Você sabia que Bauru possui 39 centros acadêmicos e, pelo menos, 15 empresas juniores em atividade? Isso torna a cidade uma referência no segmento, além de provar a importância do empreendedorismo universitário.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), só em 2017,  foram registrados 26.887 universitários matriculados e formados em Bauru, sendo 5.909 do ensino público e 20.978 da esfera privada. O número surpreende, porque é quase 22% maior do que a quantidade de alunos registrados em 2010. Ao todo, são 783 cursos oferecidos!

Dentro da universidade, uma forma de oferecer o retorno do ensino para a sociedade são as empresas juniores. Elas têm o objetivo de incentivar o aprendizado prático e promover a integração entre o mercado de trabalho e o universo acadêmico.

O Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967, na França, e chegou ao Brasil em 1988, com o objetivo de buscar um país mais empreendedor.

Ao todo, cerca de 15.777 universitários já passaram pelo MEJ, até 2016. Desse número, 41,6% dos projetos foram destinados para micro e pequenas empresas.

empresas junior
Fonte: Brasil Júnior

As empresas juniores intensificam o aprendizado por meio de projetos, gestão e cultura. Elas auxiliam na formação empreendedora dos alunos, pois alavancam a capacidade de realização, além de formar equipes de alta performance com um propósito. Por fim, as EJs impactam a sociedade ao intensificar a educação empreendedora e aumentar a participação no mercado.

A atuação das MJs em Bauru

Aqui em Bauru, são pelo menos 15 empresas juniores em ação, oferecendo aos bauruenses todo os tipos de serviço. Desde gerenciamento de mídias sociais e monitoramento do tempo ao desenvolvimento de sites e softwares.

Para Giovanna Bottesi, presidente da Atmos Jr. da Unesp, o empreendedorismo ainda é um tema pouco abordado dentro das universidades.

“Uma iniciativa como a nossa é importante pois gera inovação e abre portas para o mercado de trabalho. Além disso, lidamos com diversos tipos de burocracias, atendemos clientes e estudamos técnicas de gestão e vendas dentro da empresa júnior. Isso será de grande ajuda para os futuros empreendedores da área que tem a oportunidade de empreender desde a universidade”, afirma Giovana.

empresas juniores bauru
A Atmos Jr é uma empresa júnior de meteorologia da Unesp

A Atmos existe em Bauru desde 2017, sendo oficializada em julho de 2018. A empresa oferece serviços de previsão e monitoramento do tempo para eventos, bares e restaurantes que contam com espaços abertos. Além disso, já estudam maneiras de impactar na educação e divulgação da ciência na região.

Aprendizado além da conta!

Além de oferecer diversos serviços para a sociedade com um custo diferenciado, as empresas juniores também geram muito aprendizado aos alunos. Funções que só seriam aprendidas após a formação, se unem com o aprendizado acadêmico ainda na universidade.

Quem relata isso é Lígia Takau, presidente Jornal Jr, na Unesp. A empresa existe há 12 anos e oferece serviços de gestão de mídias e cobertura de eventos. Ao longo de sua gestão, a aluna de jornalismo entende o aprendizado que a empresa trouxe.

“Na Jornal Jr. eu descobri coisas que eu nem imaginava que poderia fazer dentro da faculdade. Além da oportunidade que é já estar contextualizada nesse ambiente de trabalho, que eu provavelmente só estaria depois de formada”, comenta Lígia.

Outra empresa universitária em Bauru é a Líderes Jr., da Universidade do Sagrado Coração (USC). A empresa atua na prestação de serviços de consultoria e assessoria para empreendimentos da cidade.

“Além de estimular o espírito empreendedor, a empresa permite a interação e troca de conhecimento e experiências para desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos membros”, afirma a presidente, Carolina Corazza.

E se depender desses alunos, o movimento MEJ só tende a crescer!

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Gabriela Gomes
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauru ganha restaurante com mais de 10 receitas exclusivas de churrasco no espeto

As noites em Bauru não serão mais as mesmas se depender do Poiá Espeto Gourmet. Diretament…