Neste sábado, 17 de agosto, às 15h, o Parque Vitória Régia receberá o 3º Mamaço Bauru. O evento é uma iniciativa gratuita do Luz do Cuidar, e visa ampliar a divulgação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada anualmente entre os dias 01 e 07 de agosto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 40% das crianças têm amamentação exclusiva neste período.Por isso, neste ano, o slogan da campanha foi: “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”.

O tema frisa a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Além disso, também ressalta a importância do envolvimento de todos os familiares próximos neste momento, não só da mãe. 

Atividades 

Com o objetivo de difundir a importância e os benefícios da amamentação, a terceira edição do Mamaço Bauru é direcionada a todos os públicos. 

O encontro contará com um café comunitário e um bate papo liderado por Alexandrina Dittrich. Ela é formada enfermagem e obstetrícia na Universidade do Sagrado Coração e idealizadora da reunião. 

“O evento é para toda população, sejam grávidas, mães, pais, avós, família, profissionais da saúde, etc. Não precisa estar, necessariamente, amamentando”, frisa a especialista. 

Essa será uma oportunidade para tirar dúvidas com a profissional e quebrar tabus sobre o assunto. E além do bate papo, Alexandrina adianta outras atrações do evento: “Teremos diversos parceiros, brindes, música e dança para os participantes.”

 

Assim, para quem se interessou pelo evento, a dica é levar uma toalha e um lanche para participar das atividades e compartilhar experiências. 

Agosto Dourado: O que é?  

Agosto Dourado é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com o Ministério da Saúde. Inspirada na Semana Mundial de Amamentação, ela objetiva a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. 

“É importante falarmos sobre aleitamento, pois ainda existem muitas dificuldades em mantê-lo. Diferentemente do que muitos imaginam, apenas 4% das mães amamentam sem dificuldades. Além disso, a média de aleitamento no Brasil, que deveria ser no mínimo seis meses, é de apenas 53 dias”, comenta Alexandrina.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses e complementado com adição de alimentos variados até os dois anos ou mais.

Ações e campanhas são necessárias, principalmente, no atual momento, em que, cada vez mais, as mães são desestimuladas a amamentar. Isso ocorre por questões estéticas, de constrangimentos ou até por instruções incorretas de pediatras, que recomendam a introdução alimentar precoce. 

Nesses casos, é ignorada a riqueza nutricional do leite materno, que inclusive é o que dá nome à campanha. O “dourado”, refere-se ao padrão ouro de qualidade do leite humano.  

Sobre o Luz do Cuidar 

Luz do Cuidar é uma empresa especializada em consultoria materna e treinamento para profissionais da saúde. A companhia funciona em Bauru desde 2015 e possui serviços que vão de acompanhamento gestacional, à consultoria de amamentação e shantala.

“Realizamos o trabalho presencial e online para o Brasil todo. Temos pacientes, inclusive, de outros países como Peru, EUA, França, Argentina, Venezuela e Emirados Árabes”, conta Alexandrina sobre a atuação da empresa. 

Serviço 

3º Mamaço Bauru
Local: Parque Vitória Régia (Av. Nações Unidas, 25-25 – Jardim Brasil)
Data: 17 de agosto, às 15h
Facebook: www.facebook.com/events/681748858968755/ 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Como era a vida do Chico antes da fama? Conheça o cachorro bauruense que tomou conta das redes sociais!

Imagine chegar em casa e se deparar com uma verdadeira cena de filme de terror: seu quarto…