O primeiro semestre do ano já passou e os vestibulares começam em novembro! Se você já está na maratona de estudos há algum tempo, está no caminho certo, portanto mantenha a rotina. Mas e quem deixou para se dedicar na última hora, o que fazer? Será que ainda dá tempo?

Segundo a professora Ester Cacchi, idealizadora do Zec Vestibulares em Bauru, não existe tempo perdido. Porém, ela alerta: atenção, vestibulandos, não adianta surtar agora! Se o aluno mantiver um ritmo de estudos dá tempo.”

Para a reta final, o importante é focar no quem vem por aí. Portanto, nós conversamos com a Ester para descobrir como otimizar os estudos até os vestibulares. Então, se você não sabe por onde começar, se liga nessas dicas!

1- Se atente apenas ao seu ritmo

Todo vestibulando já escutou aquele papo de que “fulano passou em medicina na melhor universidade pública”. As comparações entre os estudantes são inevitáveis, por isso, é importante não deixar isso te afetar.

Esteja consciente de que cada um tem seu tempo e se compare apenas com você. As redes sociais e as propagandas trabalham com um nível de exigência mais focada na exceção do que na regra. Assim, o aluno desiste do vestibular antes de tentar. Então lembre-se de arquitetar e construir a sua própria trajetória de sucesso.

“O aluno deve sim se inspirar, mas ele deve olhar para si e, nesse momento, evitar as propagandas milagrosas. Não deve trabalhar com a procrastinação, achando que a qualquer momento vai ter resultados. Os resultados são construídos. Nem deve ter a ideia de que ele é burro e não vai aprender nada. Nesses meses até às provas ele deve se concentrar nos progressos que teve e saber que cada um tem seu tempo. Só não consegue quem desiste”, esclarece Ester.

2- Tenha um espaço de estudos

Um ambiente tranquilo e calmo é essencial para se concentrar e focar nos estudos. Por isso, nessas horas, organizar uma mesa com uma cadeira confortável ajuda a incentivar esse momento. E essa dica não é apenas para os alunos de cursinho não, é também para quem está no ensino médio.

Assim, com o espaço arrumado, já é possível criar uma rotina de estudos. “O que torna o ano de cursinho tão medonho para o aluno é que, muitas vezes, não tem uma rotina regular de estudo, porque ele não está acostumado a sentar para estudar. Quando ele cai no ano do vestibular, ele não está habituado à rotina. Então eu aconselho desde sempre ter um lugar em casa, por menor que seja”, pontua a professora.

3- Conheça os vestibulares

Você já leu o edital dos vestibulares que irá prestar? O documento conta com inúmeras informações importantíssimas que podem ajudar na hora de fazer a prova. Lá é possível descobrir a matérias que são exigidas e quais são as áreas específicas para o curso que irá prestar.

Depois de conhecer o vestibular, procure se fundamentar nesse conhecimento para elencar as dúvidas e dificuldades que você tem. Assim, seus estudos serão mais assertivos e os resultados podem ser melhores.

4- O que é melhor: estudar o que já sabe ou o que tem dificuldade?

A resposta para essa pergunta, segundo Ester, é o equilíbrio! “Se você abandonar o que tem facilidade, vai perder a segurança. Ainda estamos no começo, então o direcionamento é manter o que sabe e focar nas dificuldades que são possíveis de ser esclarecidas”, explica a idealizadora do Zec.

Ainda nesse sentido, colocar em prática toda a teoria também ajuda a reforçar o que já se sabe e a solucionar as dificuldades. Resolver listas de exercícios, fazer provas dos vestibulares dos anos anteriores e levar as dúvidas para os professores é essencial!

5- Estude em grupo

Outra forma de reforçar o conteúdo é estudando em grupo. Todo mundo tem um amigo que é melhor em alguma matéria. Ele pode te ajudar a aprender um conteúdo e a resolver os exercícios.

“Combinar um horário com os colegas para estudar ajuda, desde que o grupo esteja focado. É um ganho para quem ensina também, porque já diziam que a melhor forma de aprender é ensinar alguém, porque você reforça. Então eu vejo um ganho muito grande para todos nesse processo; é muito legal”, opina Ester.

6- Cuide de você

Apesar do vestibular exigir muito do aluno e ser um ano de sacrifícios com longas rotinas de estudo, exageros nunca são bons. Por isso, tenha sempre um dia de descanso na semana e não se esqueça de passar um tempo com a família e amigos. Boas noites de sono e uma alimentação saudável também são fatores que auxiliam positivamente no desempenho.

Além disso, praticar exercícios físicos regularmente traz bem-estar ao corpo. Isso ajuda a aliviar o estresse, a tensão e até a dormir melhor. Nesse período também é muito comum os alunos se sentirem pressionados. Essa pressão causa diversos sintomas trazendo consequências ruins para a pessoa como um todo. Por isso, quando o assunto é mais sério, a ajuda de um profissional é fundamental.

A dica da professora Ester é: “Procure fazer terapia com um psicólogo, vale a pena procurar um profissional. ‘Ah, vou conversar com um amigo mesmo’, amigo dá opinião, já o profissional vai te ajudar a lidar com a ansiedade e com a pressão do vestibular.”

7- Fique de olho na segunda fase

Você pode estar pensando “mas ainda nem chegou a primeira fase”. Eu sei, mas é interessante focar nos estudos para a primeira fase já pensando na segunda. O motivo é que o tempo entre as duas etapas do vestibular é muito curto e deixar para depois prejudicar o seu desempenho.

E mesmo seguindo essa dica, se você quiser dar um gás nos estudos para a segunda fase, Ester afirma que você não precisa fazer isso sozinho. Em dezembro, o Zec Vestibulares abre um grupo de estudos focados na fase final dos vestibulares. Assim, eles trabalham as especifidades de cada vestibular com correções e textos.

“A ideia é ver a escrita do aluno, porque a segunda fase é eliminatória porque, muitas vezes, o aluno não sabe organizar uma resposta dissertativa para a segunda fase. Então trabalhamos esses conceitos e fazemos correções com devolutivas. No final do ano, a gente sempre está aberto, mesmo depois do Natal. Avisando que o ritmo é power, mas os resultados têm sido muito bons”, comenta a diretora.

Zec Vestibulares em Bauru

O Zec está há três anos como curso pré-vestibular e desde 2011 como sede de diversos cursos livres em Bauru. O cursinho é dirigido pela Ester, há mais de 20 anos professora de Ensino Médio e de vários cursinhos em Bauru e na região.

Amante dos livros, ela oferece um curso baseado neles, o que proporciona uma perspectiva contextualizada. Dessa forma, é possível especificar conteúdos abordando a língua portuguesa e a história, desenvolvendo melhor a escrita do aluno.

“Como fizemos uma grade estendida, acreditamos que o livro didático permite maior aprofundamento do aluno. Então quem tem dificuldade em humanas e precisa de um texto maior para ampliar a visão, o livro favorece isso”, esclarece.

E falando nisso, no dia 09 de setembro começa o curso de aprofundamento em história no Zec. As aulas são realizadas toda segunda-feira, das 19h às 22h, e é aberta ao público. Assim, o curso envolve história do Brasil, história geral e foca, principalmente, em alguns conflitos históricos geopolíticos.

“Ter noção do contexto histórico permite ao aluno não ficar só preso às obras. A gente prepara para esse aprofundamento do vestibular que tem sido uma tendência”, finaliza Ester.

publieditorial

Serviço
Zec Vestibulares
Local: Rua Treze de Maio, 18-75
Horário: de segunda a sexta das 7h às 18h30
Telefone: (14) 3245-2472 ou (14) 99174-6336
Facebook: www.facebook.com/zecvestibulares

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …