O fim do ano vai chegando, os vestibulares também… e junto com eles vem aquela angústia de ter que escolher logo uma profissão para seguir.

Essa escolha pode parecer um bicho de sete cabeças, pois envolve muitos fatores como: realização pessoal e profissional, retorno financeiro, a pressão psicológica que envolve o término do ensino médio e o começo de uma faculdade, entre outros.

Mas algumas dicas podem ajudar os jovens nessa fase desafiadora de suas vidas. Confira algumas:

1 – Conheça a si mesmo

Uma dica que parece simples, mas é de extrema importância.

Afinal, se você não se conhecer, como vai saber qual profissão combina mais com suas características e habilidades?

Por isso, o autoconhecimento é uma das etapas mais importantes no processo de escolha de uma profissão:

Um dos passos mais importantes para a orientação vocacional é fazer uma reflexão sobre si próprio. A gente chama de etapa de autoconhecimento: em que temos a proposta de ajudar esse estudante a refletir sobre quem ele é, encontrar os referenciais não apenas lá fora, mas também dentro de si mesmo, para que eles possam se reconhecer como profissionais”, diz o psicólogo Danilo de Paiva, do programa de orientação vocacional do Instituto Superos.

Algumas características que você deve reconhecer em si mesmo, segundo o psicólogo, são: interesses, valores, habilidades, criatividade predominante e o que você pode desenvolver com isso em uma faculdade e depois dela.

Com o reconhecimento desses atributos, é necessário pensar em quais profissões são correspondentes a essas inclinações e gostos que você já possui.

2- Pesquise sobre a realidade do mundo profissional

Você está por dentro das funções e rotinas de cada profissão?

Conhecer quais atividades realiza cada profissional te deixará mais preparado para uma escolha consciente.

Essas informações são importantes para relacionar com suas habilidades e, assim, se preparar melhor para seu futuro profissional e os possíveis desafios.

Quando você tem pelo menos uma ideia dos seus desafios, ao entrar na faculdade, você consegue ter um preparo melhor, um olhar voltado para um network ou para as questões mais práticas que você vai ter que encontrar depois que se formar”, completa Danilo.

3 – Cuidado com ideais grandiosos e a busca pela certeza

Uma das coisas que mais causam ansiedade nos jovens que estão escolhendo uma carreira para seguir é a idealização.

Mas a psicóloga Mariana Marques do programa de orientação vocacional Superos Ideal alerta:  “Um passo de cada vez. Não existem certezas absolutas, mas o preparo e a informação ajudam a minimizar as incertezas. Lembrem-se: um bom profissional não vem pronto, é construído”.

4 – Conheça as áreas dentro das profissões

A amplitude de possibilidades dentro de uma carreira deve ser conhecida.
Dessa forma, você consegue ficar de olho em todas as oportunidades que uma profissão pode te oferecer e identificar qual delas tem mais a ver com você.

5 – Saiba renunciar

Essa dica é para você que está indeciso entre duas ou mais profissões.
Muitas vezes, ficamos tão apegados à algumas possibilidades de carreira, que acaba se tornando mais difícil descartá-las.

Aquele que tem cinco opções é mais difícil, porque ele tem que deixar. Escolher é doloroso porque ele tem que eliminar todas as outras”, explica Mariana.

Entretanto, um jeito legal de se pensar é que, de tantos caminhos e profissões que podem ser escolhidos, existirá uma que valerá a pena arriscar. Mas para achá-la, é importante abrir mão das outras para apostar apenas em uma.

Vai uma ajudinha aí?

Nem sempre, seguir todas essas dicas sozinho é fácil. Justamente por isso existem profissionais, como psicólogos, para ajudar os jovens nessa fase complicada da vida.

Mas é importante procurar um profissional especializado, viu?

Tem que ser um profissional especializado porque não é só auxiliar na escolha, a gente, primeiro, vai sanar e moderar crises. Depois a gente começa a criar outros recursos externos”, informa a psicóloga.

O programa de orientação vocacional Superos Ideal é formado pelos psicólogos Mariana Marques, Danilo de Paiva e Carolina Beraldo. Os profissionais têm justamente o propósito de ajudar a desenvolver a identidade profissional dos jovens que estão escolhendo, pela primeira vez, a profissão.

Instituto Superos

A orientação para que ocorra essa escolha é um processo que envolve basicamente três etapas:

  • Autoconhecimento – reconhecimento de suas características e habilidades próprias;
  • Informação – envolve o acompanhamento do jovem durante a busca de informações sobre as profissões, suas funções, grades curriculares dos cursos de interesse, rotinas, faculdades disponíveis, datas dos vestibulares, entre outras;
  • Criação de um plano de carreira – possibilidades de atuação dentro do ofício escolhido, fazendo um processo de preparação para as possibilidades e desafios do mercado de trabalho.

O desenvolvimento do projeto é em grupo, para que os jovens se sintam mais à vontade para conversar. Assim, eles percebem que não são os únicos que estão nessa situação de escolha.

São 12 encontros semanais de uma hora e meia cada, em que são desenvolvidas dinâmicas grupais e atividades reflexivas. Além disso, são trazidos profissionais das áreas de interesse de cada grupo para conversar.

O apoio da família é essencial, por isso, ao final do processo, também há uma devolutiva para os responsáveis pelo estudante sobre a carreira escolhida.

Inscrições abertas

Para os interessados, as inscrições estão abertas até setembro e podem ser feitas na sede do Instituto Superos localizada na Rua Abrahão Rahal, 1-60 – Jardim America.
O funcionamento da clínica é das 8h às 18h.

publieditorial

Serviço
Superos Ideal: Orientação Vocacional
Local: Instituto Superos ( Rua Abrahão Rahal, 1-60 – Jardim America)
Data: Inscrições até setembro
Telefone: 14 3227-0830 e 14 99678-7874 (whatsapp)
Site: institutosuperos.com.br/inicio/
Facebook: www.facebook.com/institutosuperos/
Instagram: @institutosuperos

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Anne Hernandes
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espaço oferece tudo o que os bauruenses precisam para um evento em um só lugar

Se você passasse pela quadra 13 da Rua Joaquim da Silva Martha pouco tempo atrás, provavel…