O aquarismo é o hobby de quem cultiva peixes e plantas em aquários. É mais que ter um peixinho em um simples aquário! Os aquaristas levam esse assunto à sério e investem pesado no hobby.

Em Bauru, algumas lojas que prestam auxílio aos bauruenses apaixonados pelos aquários. Takeo é responsável por uma delas e trabalha na área há mais de 20 anos. Ele explica que o hobby tem sempre novos adeptos, já que pode ser pensado para todos os espaços a depender do tamanho do aquário.

Além disso, ter peixes como pets é recomendado a quem tem alergias a animais com pêlos, por exemplo. Segundo Takeo, o aquarismo desestressa a pessoa, oferece paz e prazer, uma vez que quem cuida do aquário trabalha a paciência.

Aquário de água doce  (Foto: Vinicius Fernandes)

Tá a fim de ter um aquário?

Primeiro é necessário pesquisar o tipo de aquário que se pretende ter, procurar lojas confiáveis e selecionar quais delas oferecem suporte para a manutenção após a compra.

Isso porque os cuidados e a limpeza são indispensáveis, bem como a alimentação dos peixes, que deve ser feita de forma cuidadosa.

Todos esses cuidados variam de aquário marinho para o de água doce! Portanto, esta também é uma decisão que necessita estudo.

Qual a diferença?

O aquário de água doce é considerado mais fácil de manter. Além disso, apresenta menor número de risco aos peixes e ainda têm o custo mais baixo!

Já o aquário marinho costuma ser mais caro e necessita mais atenção e cuidado para manter o ecossistema saudável.

Um pouco do mar em casa

O aquário de água salgada conquista muitas pessoas pelas possibilidades de montagem com diversidade de cores. Isso, porque ele precisa ser o mais parecido possível com o fundo do mar.

Segundo o site Petz, para este tipo de aquário, é importante escolher com cuidado quem serão os novos integrantes. Se decidindo por peixes que tem maior facilidade de conviver em grupo ou com outras espécies.

Além disso, o site ensina que os acessórios usados nos aquários de água salgada devem ser de materiais antioxidantes, para evitar danos feitos pelo sal.

Portanto, cuidados com pH, temperatura e substratos, são outros pontos de atenção para manter o bom funcionamento do aquário de água salgada. Marcelo Saggioro herdou a paixão pelos aquários do pai e resume a rotina de cuidados.

“Escolhi o aquário de água salgado por ter um recife de corais. Diariamente, cuido da alimentação, limpeza de vidros e adição de produtos, quinzenalmente troca de água e limpeza de filtros”, explica.

Os famosos aquários de água doce

Aprendi que o aquarismo é uma coisa terapêutica”, palavras do bauruense César Bueno que começou a se interessar por peixes quando os filhos eram pequenos.

Já são quase 40 anos levando o hobby adiante, mas, somente nos últimos cinco anos, César começou a levar mais à sério. O aquário de água doce é o mais tradicional e conhecido no mundo todo, isso, porque esse tipo de aquário tem maior facilidade para manutenção e cuidados.

Mas não vai achando que é fácil assim! Mesmo os aquários de água doce são trabalhosos e precisam de cuidados especiais. Por exemplo, quando você começa um aquário, é necessário ter paciência até atingir o equilíbrio biológico, que nada mais é do que os peixes e as plantas crescendo saudáveis.

César explica que depois de um tempo, o aquário vira um jardim! Precisa podar as plantas, adubar e replantar, sifonar as sujeiras e resto de comida. Atitudes que devem ser feitas pelo menos uma vez por semana.

O sonho de consumo!

Já imaginou um aquário com 2,50 metros de comprimento, 0,50 centímetros de largura por 0,70 centímetros de altura? Além disso, o aquário tem 90% das espécies dos peixes existentes da bacia Amazônica.

Esse é o aquário do César! E, para completar, existem cerca de 100 peixes em tamanhos grandes, médios e pequenos.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…