Você sabia que Bauru possui 39 centros acadêmicos e, pelo menos, 15 empresas juniores em atividade? Isso torna a cidade uma referência no segmento, além de provar a importância do empreendedorismo universitário.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), só em 2017,  foram registrados 26.887 universitários matriculados e formados em Bauru, sendo 5.909 do ensino público e 20.978 da esfera privada. O número surpreende, porque é quase 22% maior do que a quantidade de alunos registrados em 2010. Ao todo, são 783 cursos oferecidos!

Dentro da universidade, uma forma de oferecer o retorno do ensino para a sociedade são as empresas juniores. Elas têm o objetivo de incentivar o aprendizado prático e promover a integração entre o mercado de trabalho e o universo acadêmico.

O Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967, na França, e chegou ao Brasil em 1988, com o objetivo de buscar um país mais empreendedor.

Ao todo, cerca de 15.777 universitários já passaram pelo MEJ, até 2016. Desse número, 41,6% dos projetos foram destinados para micro e pequenas empresas.

empresas junior
Fonte: Brasil Júnior

As empresas juniores intensificam o aprendizado por meio de projetos, gestão e cultura. Elas auxiliam na formação empreendedora dos alunos, pois alavancam a capacidade de realização, além de formar equipes de alta performance com um propósito. Por fim, as EJs impactam a sociedade ao intensificar a educação empreendedora e aumentar a participação no mercado.

A atuação das MJs em Bauru

Aqui em Bauru, são pelo menos 15 empresas juniores em ação, oferecendo aos bauruenses todo os tipos de serviço. Desde gerenciamento de mídias sociais e monitoramento do tempo ao desenvolvimento de sites e softwares.

Para Giovanna Bottesi, presidente da Atmos Jr. da Unesp, o empreendedorismo ainda é um tema pouco abordado dentro das universidades.

“Uma iniciativa como a nossa é importante pois gera inovação e abre portas para o mercado de trabalho. Além disso, lidamos com diversos tipos de burocracias, atendemos clientes e estudamos técnicas de gestão e vendas dentro da empresa júnior. Isso será de grande ajuda para os futuros empreendedores da área que tem a oportunidade de empreender desde a universidade”, afirma Giovana.

empresas juniores bauru
A Atmos Jr é uma empresa júnior de meteorologia da Unesp

A Atmos existe em Bauru desde 2017, sendo oficializada em julho de 2018. A empresa oferece serviços de previsão e monitoramento do tempo para eventos, bares e restaurantes que contam com espaços abertos. Além disso, já estudam maneiras de impactar na educação e divulgação da ciência na região.

Aprendizado além da conta!

Além de oferecer diversos serviços para a sociedade com um custo diferenciado, as empresas juniores também geram muito aprendizado aos alunos. Funções que só seriam aprendidas após a formação, se unem com o aprendizado acadêmico ainda na universidade.

Quem relata isso é Lígia Takau, presidente Jornal Jr, na Unesp. A empresa existe há 12 anos e oferece serviços de gestão de mídias e cobertura de eventos. Ao longo de sua gestão, a aluna de jornalismo entende o aprendizado que a empresa trouxe.

“Na Jornal Jr. eu descobri coisas que eu nem imaginava que poderia fazer dentro da faculdade. Além da oportunidade que é já estar contextualizada nesse ambiente de trabalho, que eu provavelmente só estaria depois de formada”, comenta Lígia.

Outra empresa universitária em Bauru é a Líderes Jr., da Universidade do Sagrado Coração (USC). A empresa atua na prestação de serviços de consultoria e assessoria para empreendimentos da cidade.

“Além de estimular o espírito empreendedor, a empresa permite a interação e troca de conhecimento e experiências para desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos membros”, afirma a presidente, Carolina Corazza.

E se depender desses alunos, o movimento MEJ só tende a crescer!

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…