Os amigos de infância, Felipe Botura Araújo e André Aquino, após anos distantes, reencontraram-se por conta de uma paixão ímpar: fazer cerveja

Apesar de conhecerem-se há muito tempo, a dupla começou a trabalhar com cerveja em momentos diferentes de suas vidas. Foi apenas por conta do acaso – e do Instagram – que aconteceu a reunião entre colegas e surgiu o Dad’s Breja.

Caminhos diferentes, mesmo objetivo

Enquanto Felipe realizou cursos de cervejeiro durante uma estadia nos Estados Unidos há cerca de 10 anos, André instruiu-se em Bauru, há sete anos. 

“Lá era uma outra forma de fazer cerveja, aí eu voltei, comecei a fazer e vi que isso poderia tornar-se um negócio”, comenta Felipe sobre quando pensou em empreender no ramo. 

Após a profissionalização, André começou a produzir cerveja em sua própria casa, apenas para a família. O vislumbre que o hobby poderia ser um sucesso veio após alguns encontros com amigos. 

“Eu comecei a fazer cerveja e levar no churrasco. No final, os caras queriam levar a garrafa embora e quando eu não deixava, eles ofereciam dinheiro. Aí eu comecei a deixar levar uma ou duas garrafas, apenas por um preço simbólico”, conta André

Assim, quando as coisas começaram a tomar uma escala um pouco maior, ele percebeu que havia a possibilidade de abrir um espaço para produzir e comercializar suas cervejas artesanais. 

A ideia inicial, porém, era inaugurar um espaço em Florianópolis, cidade com tradição na produção de cervejas artesanais, o que encantou André. 

Entretanto, pouco antes de deixar Bauru para aventurar-se na cidade catarinense, em meados de 2018, uma casualidade cruzou o destino dos colegas, que há muito tempo não tinham contato.

Reencontro e parceria 

O curioso sobre a amizade de Felipe e André é que, apesar de ambos estarem trabalhando com a produção de cerveja, nenhum dos dois tinham consciência disso. Dessa forma, eles só descobriram o gosto em comum por meio de uma rede social.

“O Instagram mostrou as fotos dele fazendo cerveja, aí eu falei ‘eu não acredito que eu tenho um amigo que faz cerveja’. Aí eu liguei para ele na hora, para batermos um papo. Tudo isso no mesmo dia”, relembra Felipe sobre o reencontro. 

Ainda no mesmo dia, encontraram-se e decidiram abrir um bar em Bauru para venderem suas cervejas, formalizando a parceria.  

A mistura entre português e inglês do nome, Dad’s Breja, teve uma inspiração muito especial. “Nós dois estávamos conversando, e, sem querer, pensamos em fazer uma homenagem aos nossos pais. Eles que nos ajudaram financeiramente no início”, comenta André. 

Criação, produção e degustação 

Atualmente, o bar, que fica dentro da fábrica, trabalha exclusivamente com cervejas produzidas no local. Entre elas, Witbier; Pilsen; IPA; Session IPA; Dark Lager; Session; Pale Ale; Sweet Stout; Summer Ale; Juice IPA com manga; Black IPA e MilkShake IPA de frutas vermelhas. 

O processo vai desde a criação da receita – passando pelo blend do malte, moagem, cozimento, filtragem, esterilização, adição de lúpulo e  fermentação – até a degustação dos clientes no local. 

Desde fazê-la, até fermentar, maturar, etc, vai praticamente um mês”, comenta André. O sócio, inclusive, além de proprietário, também é um dos cervejeiros ativos da fábrica. 

E para os amantes de cerveja, além do contato direto com os tanques, enquanto no bar, também há a possibilidade de acompanhar de pertinho todo o processo de produção. “É ideal fazer um agendamento, porque não é qualquer estilo que pode ser acompanhado”, frisa Felipe.

Os amigos, Felipe Boturo Araújo e André Aquino, foram unidos após anos pela paixão por fazer cerveja e juntos montaram o bar Dad's Breja, em Bauru.

O bar também conta com porções da Bauru Linguiçaria e os sócios pretendem variar o cardápio com frequência. “Estamos começando a chamar um food truck para todos os dias que abrimos o bar”, conta Felipe. 

Disponibilidade para tirar dúvidas 

Muitas pessoas recusam-se a provar a cerveja artesanal por conta de seu gosto forte e também por desconhecerem todas as particularidades da degustação. Justamente por isso, os sócios prezam por estar sempre presentes no bar, inclusive, conversando e tirando dúvidas dos clientes sobre as cervejas. 

“Quando eu estou aqui, sempre pergunto se alguém quer entrar na área de fábrica e conhecer. Eu levo, faço um tour, explico a produção, como é o passo a passo”, explica André.

Recentemente, eles disponibilizaram growlers no local, que nada mais são que galões de um e dois litros. A opção é ideal para quem ama a cerveja do Dad’s Breja e pretende consumi-la no conforto de casa. 

Dad’s Breja no dia dos Pais

Além da homenagem no nome, o Dad’s Breja também realizará um evento para celebrar o Dia dos Pais. Neste sábado, dia 10, o espaço estará operando com 12 torneiras para atender o público com seus chopps. 

A celebração também contará com shows das bandas “Acústicos Calibrados” e “Madame Eny”, e com o som do DJ Alfredo Garcia. Para matar a fome, estarão disponíveis porções da Bauru Linguiçaria. O evento começa às 11h e vai até 00h. 

E para quem ainda não conhece o espaço, Felipe é conciso sobre o que esperar: “Muita cerveja!” Os sócios também frisam que é ambiente para todos os públicos e orgulham-se de ser, inclusive, ideal para famílias.

E com uma fábrica tão exposta, você também se pergunta se eles não têm medo de deixarem escapar o segredo da produção? Que nada! Felipe comenta que eles, inclusive, se colocam à disposição para auxiliar quem também pretende produzir cerveja, e que não veem isso como concorrência. 

Para saber mais, acompanhe as novidades do bar em suas páginas no Facebook e Instagram

publieditorial

Serviço 

Cervejaria Artesanal Dad’s Breja
Endereço: Rua Jorge Pimentel 4-59, Vila Engler (Bauru)
Telefone: (14) 99848-0505; (14) 99746-6277
Site: dadsbreja.negocio.site/
Facebook: www.facebook.com/Dads-Breja-337166733608059/
Instagram: www.instagram.com/dadsbreja/

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…