Você sabia que todas as escolas do Brasil seguem um padrão de ensino? O conjunto de diretrizes define o que deve ser ensinado aos alunos, a chamada Bases da Educação Nacional (BNCC). Definida pela Lei nº 9.394/1996, a base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
Portanto, cuidar da educação não é tarefa fácil! Especialmente neste ano, em que há a exigência de reestruturação do plano de ensino para seguir as novas diretrizes educacionais com a implantação da BNCC. Por isso, a Sagrado Rede de Educação e a Equipe Gestora do Colégio São José já colocaram a mão na massa para reestruturar o plano de ensino.
Nos dias 26, 28 e 29 de agosto, a escola organiza reuniões com os pais. O objetivo é apresentar o Plano de Reestruturação Educacional e de Infraestrutura, rumo aos 100 anos do Colégio. O projeto abrange ações de inovação em todos os segmentos – educação infantil e ensino fundamental (1º ao 9º ano) – do colégio. Entre elas, estão: educação tecnológica, programa bilíngue e itinerários formativos – eletivas.
O plano apresenta novos conceitos, projetos e processos educacionais desenvolvidos pela Equipe do Colégio São José e pela Sagrado Rede de Educação. Segundo a diretora administrativa, Profª. Ma. Ir. Grazielle Rigotti da Silva, a reestruturação reafirma a excelência da instituição confessional, reconhecida há 93 anos na cidade de Bauru. Em uma entrevista para o Social Bauru, a diretora ainda esclareceu mais sobre o novo plano, confira:
– O que é o Plano de Reestruturação Educacional?
Plano de reestruturação educacional é uma modalidade de gestão organizacional que evidencia todas as dimensões da escola (organização, processos, proposta pedagógica, formação e capitação de pessoas, metodologias e práticas de ensino) tendo em vista a formação integral do aluno, o seu desenvolvimento e a aprendizagem pautados em competências e habilidades.
– Quais são as novidades no plano de ensino do colégio?
1- O ensino é pautado em novas metodologias, entendendo que a aprendizagem acontece em diferentes espaços e situações. Ensino híbrido, metodologia steam, aulas invertidas, espaços tecnológicos e outros.
2- A cultura e os espaços makers são pensados, não como novidade, mas como uma estratégia metodológica que promove o protagonismo do aluno na criação e construção do conhecimento.
3- Itinerários formativos que contribuem para a formação e construção do projeto de vida dos alunos que implica a proposta de eletivas por áreas do conhecimento e com certificação.
4- Introdução de temas contemporâneos em vista da formação integral dos alunos, desde a educação infantil até o ensino médio. Educação financeira, empreendedorismo, internacionalização por meio da implantação gradativa do Programa Bilíngue, dentre tantas outras propostas.
– O que mudou no Colégio São José?
Sobretudo, a forma de concepção da educação como um espaço de ensino e aprendizagem colaborativos. Assim, o conhecimento é construído por todos os sujeitos da escola e não somente professor e aluno. O protagonismo na sociedade do conhecimento não é privilégio de um único grupo, mas de todos os envolvidos no projeto pedagógico, centrado na pessoa.
– Qual a importância de continuar a reestruturação?
O processo que se atualiza e se inova a cada ano, especialmente, diante dessa geração de nativos digitais. Nesse sentido a gestão de inovação, em âmbito de Rede Sagrado, se ocupará em buscar constantemente as novidades no cenário educacional e nas tecnologias educacionais de relevância. Os materiais didáticos deverão contemplar as novas tendências tecnológicas. A equipe gestora deverá analisar e optar por propostas que melhor evidenciem relação custo-benefício, de modo que todos tenham acesso aos diferenciais. Essa é a tendência de uma educação disruptiva que, através de suas ações, produz inovações com custos baixos, age de forma criativa e oferece soluções e serviços correspondentes às demandas existentes no contexto em que está inserida. Ou seja, aproveita-se tudo o que já existe, melhorando e agregando inovações.
– De que forma ela irá melhorar o ensino oferecido?
Irão melhorar o ensino na medida em que forem pensadas e sistematizadas de acordo com o currículo e a proposta pedagógica. Quanto mais expressarem a intencionalidade educativa, melhor se identificarão com o projeto pedagógico do colégio e mais se evidenciarão nos resultados de excelência. O monitoramento e a avaliação de todas as ações indicarão os ajustes necessários do processo. Todas as ações previstas melhorarão as práticas de ensino e consolidarão a identidade do Colégio São José. Além da sua referência em ensino forte, construída ao longo dos anos.