Com a temática voltada para as percepções do tempo, a exposição “Afigurações do Tempo”, criada pela estudante de artes visuais da Unesp de Bauru, Vannie Gama, está em exibição na Pinacoteca de Bauru de forma gratuita.
A mostra é fruto da pesquisa científica produzida por Vannie, desenvolvida ao longo de um ano. A artista optou por abordar o assunto, tão particular e abstrato, de uma forma especial: uniu as artes visuais aos conceitos de arte contemporânea, filosofia idealista, neurociência e física.
O resultado foram quatro obras não classificadas – que não são esculturas, nem exatamente pinturas. Além das obras nomeadas como “Ninho”, “Nébula”, “Queda” e “Cubo-Raum”, a exposição também conta com algumas telas que antecederam a produção da série exposta.
De acordo com a Vannie, a mostra é sobre a análise das dimensões que consideramos como integrantes da percepção de tempo (profundidade, altura, largura e tempo). Além de ser sobre como cada uma delas pode trazer uma reflexão sobre o que o ser humano precisa para compreender uma dimensão temporal. Justamente por isso, todas as obras são em 360 graus, de forma a serem totalmente experienciadas.
Dessa forma, o maior objetivo da artista é a possibilidade de trazer um diálogo para que as pessoas possam se sentir à vontade em perceber, pensar e se questionar em relação à percepção do tempo. Vannie afirma que os bauruenses devem preparar-se para muitas dúvidas e questionamentos. “Apesar de um ambiente bem intimista, será o momento de questionar-se acerca da proposta da exibição.”
E a melhor parte é que todo o esforço da artista está sendo reconhecido internacionalmente. Seu trabalho já foi publicado pelas revistas inglesas Average Art, A5 magazine e BlueBee Galery e pela revista americana Not Random Art. Ela acredita que isso se deve ao fato da cultura da interdisciplinaridade estar crescendo e também por seu trabalho possuir um grande conceito por trás.
E ainda sobre seu reconhecimento, ela afirma: “É uma honra ter minha obra aceita, ainda no começo da carreira, em grandes feiras ao redor do mundo. Ver o trabalho valorizado após muito esforço durante minha carreira acadêmica é gratificante e me faz querer trabalhar mais e aprimorar o trabalho, buscando apresentar cada vez mais um trabalho conciso e que aproxime mais as pessoas de seus pensamentos críticos.”
Vannie ainda comenta que essa é apenas uma série introdutória. Ela ainda pretende estender a pesquisa para a pós-graduação na linha neurocientífica da percepção do tempo.
Sobre a artista
Vannie Gama finaliza, neste ano, a graduação de Artes Visuais da UNESP-Bauru. A artista também estudou as disciplinas de Filosofia e Filologia do Latim, durante um semestre, na Universität Heidelberg, na Alemanha.
Para quem tiver interesse no programa, a exposição, que começou na última sexta (12), vai até o dia 9 de agosto e está disponível no mezanino da Pinacoteca de Bauru.
Serviço
Exposição “Afigurações do Tempo”
Data: de 12 de julho a 9 de agosto
Local: Pinacoteca de Bauru (Rua Antonio Alves, 9-10 – Centro)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30
Para mais informações, entre em contato com a Pinacoteca pelo telefone: (14) 3232-1552