Essa é para os bauruenses produtores nas áreas de moda, gastronomia, design, arquitetura e arte! A Feira Singular de economia criativa terá sua primeira edição na cidade e está com chamadas abertas para expositores.

Serão três dias de exposição – 18, 19 e 20 de outubro de 2019 – durante o Festival Blogando!

Mônica Martins é docente na área de comunicação e marketing do Senac e idealizadora do projeto! Ela explica que a feira de economia criativa é um evento que foca nos pequenos produtores bauruenses que empreendem criando novos produtos e que é parte da movimentação da economia local.

Para ela, a parceria com o evento será fundamental para tirar a ideia do papel! Além disso, o Blogando “reúne uma galera que busca informação e conhecimento, aberta a novas formas de experiência e consumo, tudo o que queremos oferecer e trabalhar”, conta Mônica.

Pequenas empresas, grandes negócios

Essa ideia nasceu em razão das aulas de Mônica, já que a professora via, em seus alunos, a capacidade de criar e empreender. Assim, estudando sobre economia criativa e visitando alguns eventos, ela percebeu que os cursos de nível superior e técnico da cidade ofertam, nas áreas de moda, arquitetura, arte, design, gastronomia, dentre outros, muito potencial para fazer crescer a economia criativa na região.

Portanto, o projeto defende que, a população regional que consome os produtos desses pequenos produtores fortalece a economia local, alterando assim, a lógica de mercado. Além disso, essa é uma forma de gerar emprego!

“Quando compramos de um pequeno produtor, investimos em um negócio local gerando renda e emprego. Ao estudar a economia criativa li que, mesmo em períodos de crise, a área está sempre. A ideia é criar um espaço cheio de identidade por meio dos produtos oferecidos”, esclarece a idealizadora da Feira Singular.

Empreender no crescimento!

Serão três formas de análise para seleção dos expositores! O primeiro critério é ser pequeno produtor, com trabalhos feitos à mão e pequenas produções que se opõem à produção ou reprodução em massa.

O segundo critério de avaliação é a criatividade e originalidade, com o intuito de valorizar produtos criativos, evitando cópias de ideias que já existem. Além disso, o produto precisa ter qualidade, esse é o terceiro e último critério! Aliás, a qualidade é uma ponte entre o produtor e seus clientes.

Se você é um pequeno produtor e se interessou, basta realizar sua inscrição através do site: www.feirasingular.com.

Depois de preencher uma ficha, a segunda etapa será uma reunião para apresentação do projeto, formas de participação e esclarecimentos de dúvidas.

Pensando no futuro

Apesar dessa ser a primeira edição, nada impede de pensar no futuro e se preparar para próximas feiras! Mônica comenta que a ideia é realizar duas ou três edições durante o ano na cidade.

E pensando que em Bauru já existe uma feira de economia criativa, essa é uma forma de fortalecer a ideia e lutar pelo crescimento de pequenas e grandes produções!

“A proposta é somar força! Ser mais um espaço que fomente e fortaleça a área. Inclusive, já contatamos participantes e organizadores da feira para divulgar a Singular!”, finaliza Mônica.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …