Com um empreendimento que é um sucesso há mais de uma década, Fernanda Miguel, proprietária da loja que leva seu nome, não pretende parar por aí. Nascida em Piratininga, a empresária nos contou um pouco sobre sua trajetória, que começou aos 17 anos! 

A loja, que conta com sapatos, bolsas e muitos acessórios de marcas como Santa Lolla, Petite Jolie, Carrano, Mezzo Punto e Lia line, não começou por um acaso. A empreendedora conta que o desejo de ter seu próprio negócio foi fruto de uma oportunidade que teve ainda adolescente. 

A loja, que conta com sapatos, bolsas e muitos acessórios de marcas como Santa Lolla, Petite Jolie, Carrano, Mezzo Punto e Lialine, começou por um acaso.

Início do sonho 

Aos 15 anos, Fernanda trabalhou em uma loja de roupas da cidade e, desde então, apaixonou-se pelo comércio e por trabalhar com pessoas. Fernanda comenta que, além disso, também sempre gostou muito de sapatos: “Eu sempre fui a louca dos sapatos. Todo o dinheiro que tinha, juntava para comprar sapatos”

Ela até tentou atuar em outras áreas, mas pôde constatar que o seu fascínio estava no comércio. “Fui trabalhar em uma empresa de cobranças em Bauru e quase fiquei louca. Ficava cobrando as pessoas dentro do escritório, sem ver ninguém e detestei”.

Sua insatisfação foi a maior motivação para ir atrás de seus sonhos. E foi assim que decidiu abandonar o emprego, juntar algum dinheiro e investir no comércio de sapatos. 

Jovem empreendedora

A empreitada começou da forma mais simples possível. A garota, ainda cursando o Ensino Médio, começou a comprar sapatos nas cidades da região e revendê-los em casa. Aproveitando-se do fato de ser dona de um gosto que agrada várias amigas, a aposta deu certo.  

Tudo o que eu trazia eram coisas que ninguém tinha visto em nenhum lugar. Eu sempre tive isso, poderia ter 200 coisas, eu ia naquilo que ninguém tinha e que era diferente”. Seu olhar aguçado foi a peça-chave para seu pequeno negócio deslanchar. 

Apesar do sucesso, foi apenas em novembro de 2008 que surgiu a oportunidade que mudaria o rumo do seu empreendimento. Fernanda, com 17 anos na época, teve a chance de abrir uma loja própria em um ponto bem localizado de Piratininga. 

“Se eu pensasse, não faria, mas hoje eu falo, ‘ainda bem que eu não pensei’”, discorre ela sobre a responsabilidade que assumiu tão jovem. A conquista do estabelecimento próprio, somado ao fato da cidade não possuir um comércio de itens semelhantes aos que empresária trabalhava, resultaram na fórmula perfeita. 

Com a consolidação no mercado, a loja foi crescendo e agregando cada vez mais marcas maiores e melhores. Além disso, agora, após 11 anos, Fernanda está com grandes projetos, como o lançamento de uma coleção de marca própria e também do e-commerce. 

Marca própria  

“Foi acontecendo e no ano passado começou a produção da coleção de marca própria. O pessoal também começou a pedir muito de cidades de fora do estado de São Paulo, e foi aí que senti que era isso [loja online] que faltava”

Ainda que atualmente seu espaço físico possua produtos de outras marcas, mas que têm a ver com seu estilo, a proprietária sentia falta de itens fossem exatamente sua cara. “Faltavam algumas coisas mais diferentes”, comenta.

Esse foi o maior incentivo para a empresária montar sua coleção própria. Inspirada no que seus clientes mais gostavam, como diferencial, conforto, preço e qualidade, ela escolheu algumas fábricas do Sul e Nordeste para confeccionar os sapatos.

A marca, também chamada Fernanda Miguel, é direcionada para mulheres que, apesar da correria do dia a dia, buscam estar elegantes e confortáveis ao mesmo tempo. “É focada na praticidade do dia a dia dia, com muito conforto e estilo, influenciando a confiança das várias versões de mulher que temos que desempenhar a todo tempo”, diz a empresária.

E-commerce

E a boa notícia é que esses novos itens estarão disponíveis online para todo o Brasil, graças a outra aposta de Fernanda: o e-commerce. Ir para a internet foi fruto da necessidade de atingir os públicos mais distantes que já estavam demonstrando interesse nos produtos através da página da loja no Instagram. 

A administradora pontua que esse será um grande passo, principalmente por ser uma empreitada nova.“Tem muita coisa para aprender e desbravar nessa área”, garante. Porém, apesar dos desafios, ela está confiante e afirma que, até o momento, o site já conta com 300 peças.

A previsão é que, assim que todos os produtos estiverem disponíveis, a plataforma tenha de 800 a mil itens à venda. E neste primeiro mês do site, todas as clientes possuem 15% de desconto em sua primeira compra online e também têm frete grátis para compras dentro do estado de São Paulo. As ofertas são válidas até 10 de agosto. 

A iniciativa online, porém, não muda o sentimento da empresária por suas clientes. “Nossa equipe gosta muito de pessoas. Para além do sapato, essa troca de amor, de carinho, de estar perto mesmo”, analisa. 

Com todas suas conquistas, Fernanda ainda tem muitos planos para o futuro do seu negócio. Entre eles, o sonho de expandir suas franquias a nível nacional. E seguindo seus objetivos, abrirá a segunda unidade da Fernanda Miguel Store em Bauru ainda no primeiro semestre de 2020.

Sobre suas conquistas é pontual: “Tudo que a loja é hoje, todo sucesso e os sonhos de expansão eu devo a Jesus. Creio que Ele é quem tem me sustentado, dado criatividade, ousadia, clientes e todos esses sonhos. Ele é o nosso alicerce!” 

Ficou curioso para saber mais? Confira todos os sapatos da nova coleção no site ou visite as redes sociais da loja para acompanhar as novidades.

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Serviço 

Fernanda Miguel Store
Endereço: Rua Dr. José Lisboa Júnior, A11- Centro. Piratininga-SP
Horário: de segunda a sábado, 9h às 18h
Telefone: (14) 3265-2667 e (14) 99697-5472
Site: www.fernandamiguel.com.br
Facebook: www.facebook.com/fernandamiguelstore
Instagram: www.instagram.com/fernandamiguelst

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