para a prática da patinação. Na avenida, o asfalto é novo e lisinho e a calçada também facilita a prática do esporte e evita acidentes com irregularidades no solo que ocasionam tombos”, explica  Edy.

Para fazer parte do grupo, o interessado deve entrar em contato através do Facebook, e a partir daí será adicionado no grupo do WhatsApp.

O patins ainda vale a pena!

Não importa se a experiência é de um ou 20 anos, a paixão é a mesma! Felipe Augusto é outro bauruense que não larga as rodinhas e ele começou a praticar o esporte há apenas um ano.

Para o bauruense, andar de patins é um desafio e é difícil, mas a sensação de superação ainda compensa o esforço! “É maravilhoso, mas bastante difícil. Porém, quando conseguimos fazer os movimentos, é só alegria!”, explica.

São só benefícios, tirando os tombos! É como voltar a ser criança e relembrar as brincadeiras! “A maioria das pessoas, como eu, andou de patins quando criança, e agora, bateu a saudade”, finaliza Felipe!

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…