O Secretário de Cultura de Bauru, Rick Ferreira, participou nesta quinta-feira, dia 15, da cerimônia alusiva aos 75 anos de Incorporação do Navio-Museu “Bauru” à Marinha do Brasil. A comemoração aconteceu na Boulevard Olímpico, na Praça XV no Rio de Janeiro, local onde o navio está ancorado. O Navio-Museu Bauru é um dos equipamentos culturais do Espaço Cultural da Marinha.

Rick Ferreira no Navio-Museu Bauru (Foto: Priscila Medeiros)

A cerimônia foi presidida pelo vice-almirante José Carlos Mathias, diretor de Patrimônio Histórico e de Documentação da Marinha. Além de contar com a presença do comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, e do ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra (Reformado), Alfredo Karam – Decano dos submarinistas brasileiros e ex-tripulante do Bauru.

Foto: Priscila Medeiros

Navio-Museu Bauru

Construído nos EUA, o Contratorpedeiro de Escolta USS McAnn foi descomissionado em 15 de agosto de 1944. A partir disso, ele foi transferido para a Marinha do Brasil e, portanto, rebatizado como Bauru. O nome é em alusão ao rio que dá nome à cidade do interior paulista. Com uma tripulação de 201 militares, foi o quarto navio de uma série de oito transferidos pelos EUA para o Brasil no esforço de guerra (Bertioga, Beberibe, Bracuí, Bauru, Baependi, Benevente, Babitonga e Bocaina), constituindo a classe Bertioga.

Destacam-se, entre suas missões, as operações de caça antissubmarino, escolta a comboios e apoio ao serviço aéreo de evacuação das tropas aliadas vindas da Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao longo dos seus 37 anos, 6 meses e 16 dias no Serviço Ativo da Marinha, percorreu 295.428,9 milhas náuticas, totalizando 1.423 dias de mar.

Após uma minuciosa reforma, realizada para lhe devolver seu aspecto durante a Segunda Guerra Mundial, o Navio-Museu Bauru foi inaugurado em 21 de julho de 1982, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em 20 de janeiro de 1996, foi inaugurado o Espaço Cultural da Marinha, seu porto-sede até os dias de hoje.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Social Bauru
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Você pode ajudar a escolher as novas árvores para a arborização de Bauru!

Você tem uma árvore preferida? Agora, os bauruenses poderão escolher quais tipos de árvore…