Você sabia que o Brasil é o 4º país que mais produz lixo plástico no mundo? São mais de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos descartados anualmente pelo país, e apenas 1,28% desse montante é reciclado.

Os dados são do estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, realizado pela ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF). 

Além do lixo plástico, também há os lixos orgânico, industrial, hospitalar, comercial, dentre muitos outros. E, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% desse lixo é descartado em aterros sanitários.

No entanto, o preocupante é que todo o restante é destinado a lixões, terrenos baldios e rios, resultando na poluição do solo e das águas. Por isso, principalmente com o crescimentos de centros urbanos, ações de limpeza, visando reduzir os impactos negativos do lixo são, cada vez mais, necessárias.

Iniciativas para reverter a situação

Com essa situação se alastrando por todo o mundo, em 2008 a Estônia propôs uma iniciativa que levou 50 mil pessoas às ruas. A população se reuniu para limpar as ruas do país e, após o início das ações, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. 

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e ficou conhecido como Dia Mundial da Limpeza, que neste ano, acontecerá no 21 de setembro. Atualmente, a ação ocorre em 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. 

No Brasil, as mobilizações organizadas pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, já somam mais de 700 cidades com mutirões confirmados, inclusive Bauru.

Limpeza em Bauru

Bauru possui dois voluntários cadastrados, a administradora de empresas, Leiva Prado, e o Coletivo Livre de Artes (Clã). Dessa forma, eles trabalharão em conjunto, neste sábado (21), na limpeza do ponto escolhido: a praça Rui Barbosa

O evento gratuito será focado na coleta de microlixo e, de acordo com Leiva, possui apoio da prefeitura, da EMDURB e da SEMMA. A administradora pontua que todos podem participar, porém é preciso levar o próprio material. “É necessário levar o luva, saco de lixo e sua própria água, para não gerar mais lixo. E claro, a boa vontade”. 

Neiva ainda conta que a ideia do voluntariado surgiu em 2018, após começar a seguir o perfil da Teoria Verde no Instagram. Assim, no ano passado ela cadastrou Bauru para participar da ação limpeza, que encheu duas caçambas de lixo.

Daniel Marques Araujo, integrante do Clã, comenta os principais objetivos da ação: “Esperamos desenvolver a consciência e o respeito nas pessoas, transformando com arte, alegria e união pequenas realidades escondidas.”

Envolvimento da população 

Leiva afirma que, até o momento, a ação em Bauru estima a participação de 50 voluntários, no entanto, espera ser surpreendida por mais envolvidos. Ela também frisa a importância da conscientização sobre a produção e descarte de lixo, detalhes afetam diretamente a vida dos bauruenses. 

“Nós somos responsáveis pelo lixo que geramos. Temos graves problemas de alagamento, escorpião e dengue. Fora a feiura da cidade com praças e ruas sujas pela falta de educação ao descartar incorretamente seu lixo”, relembra a administradora. 

Dessa forma, ações civis como essa podem tornar-se responsáveis por grandes mudanças na cidade. E Daniel ainda lembra: “Como é um projeto de formiguinha, o mínimo que a gente faz já é um grande salto”. 

A ação do Dia Mundial da Limpeza em Bauru será realizado neste sábado (21), a partir das 14h às 17h, na Praça Rui Barbosa.

Serviço 

Dia Mundial da Limpeza
Data: 21 de setembro, das 14h às 17h
Local: Praça Rui Barbosa
Instagram: @mov.erde

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …