Um livro pode trazer diversas influências para vida de uma pessoa. Ele pode ajudar na leitura, na escrita e na interpretação, além da imaginação e criatividade. As páginas de um livro nos levam para dentro de mundos distópicos e até mágicos.

Mas, e quando um livro influencia uma pessoa a escrever? É o caso da pequena bauruense Laura Maurício Fontana, de apenas 10 anos. Após conhecer os livros da autora Eva Furnari, a menina se inspirou para escrever as próprias aventuras.

“Eu comecei a pensar como seria escrever meu próprio livro. Também comecei a fazer minhas ilustrações e conversei com meus pais sobre a ideia”, explica Laura.

O livro de Laura, o “Rox Fox e o mistério das águas do Atlântico”, foi lançado em 2018, quando a menina ainda tinha nove anos. De lá para cá, a jovem bauruense já teve experiências fantásticas com o livro e até já deu palestras em escolas de Bauru!

Apoio que faz diferença

Mesmo antes da escrita do livro Rox Fox, os pais de Laura sempre incentivaram a filha a ler. Portanto, quando surgiu a oportunidade de escrever a própria história, o apoio se manteve!

rox fox livro
Carlos, editor da Canal 6, Laura e seu pai, Alexandre

“A Laura sempre gostou muito de ler. A gente sempre comprou livros e incentivava a leitura. Mesmo antes de ser alfabetizada, ela gostava até de folhear livros!”, relembra Alexandre, o pai da menina.

Diante da vontade de escrever o próprio livro, os pais de Laura buscaram concretizar o feito e publicaram a história pela editora Canal 6. Contudo, com o tempo, o “Rox Fox” ganhou proporções fora de série!

Rox Fox em toda Bauru!

Logo após o lançamento do livro, Laura teve a oportunidade de incluir a publicação dentro da grade curricular do seu colégio, o São Francisco. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Mariane Carrara Deladonio, todos os trimestres são adotados livros paradidáticos, em que os alunos fazem a leitura e desenvolvem um projeto em cima dele.

“Ela é a segunda aluna do colégio, em dois anos, a escrever um livro. Então, a gente tem a sensação de missão cumprida, porque sempre incentivamos nossos alunos ao hábito da leitura”, conta Mariane.

Nas aulas, o livro de Laura é trabalhado com os alunos em cima dos valores humanos, principalmente da amizade. Além disso, no mês maio, a autora do Rox Fox ministrou uma palestra na EMEF Professora Maria de Lourdes, em Jaú!

laura rox fox
Laura durante palestra na EMEI de Jaú

Carlos Fendel, da editora Canal 6, conta a importância de toda a divulgação do trabalho da pequena autora: “É uma coisa meio difícil aparecer crianças escrevendo livros, então incentivamos o trabalho da Laura.  Esses livros são um auxílio para o desenvolvimento das pessoas, além de melhorar o mercado editorial”.

Para Laura, a sensação de poder ver seu livro atingindo tantas pessoas é gratificante. O rosto da pequena bauruense se ilumina só de falar sobre a história da raposinha Rox Fox.

“Eu fiquei muito feliz com o resultado que teve! Eu espero que, com os livros, as crianças fiquem inspiradas a ler e talvez escrever também! Além de entender que a leitura é importante”, afirma a menina.

As aventuras da raposinha Rox Fox

O primeiro livro de Laura, “Rox Fox e o mistério das águas do Atlântico”, conta as aventuras das raposas Rox Fox e do Capitão Falcão. Os dois vão para Washington DC, nos EUA, quando recebem uma mensagem da assessora da Casa Branca sobre um tesouro escondido nas águas do Atlântico.

“Ao longo da aventura, eles descobrem vários mistérios. E essa é a graça do livro, é a aventura que os dois vivem!”, conta Laura.

E as histórias da raposa Rox Fox não param por aí! Laura já está escrevendo o segundo livro da saga, mas esconde a surpresa e só revela o título: “Rox Fox e o sequestro da rainha Mary Louis”.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…