Quantas vezes você já pensou em investir? Os brasileiros, principalmente devido à falta de hábito e conhecimento, optam por deixar o dinheiro parado, em contas, poupanças ou até embaixo do colchão. 

Uma pesquisa com 1.050 brasileiros, realizada pela maior gestora de recursos do mundo, a BlackRock, atesta esse panorama. O estudo revelou que 37% dos entrevistados não investem porque não tem entendimento sobre o assunto, enquanto 20% deixam de aplicar por receio de perder tudo. 

Planejamento de vida

Esse cenário deve ser analisado atentamente, até porque, quem não sonha em conquistar algo com o fruto de seu trabalho? Seja um imóvel, uma viagem ou até guardar dinheiro para se aposentar com tranquilidade.

Para alcançar objetivos como esses, é necessário um planejamento financeiro com uma finalidade: poupar dinheiro. 

Vale ressaltar que, deixar de investir e manter seu capital parado, significa perder dinheiro! Isso ocorre porque você deixa de rentabilizá-lo em outro ativo.

Um dos sócios, e também assessor de investimentos, da Copaíba Invest, Fábio Antunes, comenta sobre o receio dos brasileiros em investirem no mercado. O especialista pontua que, muitas vezes, isso está relacionado à sensação de segurança que aplicações na poupança trazem. 

“É uma inércia causada pela cultura de ‘bom, tenho minha conta naquele banco e não vou me mexer’. Mas isso custa dinheiro.” 

Outro erro cometido frequentemente é quando, no momento de investir, as pessoas não buscam um profissional especializado para orientá-las. Limitar-se às opiniões de conhecidos e/ou de um gerente de banco pode ser prejudicial para os seus investimentos. 

Esse fato nada tem a ver com a capacidade ou caráter desses profissionais, mas diz respeito apenas a dois pontos. Primeiramente, seus conhecidos nem sempre tem objetivos semelhantes aos seus. E segundo que o gerente apenas oferecerá produtos do próprio banco, que nem sempre possuem a melhor rentabilidade do mercado. 

Por que buscar ajuda profissional? 

Uma maneira de aplicar dinheiro com precisão e tranquilidade é por meio de uma assessoria de investimentos. Esse serviço é realizado por profissionais especializados no mercado que sugerem para seus clientes onde e no que investir. 

Todas as recomendações, porém, são feitas a partir dos objetivos pessoais dos clientes, o que também influencia na rentabilidade e nos riscos dos produtos. 

Por isso, não ter experiência nos negócios, não é desculpa para deixar de investir! “Nós estamos aqui para ajudá-los a tomar as decisões mais corretas para cada caso”, comenta o sócio e assessor de investimento da Copaíba Invest, Fábio Lara. 

Cada perfil, um investimento

Para atender às expectativas de quem contrata o serviço, as diretrizes de investimento são traçadas com base na vida do cliente. Quais são suas pretensões, quando pretende usar o dinheiro, se tem necessidades de fazer saques mensais ou periódicos, se é um dinheiro que vai aplicar a longo prazo, etc. 

Tudo isso é estudado juntamente aos produtos disponíveis, também sendo analisado o grau de risco que pretende-se de correr. Apenas após traçar esse perfil é que os assessores sugerem para os clientes as melhores formas de atuação no mercado. 

“Nosso trabalho é muito artesanal, vamos conversando com as pessoas e entendendo seus os objetivos. São os mais diferentes perfis, desde pessoas que não estão familiarizadas com o assunto até clientes que são traders profissionais. Temos clientes de A a Z”, comenta Fábio Antunes..  

Além disso, os corretores prezam por manter o contato frequente com o cliente. Isso ocorre com a finalidade de informar sobre atualizações no mercado e possíveis mudanças na carteira de investimentos. 

“A gente vai informando para o cliente e mostra as alternativas, mas a decisão de o que fazer com o dinheiro tem que ser dele. Essa não é a função do assessor de investimentos”, frisa Lara. 

Diversidade de investimentos e de rentabilidade

Até então, o brasileiro investia apenas em produtos do banco no qual tinha conta. A XP Investimentos, atualmente uma das maiores corretoras de valores do Brasil, criou um novo modelo, chamado plataforma aberta.

Nela, a empresa oferece produtos de diferentes fornecedores, como se fosse uma concessionária multimarcas. 

Isso significa uma ampla variedade de produtos disponíveis para investir. Para se ter uma ideia, com uma única conta na XP, o cliente tem acesso a mais de 400 fundos de mais de 40 bancos diferentes. 

Surpreendente, né? Também é importante ressaltar que a XP Investimentos possui mais de 18 anos de história e mais de 1,2 milhão de clientes.

Isso, porque a corretora não “fica” com o dinheiro investido, ela apenas é um canal que possibilita que pessoas físicas ou jurídicas invistam nos produtos desejados. 

Além disso, em agosto de 2018, a XP teve 49,9% de suas ações adquiridas pelo Itaú, banco de histórico estável e irrisórias chances de “quebrar”. 

Informações exclusivas e seus benefícios para os clientes 

Porém, apesar da XP oferecer uma grande oportunidade de investimento, é necessário entender nuances sobre o mercado para se ter bons resultados. Para isso, apenas um especialista possui a experiência e o conhecimento necessários para tal. 

Sobre a atuação na área, Fábio Lara comenta: “Nosso trabalho, basicamente, é conhecer muito bem os produtos. Entender o que está disponível no mercado e ajustar muito bem ao perfil do meu cliente, entendendo qual é o momento de vida dele, quais seus projetos, de onde vem a renda, etc.” 

O que os bauruenses devem saber para investir no mercado sem medo

Os três sócios da Copaíba Invest estão há anos no mercado, Fábio Lara e Valdir Lino há mais de 30 e Fábio Antunes há mais de 15 anos. Ter atuado em grandes instituições financeiras brasileiras e estrangeiras lhes proporcionou muita técnica e discernimento em relação ao mercado financeiro.

Além disso, o tempo de atividade em grandes centros tem outra vantagem: o estabelecimento de uma extensa rede de contatos. Fábio Antunes ressalta que, conhecer diretamente quem atua nas instituições nas quais o capital de seus clientes é investido, é um ganho. 

“Quando distribuímos um determinado fundo, por exemplo, não o fazemos apenas porque vimos um documento e achamos que a rentabilidade dele está boa. Fazemos porque conhecemos as pessoas que estão lá fazendo a gestão desse fundo. Eventualmente, se temos alguma dúvida, alguma movimentação diferente, nós estamos atualizados”, discorre.

Ele também comenta que essa rede de contatos é essencial na avaliação de possibilidades de alterações na carteira do cliente. Essa é uma forma de acompanhar constantemente como as movimentações do mercado impactam nas necessidades do cliente.

Hora de mudanças, bauruenses!

Bauru tem apresentado, ano após ano, um crescimento econômico extremamente relevante. Inclusive, em 2018, ficou entre as cem melhores cidades para investir em negócios do Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Urban System. 

Dessa forma, é interessante que os bauruense reflitam sobre como estão investindo seu dinheiro. Principalmente considerando que investimentos tradicionais estão rendendo cada vez menos, em função da queda da taxa de juros do país, o que afeta diretamente na remuneração. 

“Na Copaíba Invest o cliente pode encontrar produtos melhores, além de um grande diferencial na qualidade de atendimento e no conhecimento dos produtos”, pontua Lara.

O especialista também frisa que muitos clientes bauruenses possuem previdência privada. Porém, após um estudo desses investimentos pelos profissionais da empresa, foi possível verificar que a maioria estava mal aplicada.

Os assessores, explica Lara, também atuam nesse sentido de realocar os investimentos, direcionando-os para melhorar a rentabilidade. 

“A XP também tem planos de previdência com um bom rendimento. Além disso, também tem na previdência a opção de portabilidade; então caso precise transferir [o capital], você não perde nada, mesmo se estiver em outro banco”, finaliza. 

A empresa não possui nenhuma taxa de adesão ou contrato. Também não há cobrança para a abertura da conta, nem custo mensal ou de custódia. Além disso, não há gastos para transferir o dinheiro investido – o que também pode ser feito quando desejado – para o banco do cliente. 

Sobre a Copaíba Invest em Bauru

A Copaíba Invest é uma assessoria bauruense que consolidou-se como o maior escritório credenciado pela XP Investimentos no centro-oeste paulista. Atualmente, são mais de 500 milhões de reais sob custódia e mais de mil clientes ativos no Brasil e exterior. 

O que os bauruenses devem saber para investir no mercado sem medo

A empresa foi fundada em 2013 pelos sócios Fábio Lara e Valdir Lino. De acordo com Lara, a sociedade foi resultado da aspiração de ambos em montar uma nova estrutura. O projeto visava atingir clientes de um nível mais elevado, oferecer um atendimento mais abrangente e de uma qualidade melhor.

Há três anos, Fábio Antunes uniu-se aos fundadores na gestão da Copaíba Invest. Com longa carreira no mercado financeiro de São Paulo, ele também fora anteriormente cliente Copaíba, tendo passado a sócio da empresa.

A sociedade deu certo e a empresa vem crescendo 100% ao ano. Sobre o sucesso, Lara analisa que ainda não havia uma assessoria de investimentos direcionada para clientes prime na cidade de Bauru. 

Atualmente, a empresa possui produtos em diversas categorias de investimentos. Entre eles, em renda fixa, renda variável (bolsa), fundos de investimento, previdência, seguro de vida, câmbio e fundos imobiliários, que contam, inclusive, com benefícios fiscais.  

publieditorial

Serviço

Copaíba Invest – Assessoria de investimentos
Endereço: Endereço: Av. Getúlio Vargas, 18-46 – Sala 1302 (Bauru) e Jaú Shopping, Alameda de Serviços, Loja 06 (Jaú)
Telefone: (14) 3010-1818 (Bauru) e (14) 3416.7705 (Jaú)
Site: www.copaibainvest.com.br/
Facebook: www.facebook.com/copaibainvest/
Instagram: www.instagram.com/copaibainvest/

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Spazio Verde Comendador presenteará os bauruenses neste fim de ano

Final de ano é época de celebrar a vida, a família e novos momentos. Todas essas questões …