A psicologia possui diversas vertentes para estudar o comportamento e a mente das pessoas. Porém, um grupo de cinco psicólogos em Bauru escolheram seguir o paradigma de Carl Gustav Jung na profissão. Assim, Julieta Haddad, Rafael Pereira, Laura Rinaldi, Pedro Carvalho e Antony Simões fundaram o Instituto PSIADI (Psicologia Analítica e Diálogos Interdisciplinares) na cidade.

O instituto se oficializou como empresa ano passado e tudo começou com Julieta. Mestre em psicologia junguiana, ela ministra cursos livres relacionados ao assunto há seis anos em Bauru. Ao perceber que a abordagem dessa vertente da psicologia não era disseminada em na cidade, Julieta resolveu formalizar o trabalho que já vinha fazendo.

Foi quando ela se uniu aos outros profissionais para oferecer um ponto de encontro que fortalecesse os junguianos. Portanto, o PSIADI é um espaço para o ensino, o diálogo e as reflexões sobre questões humanas a partir do paradigma de Carl Gustav Jung.

“Queremos trazer discussões para Bauru e região sobre psicologia analítica. Além de abrir para outros temas relacionados, pois estamos abertos para diálogos com outros autores que contribuem com uma visão diferente. Não queremos ficar engessados com a psicologia analítica”, explica Rafael.

Afinal, o que é psicologia junguiana?

Também conhecida como psicologia analítica, a vertente junguiana é baseada nas ideias de Carl Gustav Jung. Entre as principais características está o olhar simbólico para as situações como forma de compreender melhor a si mesmo.

“Jung diz que estamos cercados de símbolos que remetem ao inconsciente coletivo. Então, o olhar junguiano para a realidade tenta buscar algo que está além, como um detetive. A gente vai investigar o que está oculto e buscar explicações complexas sobre a realidade”, esclarece Pedro.

Para seguir os passos de Carl Jung é necessário estudar e se aprofundar no tema. Agora, os estudantes, psicólogos e até curiosos bauruenses tem um lugar exclusivo para isso. O PSIADI oferece cursos livres, debates e uma novidade, a pós-graduação em Clínica Junguiana.

“A gente começou a perceber que tinha uma necessidade muito grande de pós-graduação nessa área. Aqui na região não tem, então as pessoas tinham que ir pra São Paulo”, conta Laura.

Pós-graduação em clínica junguiana

Além dos cursos livres, que oferecem certificados, o instituto decidiu oferecer algo a mais para os estudioso junguianos. Dessa forma, a pós-graduação latu sensu é uma parceria com o CPO e a Uningá, certificado pelo Ministério da Educação (MEC).

A pós-graduação em Clínica Junguiana oferecida pelo PSIADI começa no dia 24 de agosto e é voltada para profissionais de ciências humanas e ciências da saúde. “A gente entende que a prática pode não ser apenas uma prática clínica. Pode vir um professor ou um pedagogo para aplicar isso em uma aula. A gente abriu para um leque maior de pessoas que podem utilizar essa abordagem”, explica Pedro.

Assim, o curso conta com uma carga horária de 30 meses. O conteúdo se divide entre teoria e prática, confira a grade curricular completa: www.pos.psiadi.com.br.

As matrículas já estão abertas e vão até o dia 23 de agosto pelo site: www.psiadi.com.br.

publieditorial

Serviço
Instituto de Psicologia Analítica e Diálogos Interdisciplinares (PSIADI)
Local: Rua Maria José, 10-48
Telefone: (14) 99786-7311
Site: www.psiadi.com.br
Facebook: www.facebook.com/psiadi

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…