O Núcleo de Estudos em Fotografia (NEF) começa hoje dia 29 de agosto. A segunda edição vem com a proposta de ser um manifesto e também um festival. Assim, durante quatro dias, Bauru irá receber diversas atividades relacionadas à fotografia.

O NEF irá contar com workshops com profissionais do ramo e palestras gratuitas. Para finalizar cada dia, o evento ainda propõe uma confraternização no Bodega Bar, ao lado do Espaço Protótipo. Nesta quinta (29), a festa de abertura começa às 22h e conta com DJ Rato comandando o som. Para saborear, quem assina os quitutes são Chef Karen e Do Fundo do Bauru.

Confira as atividades que vão rolar nesta quinta-feira, dia 29 de agosto: 

Oficina “Retrato Feminino” com Lara Pires

A oficina de direção, luz e composição para ensaio feminino têm como proposta trazer uma vivência para alunos que pretendem desenvolver seus próprios retratos. Serão abordados assuntos como pré-produção: como escolher roupas, o local onde serão feitas as fotos e até o conceito a ser desenvolvido e como dirigir a modelo na hora do ensaio, lidar com a melhor luz e fazer retratos mais criativos.

Crédito: Lara Pires

O workshop é voltado para quem gosta do universo de retrato feminino e pretende adquirir mais confiança na hora de realizar um ensaio. A oficina é 100% prática e terá a participação de uma modelo com maquiagem profissional assinada pela maquiadora Jo Araujo.

Quem ministra a oficina é a fotógrafa Lara Pires, que atua na área de retratos há 5 anos. O principal foco de seu trabalho são os ensaios femininos. Os temas mais recorrentes em sua fotografia são autoestima e valorização do próprio corpo. Além dos retratos, também atua na área de editorial de moda, beleza, fotografia corporativa e de família. Tem publicações nas revistas Vogue Itália e Malu. É idealizadora do projeto fotográfico “Love My Body” e do workshop “Ensaios Femininos com Lara Pires”.

Lara Pires, fotógrafa

A oficina “Retrato Feminino” será realizada no Museu da Imagem e do Som (R. Rio Branco, 3-16), das 14h às 18h.

Inscrições pelo link: www.sympla.com.br/oficina-de-retrato-feminino-com-lara-pires

Palestra “Outros Modos de Ver” com Cris Veit

A partir da mudança vivenciada em sua vida profissional, a palestrante vai abordar temas como a crise nos espaços tradicionais de publicação, novas plataformas de divulgação e exposição, a fusão entre ficcional e documental como possibilidade criativa e a necessidade de estimular a inclusão e diversidade de olhares.

Crédito: Cris Veit

Cris Veit é editora de fotografia e fotógrafa. Trabalhou como designer em publicações no Brasil e no exterior por vinte anos. Foi diretora de arte e editora de fotografia da revista National Geographic Brasil entre 2001 e 2013. Durante seus anos na icônica revista nunca se imaginou como fotógrafa, até que em 2016 produziu o ensaio “Fotógrafos em Campo – a Batalha por Mosul”, onde se valeu da experiência como editora para comentar os possíveis enfoques da cobertura fotográfica de um conflito. Esse e outros trabalhos foram publicados nas revistas National Geographic Brasil, Veja e Crescer e nos sites Roads and Kingdoms (EUA) e P3 (Portugal). É co-curadora da Foto_Invasão, festival itinerante de fotografia com edições em 2016 e 2018.

A palestra será realizada no Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57), às 20h.

Cris Veit
Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …