O TETO é uma instituição sem fins lucrativos que atua em 19 países da América Latina. Aqui no Brasil, a organização está presente em cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná. 

Bauru é uma das cidades que recebe a atuação de voluntários do projeto, mas você sabe o que exatamente eles fazem? A gente explica! 

Principais objetivos

De acordo com o próprio site da instituição, o principal objetivo é superar a situação de pobreza em que pessoas em comunidades carentes vivem. Assim, por meio da ação de seus voluntários, é promovido o engajamento comunitário. 

Uma das coordenadoras do projeto em Bauru, Thais Maia, explica que, para isso, a instituição desenvolve diversas atividades. As tarefas vão, desde a construção emergencial de moradias, até intervenções relacionadas à infraestrutura da comunidade e trabalhos voltados para o desenvolvimento social e autonomia dos moradores.

Ela também esclarece que a atuação do grupo funciona a partir de um mapeamento feito na cidade. Dessa forma, é possível localizar as comunidades em maior situação de vulnerabilidade. 

“A partir disso, procuramos um morador mais antigo, que será nossa referência para aplicação de um questionário sobre a comunidade. Por fim, com essas informações, escolhemos a comunidade que mais se encaixa no nosso modelo de trabalho”, comenta Thais.  

Um dos voluntários do projeto, Fellipe Guerrise, também pontua que todo o trabalho é feito em parceria com os moradores. “O Teto quer desenvolver aquela sociedade, torná-la o mais autônoma possível. Para isso, não funciona como um assistencialismo. Então após escolhida a comunidade, trabalhamos com as pessoas de lá”, explica.  

Sobre isso, a coordenadora ainda reforça que são realizadas reuniões semanais com os moradores. “Eles devem participar de todas as atividades, desde o descarregamento do material até a pintura das casas”, esclarece Thais. 

Atuação em Bauru 

O Teto começou a atuar em Bauru ano passado, por meio da realização do evento da Coleta. Essa mobilização procurou denunciar para a cidade a existência e a situação de vida precária das comunidades.

Após a iniciativa, foram realizadas duas atividades de construção, de forma a consolidar as ações da organização em Bauru. A primeira delas foi realizada no bairro Ferradura Mirim, e construiu 18 casas. Já a segunda ocorreu no bairro Fortunato Rocha Lima, onde dez casas foram construídas.

“A partir de agora, estamos trabalhando para implantar aqui as demais atividades que o Teto propõe. Entre elas, as equipes de trabalho fixo e a construção de sedes comunitárias”, pontua a coordenadora.

Colocando a mão na massa 

Curtiu o projeto mas não sabe como ajudar? Calma. Para participar não precisa ter experiência, e você pode auxiliar com doações ou fazendo parte do projeto. Sobre as arrecadações, o TETO trabalha de três maneiras: 

  • Financiamento Coletivo: um grupo de pessoas se une para arrecadar o valor de uma casa e construí-la; 
  • Financiamento Corporativo: uma empresa paga uma cota e pode mandar seus colaboradores para o evento da construção;
  • Financiamento por meio de doações de pessoas físicas ou pelo programa Amigos do TETO: você paga um valor mensal para ajudar a ONG e recebe inscrições antecipadas para os eventos.

Caso queira participar do projeto, você pode entrar no grupo de WhatsApp composto por voluntáios de Bauru. Outra alternativa é entrar no grupo de Facebook do TETO São Paulo , onde são postadas todas as atividades realizadas no estado. 

O grupo em Bauru se reúne toda terça-feira, às 20h. Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected]

Thais comenta que a organização já está planejando suas próximas ações em Bauru: “Estamos organizando, para setembro, uma ação de arrecadação de fundos e denúncia da situação de pobreza que muitos bauruenses vivem.”

Todas as fotos presentes na matéria são de divulgação e foram disponibilizadas pelo TETO Bauru. 
Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…