Apesar de Bauru ser uma cidade quente, as temperaturas estão mais amenas. Com a chegada do frio, é hora de começar a se preparar, ou melhor, se hidratar! Assim, é possível manter a pele saudável mesmo no inverno.

Sabemos que a pele precisa de cuidados especiais durante todo o ano, mas, no frio, o cuidado tem que ser redobrado. Portanto, coletamos algumas dicas de como se manter hidratado durante a estação.

Além do protetor solar, como estamos acostumados, é importante usar sabonetes mais suaves e neutros. Além disso, evite usar buchas no banho e tente manter uma água morna e não extremamente quente.

A digital influencer, Paula Bastos, comenta que cuidar da pele é importante porque envolve a autoestima e é sinal de alguém que se ama, que se cuida e é feliz!

“Quando você começa a cuidar, desde cedo, da sua pele, você com certeza vai ter um resultado melhor! Vai parecer mais nova e até mesmo por questões de saúde”, comenta.

Hidratação intensiva

Aproveitando o gancho do banho, tome banhos rápidos! E faça uso de hidratantes de acordo com o seu tipo de pele pelo menos duas vezes ao dia.

“Uma dica muito boa é aplicar o hidratante ainda dentro do banheiro, com aquele vapor e nos primeiros cinco minutos após o banho, pois é nessa situação que ocorre uma maior penetração na pele”, ensina a dermatologista Simone Pasquareli.

Paula não dispensa os cuidados com a pele, mas nem sempre foi assim! A bauruense comenta que, por conta de alergias, nunca teve tanta preocupação em manter a pele hidratada. Porém, depois dos 30 anos despertou a vontade de começar a cuidar da pele. Hoje em dia, ela usa águas de beleza e tônicos faciais.

Os cuidados já começam no banho, com escova especial e sabonete específico. “Uso cremes para a região dos olhos e procuro passar hidratantes nos lábios. De manhã, tenho costume de aplicar cremes com fator de proteção solar, as bases que uso também têm fatores de proteção”, complementa Paula.

Dos pés à cabeça!

Sempre ouvimos que hidratação tem que ser completa, pés, mãos braços e pernas, mas será que o cabelo também entra nessa? Sim!

Segundo Simone, os cabelos, durante o inverno, pedem hidratação assim como no verão. E os cuidados independem se são cabelos oleosos, secos, mistos, com ou sem química, com ou sem tintura.

“Todo tipo de cabelo deve ser cuidado o ano todo. O uso de máscaras a cada 15 dias é uma opção para um cuidado legal”, completa a dermatologista.

Mais uma vez, o ideal é evitar banhos extremamente quentes! A profissional explica que no inverno a água mais quente do banho retira a oleosidade do cabelo de forma mais intensa e também desidrata os fios.

“O couro cabeludo, ao perceber essa falta de óleo, faz um efeito rebote com aumento de produção do sebo, produzindo mais do que o necessário, causando as famosas seborreias do inverno”, diz.

Outro ponto importante de hidratação, são os lábios, muito sensíveis ao frio, vento e ar seco. Então, manter os lábios hidratados é essencial para proteger e prevenir de infecções, feridas, ressecamento e descamação.

Protetor solar no frio? Deve!

Durante o inverno, o sol é mais fraco, mas, mesmo assim, os raios ultravioletas permanecem e podem causar os mesmos danos que o verão se a pele não estiver devidamente protegida. Simone alerta que luzes presente em salas, escritórios e objetos luminosos também são prejudiciais.

Por isso, Paula Bastos comenta que um produto indispensável para a pele é o protetor solar. Para não esquecer de passar com frequência, use cremes que já tenham esse fator de proteção! Essa é uma ótima dica, para quem não tem o hábito de usar o produto.

“Outra dica que é indispensável, é o uso do demaquilante! Ter um bom demaquilante para limpar a pele é essencial! Depois fazer lavar o rosto, porque ficar com resíduo de maquiagem na pele é péssimo!”, diz Paula.

Depilação: grande inimiga da pele!

Seja na cera, laser, cremes ou gilete, a depilação prejudica a pele por machucá-la durante o procedimento e deixá-la exposta. Mas, para evitar essas lesões, a hidratação deve estar presentes todos os dias, mantendo a pele saudável e macia.

Não adianta hidratar apenas antes ou após o procedimento! Esse cuidado tem que ser diário, pois prepara a pele para suportar a extração dos pelos e auxilia na recuperação mais rápida após procedimento”, finaliza Simone.

Tratamentos estéticos que ajudam nessa época

Com as baixas temperaturas, a pele pede cuidados especiais e muitos desses cuidados somente procedimentos estéticos fornecem. Os procedimentos precisam ser menos agressivos, então aproveite o frio para fazer: hidratação profunda, depilação facial com linha e aplicação de peelings, além de tratamentos corporais para redução de celulites e gorduras.

Segundo Roseli Mara Zanardo, docente da área de beleza e estética do Senac Bauru, esses tratamentos requerem menor exposição solar. Por isso, são mais adequados para esta época do ano!

“A mudança de temperatura facilita a recuperação das sessões e afasta o risco de ocorrência da hiperpigmentação da epiderme após as intervenções”, comenta Roseli.

A especialista comenta que com o crescimento do mercado nessa área, muitos procedimentos surgem para ajudar nos cuidados com a pele, basta escolher o melhor e mais capacitado profissional!

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Vivian Messias
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauru é uma cidade cheia de artistas e podemos provar!

A arte tem várias vertentes e formas! Tudo depende de como você vê, ouve e entende. Cada p…