O Secretário de Cultura de Bauru, Rick Ferreira, participou nesta quinta-feira, dia 15, da cerimônia alusiva aos 75 anos de Incorporação do Navio-Museu “Bauru” à Marinha do Brasil. A comemoração aconteceu na Boulevard Olímpico, na Praça XV no Rio de Janeiro, local onde o navio está ancorado. O Navio-Museu Bauru é um dos equipamentos culturais do Espaço Cultural da Marinha.

Rick Ferreira no Navio-Museu Bauru (Foto: Priscila Medeiros)

A cerimônia foi presidida pelo vice-almirante José Carlos Mathias, diretor de Patrimônio Histórico e de Documentação da Marinha. Além de contar com a presença do comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, e do ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra (Reformado), Alfredo Karam – Decano dos submarinistas brasileiros e ex-tripulante do Bauru.

Foto: Priscila Medeiros

Navio-Museu Bauru

Construído nos EUA, o Contratorpedeiro de Escolta USS McAnn foi descomissionado em 15 de agosto de 1944. A partir disso, ele foi transferido para a Marinha do Brasil e, portanto, rebatizado como Bauru. O nome é em alusão ao rio que dá nome à cidade do interior paulista. Com uma tripulação de 201 militares, foi o quarto navio de uma série de oito transferidos pelos EUA para o Brasil no esforço de guerra (Bertioga, Beberibe, Bracuí, Bauru, Baependi, Benevente, Babitonga e Bocaina), constituindo a classe Bertioga.

Destacam-se, entre suas missões, as operações de caça antissubmarino, escolta a comboios e apoio ao serviço aéreo de evacuação das tropas aliadas vindas da Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao longo dos seus 37 anos, 6 meses e 16 dias no Serviço Ativo da Marinha, percorreu 295.428,9 milhas náuticas, totalizando 1.423 dias de mar.

Após uma minuciosa reforma, realizada para lhe devolver seu aspecto durante a Segunda Guerra Mundial, o Navio-Museu Bauru foi inaugurado em 21 de julho de 1982, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em 20 de janeiro de 1996, foi inaugurado o Espaço Cultural da Marinha, seu porto-sede até os dias de hoje.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…