A cultura é parte essencial de nossas vidas.

Pense em quantos produtos culturais consumimos diariamente: de séries, músicas e filmes até aquelas artes que embelezam as ruas por quais passamos. Bastante coisa, não é?

No entanto, para a arte existir e continuar presente no nosso cotidiano é necessário dar apoio aos artistas,começando por aqueles próximos a nós.

Sejam escritores, pintores, grafiteiros, desenhistas ou cantores. Os artistas locais estão presentes em Bauru e todo o apoio a eles é uma forma de incentivo para que continuem produzindo arte e cultura para nossa cidade!

Grafite: uma das raízes da arte

Gabriel Hune se interessou por arte quando ainda era criança. Nesta época uma de suas brincadeiras favoritas era desenhar.

O artista começou a pintar telas em 2011 e depois que achou seu estilo passou a grafitar e dar cor para as ruas de Bauru, deixando o dia a dia de quem vive na cidade mais bonito.

Queria um estilo único, uma característica que fosse somente minha, que quando as pessoas olhassem logo elas reconheceriam que aquele determinado desenho era meu”, revela Hune.

artista

Durante seis anos pintando murais nas ruas, o grafiteiro já teve alguns de seus grafites expostos em perfis de Instagram estrangeiros como @graff_character , @tschelovek_grafitti, @therealartofstreetart.

Entretanto, apesar de estar pouco a pouco conseguindo reconhecimento, Gabriel ainda acredita que uma das maiores dificuldades de seu trabalho como artista é a valorização deste.

Todo artista quer que seu trabalho seja visto e reconhecido de algum modo. O Brasil encontra-se em um momento difícil de nossas políticas e crises. Vivemos em um país que a valorização da nossa própria cultura e arte é muito baixa, ainda mais em cidades do interior. Temos que ser valorizados dentro do nosso próprio nicho. Porque é assim que mostramos para as capitais e para o mundo que o interior tem voz, que aqui tem pessoas extremamente talentosas, que sonham e são capazes sim de mostrar a todos a verdadeira essência da arte, o amor pela arte e amor por nossa cultura”, explica.

Ampliando para novos horizontes

Depois do convite da galeria 19 Karen Contemporary Artspace, Gabriel já enviou três quadros para uma exposição coletiva que acontecerá na Austrália no dia 30 de novembro.
O artista teve liberdade para pintar suas telas de acordo com a proposta da galeria e passou cinco meses no processo de criação.

Para ele, ter sido convidado para um evento desse porte foi um sonho realizado:

Sempre sonhei em expor minha arte em galerias internacionais. Quando recebi o convite, eu topei participar na hora. No mesmo instante que recebi a notícia eu liguei para a minha namorada que é a minha maior incentivadora. Ficamos muito felizes, pois foram 8 anos pintando todos os dias telas e telas uma atrás da outra e sonhando com uma oportunidade dessas”, confidencia.

 

artista

A exposição terá 100 artistas do mundo inteiro e ter um bauruense entre eles é um grande passo para a arte local.

Gabriel explica que uma exposição assim é uma grande oportunidade para artistas, que podem ampliar seus horizontes no mundo da arte.

Eventos assim são muito importantes, porque a nossa arte acaba sendo ainda mais valorizada, tanto aqui no Brasil, quanto em países estrangeiros e em suas galerias de arte. Assim ganhamos mais reconhecimento no cenário artístico internacional e nacional, nosso currículo artístico acaba ficando com mais peso”.

Uma mãozinha para a arte local

Entretanto, para conseguir comparecer no evento, Gabriel precisa da ajuda dos bauruenses.
Ele e sua namorada já fizeram uma vaquinha, mas o dinheiro arrecadado ainda não é o suficiente para cobrir os custos da viagem.
Quem quiser ajudar nessa campanha é só acessar o site: www.vakinha.com.br/vaquinha/exposicao-australia

Além da vaquinha, a fim de arrecadar o dinheiro necessário, o artista irá realizar um sarau na primeira semana de novembro onde irá vender algumas de suas gravuras, o local, no entanto, ainda não está definido.

Conheça mais do trabalho de Gabriel em suas redes sociais:

Facebook:  www.facebook.com/gabriel.hune
Instagram: @gabrielhune

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…