A escola é um espaço onde os pequenos passam grande parte de sua vida, não é mesmo? A vida escolar é composta por uma rotina, de segunda a sexta, que dura muitos anos; mais de uma década se contarmos dos primeiros anos da Educação Infantil ao final do Ensino Fundamental. 

Por isso, é essencial buscar um lugar tão acolhedor quanto o seu próprio lar para recebê-los diariamente. Além disso, a escola é um espaço para desenvolver aprendizados relacionados aos conteúdos assim como lições para toda a vida.

Aprendizado na prática 

Pensando justamente nessa responsabilidade, a Criarte trabalha há mais de 30 anos uma proposta pedagógica sócio interacionista. De acordo com a mantenedora da escola, Mara Adriana Zuim Garcia, isso significa que todo o aprendizado precisa ter um significado. 

Assim, o objetivo é levar o aluno a explorar e descobrir todas as suas possibilidades, traçar seus objetivos, fazer relações de tempo e espaço. Através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar; benefícios esses que são levados para toda a vida. 

Para isso, Mara pontua que a escola promove diversas atividades práticas, onde as crianças conseguem visualizar o conteúdo presente nos livros. Dentre elas, a Feira Cultural, evento realizado anualmente. “É um espaço onde o aluno mostra, principalmente, o aprendizado dele dentro do conteúdo trabalhado”, esclarece a mantenedora. 

Bauru nos holofotes das turmas

Neste ano, em sua 23ª edição, o tema que será trabalhado por todos os anos é “Bauru: nos trilhos do conhecimento”. Os alunos do minigrupo ao nono ano trabalharão diferentes aspectos que compõem a cidade e irão apresentar o resultado em suas respectivas salas, no dia 20 de setembro, das 17h às 21h. 

A escolha do tema, no entanto é mais que uma homenagem. “Escolhemos Bauru porque queremos trabalhar o reconhecimento da cidade e sua origem. Além disso, também conhecer os problemas e apresentar soluções”, comenta Mara. 

A gestora pontua que a escolha também foi feita pensando na formação dos alunos enquanto cidadãos. Isso, porque o ato de estudar a fundo o local no qual nasceu, cresceu e atualmente vive, gera um sentimento de pertencimento entre os pequenos. 

“Toda vez que a criança ou o adolescente se sente pertencendo a uma temática ou um lugar ele desenvolve de uma forma diferente o amor por esse lugar. É assim na família, na escola e também com a cidade. E nós pensamos que Bauru carece um pouco disso”, comenta Mara. 

Dessa forma, o trabalho também será feito de acordo com a proposta sóciointeracionista da escola. A mantenedora dá o exemplo do trabalho que está sendo realizado com o Maternal 1 para a Feira Cultural. 

A 23ª edição da Feira Cultural da escola Criarte acontece no dia 20 de setembro, das 17h às 21h com o tema “Bauru: nos trilhos do conhecimento”.

O tema escolhido foi a Igreja Tenrikyo, e para abordar o assunto de forma prática, as educadoras propuseram a produção de yakissoba, um prato tradicional japonês. A atividade também contou com vestimentas e utensílios típicos, como o hashi.

Uma cidade, vários olhares

A diretora Patrícia Maciel Trevizani ressalta que a atividade é enriquecedora. “Em cada faixa etária você tem um programa pedagógico, um conteúdo. Então, o que estamos fazendo é vincular isso à cidade”, explica. 

Assim, se adequando ao plano de conteúdo, toda a educação infantil trabalhará com as “Maravilhas de Bauru”, focando em pontos turísticos e atrativos da cidade, como as personalidades, os primeiros habitantes (indígenas e a ferrovia), o Zoológico Municipal, a Copaíba, a igreja Tenrikyo, e o lanche Bauru. 

Enquanto isso, o 2º ano abordará a importância do Cerrado. Mara comenta que os alunos estão fazendo o estudo do bioma com a ajuda do 9º ano e também em parceria com o Jardim Botânico

Os alunos do 3º ano irão apresentar sobre a história e geografia da cidade de Bauru e o 4º ano trabalhará com a parte cartográfica, desde os mapas da Babilônia até a formação atual de Bauru. Além disso, eles também contarão com a parceria de um artista plástico, que mostrará outras formas de ver a cidade.

O 5º ano irá explorar as questões do lixo e da sustentabilidade, enquanto o 6º ano fará uma análise da água dos afluentes do rio Bauru. Nesse caso, Mara pontua que também há um trabalho interdisciplinar muito forte por trás, onde os professores de espanhol, português e redação estão realizando um trabalho com a palavra “gota”.

O 7º ano apresentará sobre os food truck da cidade, e o trabalho por trás das pesquisas envolve empreendedorismo, educação financeira e questões matemáticas, como estudo de frações e porcentagens. Já o 8º ano entrará de cabeça em toda a história da ferrovia e o 9º ano fará uma análise multidisciplinar do Cerrado e também a monitoria do 2º ano.

A Criarte 

A escola Criarte surgiu em 1996, idealizada por Ana Maria Cremonesi e Álvaro Toledo. “Ana Maria é pedagoga e queria fazer uma escola diferente para os seus filhos; pensando nisso ela montou a Criarte”, relembra Mara. 

Atualmente, com a diretriz sociointeracionista aplicada em todas as séries, a escola destaca-se por trabalhar com livro didático. Assim, por não ser apostilado, os professores têm total liberdade de escolher o livro que explora os conteúdos da melhor forma. 

A diretora do colégio, Patrícia, ainda afirma que um dos maiores diferenciais do colégio, desde seu início, é a individualização dos alunos. “No colégio, todo mundo conhece todo mundo”, conta.

Mara, a mantenedora da escola Criarte, à esquerda, e Patrícia, diretora da escola à direita.

Ela ainda frisa que a coordenação tem uma grande relação de confiança com os pais, que podem visitar e transitar pelo colégio com muita liberdade e quando quiserem. A educação infantil da Criarte conta com Sônia Maria Kerche Dias, já o fundamental tem a coordenadora Malba Suyan Alves Leite.

Expectativas 

De acordo com Mara, a Feira da Criarte é sempre muito bem visitada, e a expectativa de visitação para este ano é de 1500 pessoas. “As crianças gostam muito, chamam os pais, padrinhos, amigos e vizinhos para vir. Eles realmente gostam e se envolvem, principalmente porque não é um projeto que vem de cima pra baixo”, afirma a mantenedora. 

Sobre as expectativas dos pais, Mara comenta: “Eles irão se surpreender com a produção de conhecimentos, que ficou muito rica. Você vê que o aluno realmente está sabendo, que ele fala com propriedade sobre o assunto que vai trabalhar.”

A 23ª Feira Cultural Criarte será realizada essa sexta, 20 de setembro, das 17h às 21h, na própria escola, que fica localizada na Rua Antônio Alves, 31-51 – Vila Universitaria.

publieditorial

Serviço 

23ª Feira Cultural Criarte

Data: 20 de setembro, das 17h às 21h
Local: Criarte (R. Antônio Alves, 31-51 – Vila Universitaria)
Telefone:  (14) 2107-8200
Site: escolacriarte.com/
Facebook: www.facebook.com/escolacriarte
Instagram: @criartebauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…