A terceira idade chega para todo mundo, mas isso não é um empecilho para manter-se ativo e sempre aprendendo coisas novas!
Muitas vezes, a participação em atividades diferentes e a troca de experiências com outras pessoas aumentam o bem-estar dos idosos, fazendo com que se sintam mais dispostos e felizes.

O aumento significativo da população idosa, que cresceu mais de 18% nos últimos cinco anos, segundo dados do IBGE de 2018, ocasionou o surgimento de programas e projetos para atender essa parcela da população.

Esse é o caso, por exemplo, das universidades abertas à terceira idade. Elas oferecem diversos cursos e algumas matérias específicas de graduação para que haja a participação desse público.

Em Bauru, existem diversas universidades e entidades que oferecem esse tipo de curso. Confira algumas opções:

Cursos gratuitos

  • Universidade de São Paulo (USP) campus de Bauru

A USP oferece gratuitamente a possibilidade de participação do idoso em disciplinas de cursos da graduação e em atividades específicas do seu programa de universidade aberta à terceira idade.

Os cursos deste semestre são: yoga, ginástica para o cérebro, pintura em gesso, revivendo e dançando, dança circular, condicionamento físico, encontros teatrais e histologia II.

Cada curso possui pré-requisitos e datas de inscrições diferentes, confira todas as informações no www.prceu.usp.br/3idade/bauru/

A USP está localizada na Rua Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Nova Cidade Universitária
O telefone para mais informações é : (11) 3091-9183.

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru)

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), projeto de extensão da Unesp de Bauru, é gratuita e tem como propósito integrar e efetivar a participação do público idoso dentro da universidade.

Nesse programa, são oferecidas as seguintes atividades:

  1. Arte – conta com oficinas de artesanato;
  2. Avaliação física – a fim de avaliar a capacidade física dos participantes para a realização de exercícios físicos;
  3. Atividade física – onde há a promoção de atividade física regular para idosos saudáveis e também para aqueles que possuem alguma doença como: diabetes mellitus, hipertensão arterial e desordens de movimento.

O único pré-requisito para poder participar do projeto é ter mais de 60 anos.
Em algumas atividades, como a avaliação física e exercícios físicos para idosos com alguma patologia, é necessário que o participante tenha a doença específica.

As inscrições podem ser feitas durante o ano todo, basta procurar o responsável pela atividade de interesse.

O endereço da Unesp-Bauru é Av. Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Res. Pres. Geisel. Os telefones para mais informações são: (14) 3103-4650 e (14) 3103-9612.

Cursos pagos

  • Universidade do Sagrado Coração (USC)

A USC oferece, por meio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), uma programação completa para pessoas a partir de 50 anos. Nela, encontram-se diversas atividades e cursos que os idosos pode fazer.

Não há taxa de matrícula, mas há uma mensalidade de 70 reais.

O aluno matriculado pode cursar, na categoria de ouvinte, diferentes disciplinas da graduação, além de atividades específicas da UATI como: informática, oficinas de matemática, história, arte, línguas, teatro, coral, dança, fisioterapia, ginástica, entre outras. As aulas são ministradas por professores e alunos estagiários.

As inscrições presenciais desse semestre já acabaram, mas quem se interessar pode fazer as inscrições online até o dia 05 de agosto.

A USC está localizada na Rua Irmã Arminda, 10-50 – Jardim Brasil. O telefone para contato é (14) 2107-7027.

Fora das universidades

Além das faculdades que oferecem cursos abertos aos idosos, também existem associações que possuem aulas voltadas para esse público em específico. A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Bauru e Região (AABIPR) é um exemplo.

A instituição, além de ofertar atendimento médico, jurídico e atividades de lazer, também oferece aulas de ginástica, yoga, pilates, pintura, artesanato, ginástica funcional, informática e smartphones.

A associação é uma entidade sem fins lucrativos, mas os cursos são pagos a fim de pagar os professores e funcionários da associação.

Para sócios, os valores vão de 40 a 50 reais, para não-sócios os cursos são 70 reais. Para se associar, a mensalidade é de 19 reais e são necessários os documentos: CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de aposentadoria ou pensão e certidão de casamento (caso seja feita a inscrição do casal).

Também podem se tornar sócios, pessoas que não são aposentadas ou pensionistas, desde que tenham mais de 40 anos.

A AABIPR fica na Rua Júlio Prestes, 1-58 – Centro. O telefone para mais informações é (14) 3233-6437.

Foto: Divulgação
Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…