Se você tem preguiça de ir à academia, imagina como é a rotina desse casal que treina há 10 anos e, juntos, já conquistaram 24 prêmios de fisiculturismo. Tem que gostar muito do que faz, e é assim para Viena Ferreira e Rafael Fernandes!

Os bauruenses são educadores físicos e descobriram uma paixão em comum: o fisiculturismo. Viena já treinava desde 2014 e Rafael participou da sua primeira competição em 2015. Contudo, esse foi o “start” que o casal precisava para começar a participar dos eventos de fisiculturismo.

Nunca tinha pensado em competir e imaginava que era algo muito distante. Uma vez, um rapaz me viu na academia e disse que eu tinha porte para isso. Aceitei o desafio e deu certo, não parei mais!”, comenta Rafael.

Certamente, não é nada fácil ter a rotina que esse casal tem! Então, os treinos são feitos juntos, musculação e até duas sessões de cardio por dia. Mas, difícil para eles, é a falta de tempo! Viena explica que a dieta e o cansaço físico já são parte da rotina e que a maior dificuldade é arrumar tempo.

Muitos campeonatos para a conta!

Juntos, já são 24 campeonatos! Viena é campeã de 12 e Rafael campeão de outros 12. Assim, eles participam de competições amadoras e juntos têm o sonho de se tornarem atletas profissionais.

“É emocionante, sensação de dever cumprido! Passa um filme na nossa cabeça quando subimos no palco, das horas que ficamos sem dormir, cansaço, para mulher o cansaço é maior ainda”, comenta Viena.

Dentro do fisiculturismo, existem várias categorias com divisões. No caso do Rafael, que é participante da categoria bodybuilder, existe uma única divisão, que é por peso. Os atletas são classificados de 5 em 5kg, a partir de 60kg até 100kg.

Viena participa da categoria Womans Physic, onde a divisão é por altura, de até 1,63 e acima de 1,63cm. As divisões variam para cada uma das categorias.

Bauruenses campeões brasileiros em fisiculturismo!

Há três semanas, Rafael e Viena participaram do Campeonato Brasileiro IFBB 2019! Rafael foi campeão brasileiro pela terceira vez na categoria de 80kg. Viena também foi campeã brasileira e ainda foi escolhida como a melhor atleta da noite.

Para essa competição, os atletas fizeram uma preparação bem diferente, com manipulação de alimentos, dietas diferenciadas e muito tempo de treino. No final da preparação, o casal chegou a fazer três sessões de uma hora de cardio por dia, fora a musculação.

Sem nutricionistas para guiar a dieta, Viena e Rafael recebem apoio somente do treinador, Vitor Marcato! “Sempre gostamos de discutir, ele fala a opinião dele, eu falo a minha, a Viena fala a dela e chegamos a um consenso. Mas é muito importante ter esse direcionamento. Não conseguimos nos autoavaliar, então ter um treinador é essencial”, completa Rafael.

Todo o esforço mostra que no final vale a pena! E tudo isso só faz com que o casal continue treinando para trazer mais medalhas e troféus para Bauru.

“Se eu tivesse que definir com uma palavra só, seria satisfação! Porque é o reconhecimento do esforço, é você ser reconhecido como ser o melhor naquilo que lutou para conseguir. A gente participa de campeonatos amadores, mas como todo atleta, queremos chegar no profissional”, finaliza Rafael.

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…