Atualmente, a população brasileira conta com 63 milhões de inadimplentes. Esse número mostra que mais de 40% dos adultos no Brasil têm dívidas. Os dados foram coletados pelo Serasa Experian e expõem uma realidade do país.

Em tempos de compras cada vez mais fáceis e opções de pagamento e parcelamento atraentes é fácil entrar em uma dívida e acabar no vermelho. Por isso, Ricardo Brito Offerni, diretor da Sirius Corp Consultoria Financeira, dá dicas para economizar tanto como pessoa física quanto pessoa jurídica.

Empreendimento de sucesso

Para quem tem um empreendimento ou planeja ter seu próprio negócio e não quer ver o dinheiro indo para o espaço, fique atento a esses três pontos:

  • Não extrair dinheiro do caixa da empresa para pagar contas pessoais;

“Essa é uma dica muita valiosa. É importante o sócio entender que o dinheiro da empresa é da empresa, por isso existe o pró-labore e o dividendo. Ainda sim, caso seja mesmo necessário, que seja realizado de forma pontual e justificada. É necessário possuir um centro de custo no plano de contas da empresa para controlar financeira e contabilmente essa retirada de dinheiro, e em algum momento esse valor terá que ser devolvido ao caixa da empresa pelo sócio”, explica Ricardo.

  • Ficar atento aos empréstimos;

As taxas juros para quem vai fazer um empréstimo podem ser altíssimas e precisam ser levadas em consideração. As tarifas bancárias também devem ser analisadas cuidadosamente, pois nem sempre são explanadas.

“A Sirius atua na negociação entre instituição bancária e empresa cliente, entramos na intermediação para buscar sempre o melhor resultado possível para o cliente”, comenta o consultor financeiro.

  • Muita atenção com a qualidade da mão de obra que faz a gestão do seu patrimônio.

O gestor financeiro precisa estar atento não somente aos processos internos, mas também às variáveis do mercado como um todo.

“Todos os dias empresas que estão à beira do abismo, me procuram para provermos algum tipo de milagre. Não existe milagre em administração financeira. O mercado se encontra muito instável, é verdade! Mas muitas dessas empresas chegaram nessa situação porque os profissionais que estavam ou estão lidando com a informação financeira estão despreparados, o talento e a técnica são indispensáveis”, salienta.

De olho nos gastos do cotidiano

Agora, se você simplesmente quer acabar o mês com o salário bem usado e sem dívidas, Ricardo também dá algumas recomendações:

  • Gastar menos do que se ganha;

Hoje em dia é muito fácil gastar, as opções de cartões e parcelamentos são muito acessíveis e convenientes. Mas podem ser uma armadilha.

“Por isso, é importante fazer uma projeção, um controle do que você gasta em planilhas para que consiga estabelecer metas”, completa o diretor da Sirius.

  • Muito cuidado com cartão de crédito;

“O cartão é o nosso vilão. A taxa do rotativo do cartão de crédito é uma das mais altas e seu financiamento é um dos itens que geram forte desestabilidade financeira familiar”, alerta o consultor.

  • Cuidado com financiamento de longo prazo;

Compras que comprometem o orçamento com financiamentos de longo prazo, como aquisição de veículos, imóveis e equipamentos, merecem uma atenção muito especial.

“Essa dica vale tanto para a pessoa física como para as empresas. É necessário estruturar um orçamento que considere o prazo do financiamento mais longo. Ou seja: se você deseja realizar ou já possui um financiamento de 60 meses, seu orçamento deve contemplar 60 meses de análise. A decisão pela contratação do financiamento ou não deve ser tomada considerando os riscos associados ao longo do período”.

  • Ter dinheiro sobrando para emergência;

“Sobrar dinheiro é quase um eufemismo, mas é de suma importância reservar sempre uma parte da sua receita ou do seu salário para as emergências. É na emergência que você cria uma desestabilidade no seu fluxo orçamentário e toma decisões não calculadas que podem impactar sua vida por anos”, finaliza Ricardo.

  • Criar uma renda extra

O profissional também sugere a criação de uma fonte de rendas extras para ajudar no orçamento familiar.

“Aplicar em Fundos de Investimentos (FII), papeis do governo e na bolsa de valores são ótimas opções para pessoas com recurso financeiro ou patrimônio, desde que o façam com acompanhamento de bons profissionais. Para as pessoas que não possuem patrimônio a sugestão é empreender em atividades que gerem receita com pouco custo de implantação. Tenho amigos fazendo vendas pela internet e transportando passageiros (Uber). É o momento de esquecer o orgulho e fazer dinheiro”, conclui o consultor.

Para que serve a consultoria?

Deu para perceber que quando o assunto é dinheiro, nada é simples. É nesse meio que entra a atuação do consultor financeiro.

A Sirius Corp faz uma imersão no processo e na rotina administrativa da empresa cliente e redimensiona a conhecida “tesouraria”. A empresa põe a mão na massa e, junto ao cliente, implementa diversas ferramentas gerenciais do planejamento econômico financeiro.

Além disso, a Sirius Corp em Bauru também realiza diversas atividades como: capitação de recursos no mercado financeiro e operações estruturadas, gestão de passivos e de contratos, mapeamento de processos, gestão dos custos e outros. São atividades de apoio que têm o foco em produzir, de forma permanente, o valor econômico ao empreendimento do cliente.

Mas não pense que a consultoria financeira é somente para grandes empresas, pequenas e médias empresas e o micro empreendedor também podem contar com os serviços da Sirius, além, é claro, da Pessoa Física.

Nova visão para Bauru

O proprietário da Sirius Corp, Ricardo Offerni, é bauruense e já atuou em empresas de vários segmentos do mercado. Ele entrou no mercado financeiro em São Paulo em 2015. De lá para cá, o administrador se apaixonou pelo assunto e começou a trabalhar de forma autônoma.

Agora, com escritório em Bauru, Ricardo busca trazer o trabalho que já fazia na capital para o interior.

“Os anos de experiência atuando em empresas dos mais variados segmentos e em ambientes extremamente agressivos me proporcionaram uma expertise diferenciada em relação ao mercado de consultoria tradicional. Quero aliar isso à realidade do interior e propor uma nova postura de gestão aos clientes. Além disso, o valor cobrado também será um diferencial da Sirius, nosso objetivo é atender todos os públicos entregando resultados”, finaliza.

publieditorial

Serviço

Sirius Corp Consultoria
Endereço: Rua Hildebrando de Carvalho, 5-47 (atendimento sob agendamento)
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 7h30 às 18h
Contato: (14) 98100-0343 / (11) 94507-4858
Site: www.siriuscorp.com.br
Instagram: @_siriuscorp

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…