Qual a receita de uma boa cerveja? Para Anderson Sales Braga, idealizador da Cervejaria Autêntica, bastam apenas três ingredientes: dedicação, carinho e cuidado. É assim que o bauruense e o filho, Mateus, produzem cerveja há cinco anos em Agudos.

“A cerveja é como um filho, você tem que cuidar 24 horas. Então sempre estou aqui na cervejaria, sábado, domingo ou feriado, porque tenho que controlar temperatura, pressão, fermentação… A cerveja é um elemento vivo, então, se você não cuidar, estraga”, explica Anderson.

As cervejas artesanais estão se popularizando cada vez mais, isso, porque os amantes cervejeiros estão em busca de uma bebida de qualidade. “A cerveja artesanal está em alta, porque é um produto de qualidade, não tem comparação com a industrializada. São vários sabores diferentes e não possui química nenhuma”, diz o idealizador da Autêntica.

Portanto, hoje, é comum produzir a tradicional bebida em casa. Inclusive, foi assim que Anderson e Mateus começaram: fazendo cerveja na panela.

Depois de três anos e com mais experiência, os bauruenses compraram os equipamentos próprios para produção de cervejas. Para melhorar ainda mais a qualidade da Autêntica, eles contam com a ajuda do Mestre Monteiro, mestre cervejeiro responsável por montar uma das maiores cervejarias da Angola.

Cinco Autênticas para provar

Hoje em dia, a Autêntica já conta com cinco rótulos: Pilsen, Lager, IPA, Weiss Beer e a Brown Ale, além do chope. Embora a variedade seja grande, Anderson conta que o carro-chefe é a Lager.

“Ela é a nossa primeira cerveja. Então, foi a que teve mais estudos e fizemos vários testes. Ela é da família da Pilsen, mas é mais incorpada, leva malte torrado e não é muito amarga, elaborada para o padrão do brasileiro, para tomar bastante e curtir”, revela.

E mesmo que, para ele, seja difícil escolher, Anderson revela sua preferência: “meio copo de Lager e meio copo de IPA”, declara.

A Indian Pale Ale (IPA) é para os apreciadores dos lúpulos americanos e de um amargor na medida correta. Já a Weissbeer é uma cerveja de trigo leve e refrescante e a tradicional Enghish Brown Ale mistura café e chocolate.

Matheus, por ser mais novo, está à procura de desenvolver novas receitas, como cervejas especiais arrolhadas envelhecidas em barris de madeira ou outros estilos mais sazonais.

“O melhor lugar do mundo para tomar cerveja”

No quintal de casa ou no restaurante, qualquer uma das opções é um bom lugar para tomar cerveja. Mas, nada melhor do que apreciar a bebida em um espaço que tem tudo a ver com ela.

Por isso, Anderson afirma “aqui é o melhor lugar do mundo pra tomar cerveja”.

Além da fábrica, a Autêntica conta com um pub para receber os visitantes. Os evento serão realizados esporadicamente e para acompanhar, basta seguir a Cervejaria Autêntica nas redes sociais. O próximo evento é no dia 29 de junho, das 12h às 18h.

O mais legal? Durante os eventos, é possível fazer um tour para conhecer a cervejaria e ainda degustar as Autênticas.

Passando o conhecimento adiante

Mais do que produzir cerveja, Anderson tem o intuito de formar novos cervejeiros. Aliás, foi com essa ideia na cabeça, que a cerveja entrou em sua vida em 2015.

Portanto, a ideia da cervejaria começou com a escola. “Ficamos cinco anos construindo o prédio e a escola ficou pra trás, porque tínhamos que ajustar a fábrica para oferecer um curso de qualidade”, conta Anderson.

Com a fábrica e os laboratórios nos trinques, em breve a escola estará pronta para receber os futuros cervejeiros. Serão lançados quatro cursos na área de cervejaria:

  • Técnico cervejeiro;
  • Mestre cervejeiro;
  • Básico em cervejaria;
  • Avançado em cervejaria.

Os cursos de técnico e mestre cervejeiro oferecem qualificação profissional. São 1.500 horas de curso com direito a certificação e o aluno poderá trabalhar em todas as áreas de uma cervejaria, além de poder assinar por ela.

Já o curso básico e avançado em cervejaria é para quem quer conhecer mais sobre o assunto, como hobby. É um curso de curta duração que ensina técnicas para fazer a sua própria cerveja.

Para saber mais, basta entrar em contato pelo telefone, site ou ir até o local.

publieditorial

Serviço
Cervejaria Autêntica
Local: Rua Batista Andreotti, 1-35, Distrito Industrial – Agudos
Telefone: 99662-0666 / 99792-0523
Site: www.cervejariaautentica.com.br
Facebook: www.facebook.com/CERVEJARIAAUTENTICA

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…