A Igreja Batista Sul comemora, neste mês, 16 anos em Bauru e escolheu celebrar de uma forma nada usual. A instituição presenteará a cidade com uma campanha de doação de sangue

O evento gratuito será realizado neste sábado (14), das 7h30 às 11h, na própria igreja. O  espaço, que fica localizada na Rua Charles Lindemberg, 1-6, receberá uma unidade móvel do hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho

Fazendo o bem

O coordenador geral da ação, Marcelo Madeira e Silva, conta que a ideia de presentear Bauru a cada aniversário da igreja surgiu há alguns anos. Porém, neste ano, a doação de sangue é relacionada ao tema do 16º aniversário: encontros. 

“Pensamos em promover encontros com a esperança. Então, a importância está em levar esperança para aqueles que passam por situações nas quais necessitam de sangue. Eles ficam limitados, sem poder resolver se não por meio de ajuda e doações, por meio daqueles que podem fazer algo, então nós queremos levar esperança para as pessoas”, conta Marcelo sobre a proposta deste ano.

A iniciativa foi realizada também no ano passado pela igreja e obteve grande adesão da população. “Fizemos isso ano passado e muita gente foi e pôde doar. Nós, assim como o próprio hemonúcleo, ficamos muito felizes, de maneira que acertamos ainda naquela época o retorno deles neste ano, também no nosso mês de aniversário”, comenta Marcelo.

Foto: Divulgação/Junior Fidélis

A ação é feita em parceria com o hemonúcleo Amaral Carvalho, de Jaú, para onde toda a coleta é destinada. No entanto, o coordenador geral explica que as doações podem ser compartilhadas com outros centros. 

“Eles fazem parte de uma rede onde servem mutuamente, na medida da possibilidade, à necessidade que cada hemonúcleo tenha”, conta Marcelo. 

Fique de olho nas condições para doar 

Você sabia que apenas com uma bolsa de sangue é possível ajudar até quatro pessoas? Por isso, para realizar a doação é necessário possuir uma boa saúde e seguir algumas condições, entre elas: 

  • Apresentação indispensável do RG ou documento com foto;
  • Possuir entre 18 e 65 anos (aqueles com idade entre 17 e 18 anos, podem doar acompanhados da mãe, pai, ou tutor legal, ambos munidos de documento com foto); 
  • Pesar, no mínimo, 60 quilos; 
  • Não estar resfriado e não estar tomando medicamentos. Em caso do uso de antibióticos e anti-inflamatórios, o ideal é aguardar 15 dias. No caso de vacinas, é necessário aguardar um mês;
  • Nunca doar em jejum e, após refeições pesadas, é ideal aguardar duas horas;
  • Não ser portador de chagas, sífilis, hepatite ou HIV; 
  • Se mulher, não estar grávida ou amamentando;
  • Não ter tido convulsões após 2 anos de idade;
  • Não ter frequentado região de malária nos últimos 6 meses.

Serviço 

Doação de sangue
Data: 14 de setembro, das 7h30 às 11h
Local: Igreja Batista Sul (R. Charles Lindemberg, 1-6 – Parque Jardim Europa)

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…