Bauru possui um grupo de pessoas que trabalham todos os dias para aproximar a astronomia da população. E isso já acontece há dez anos na cidade! O Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, da Unesp em Bauru, foi inaugurado em 04 agosto de 2009.

Desde então eles desenvolvem atividades, eventos e até um programa de televisão para difundir o assunto. Além de fazerem atendimentos escolares com agendamento pelo site: obsbauru.simplybook.me.

Neste ano, o observatório comemora dez voltas ao redor do Sol. Por isso, em parceria com o Grupo de Radioamadores de Bauru, o local recebe os bauruenses gratuitamente. O evento será no próximo sábado (17), das 19h às 22h, e faz parte da agenda oficial das comemorações do aniversário de Bauru.

Entre as atividades estão: uso de telescópios, oficina infantil, identificação do céu e “lojinha”. No entanto, dessa vez, ao invés da palestra ser sobre um único tema, serão dois assuntos abordados.

Atividades no observatório

A primeira palestra será sobre as ações atuais do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”. Além de falar sobre sua equipe e as atividades com pesquisa e divulgação científica que desenvolve. É uma ótima oportunidade para conhecer como funcionam as pesquisas dentro da universidade, a importância da educação e os benefícios que essas atividades implicam para a comunidade.

Já a segunda palestra será sobre o Programa Apollo, um conjunto de iniciativas coordenado pela NASA (em inglês, National Aeronautics and Space Administration) com o intuito de levar o homem à Lua durante os anos de 1961 a 1972. A palestra celebrará os 50 anos que a primeira pessoa pisou na Lua em 1969.

Junto com o Observatório, o Grupo de Radioamadores de Bauru (GBR) e a AMSAT-BR celebrarão dois anos da instalação da repetidora PY2KDE (147,180MHz – 77Hz). No próprio Observatório, eles realizarão uma demonstração de radioamadorismo, incluindo atividades práticas como, por exemplo, transmissão de mensagens através de voz, código morse e até uma transmissão de fax colorida!

Presente para os amantes da astronomia em Bauru

Além de comemorar uma década, o observatório ganhou um presente de aniversário! Agora o local possui mais um telescópio e os bauruenses poderão conferir no evento deste sábado.

Ele foi doado por meio de verba de um projeto do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp Bauru. Este projeto foi financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e permitiu a aquisição de um telescópio!

Serviço
10 Anos do Observatório
Data: 17 de agosto, das 19h às 22h
Local: Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” (Estrada Municipal José Sandrin-Chácaras Bauruenses, dentro do IPMet)
Contato: [email protected] / (14) 99124-9044 / (14) 3103-6030
Facebook: www.facebook.com/obsbauru
Instagram: @obsbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…