Colecionar é um hobby comum entre muitos bauruenses. Tanto é que Josmar Rodrigues da Costa participa de um grupo de Whatsapp com mais de cem colecionadores! Apesar de ter conseguido reunir tantas pessoas com a mesma paixão, apenas trocar ideias virtualmente não era o bastante para o colecionador de moedas e cédulas. 

Movido pela vontade de levar coleções a mais pessoas, Josmar está organizando o 1° Encontro de Colecionadores de Bauru. A ideia de realizar o evento surgiu de encontros nacionais, além da necessidade de unir ainda mais pessoas com o mesmo hobby. “Eu frequento encontros que acontecem no Brasil inteiro e quando começamos a viver esse mundo, a gente pensa onde vivemos e onde temos amigos”, conta sobre o motivo de realizar o evento.

Quem também está na organização do encontro é Rubens Lovison Junior, ele conta que outro motivo de lançar um evento sobre o tema é pelo número vasto de colecionadores na região. Bauru ou região nunca fez parte desse circuito. Então muitas pessoas que possuem colecionismo vão ter a oportunidade de mostrar o que colecionam”, diz.

Cédula é apenas uma das diversas coleções de Rubens

1° Encontro de Colecionadores de Bauru

Marcado para os dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020, no Ibis Styles Hotel, o evento fará parte do calendário anual de colecionismo 2020. Com isso, a visibilidade do encontro se torna maior e Bauru receberá grandes expositores e colecionadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras cidades.

O encontro será um lugar para coleções de todos os tipos, desde moedas, selos, carrinhos em miniatura até itens da Coca-Cola. Enfim, o público poderá encontrar as mais diversas formas de colecionar. Além de ser um ponto de troca, venda e compra, o evento também funciona como uma exposição.

Os três colecionadores estão organizando o evento em Bauru

Para a abertura do 1° Encontro de Colecionadores de Bauru, duas presenças importantes já foram confirmadas. A gente vai ter presença do Gilberto Tenor, que até o ano passado era presidente da Associação Numismática. Além do Bruno Pelizzari, ele é o cara mais badalado no meio da numismática, conhecido internacionalmente e vai vir para Bauru também“, revela Josmar. 

A primeira edição já conta com 20 vendedores do Brasil confirmados e a procura tem sido tão grande que os organizadores já possuem uma pré-lista de agendamento para 2021. 

A riqueza do colecionismo

Para muitas pessoas, colecionar pode ser apenas juntar diversos modelos de um objeto. Entretanto, montar uma coleção vai muito além! Para Fabrício Nefersan dos Santos, colecionar moedas com apenas 12 anos trouxe destaque nas aulas de história e geografia. 

“Uma criança que coleciona moedas tem o mapa mundi desenhado claramente em sua mente. A moeda vai enriquecendo culturalmente essa criança. Isso é um dos nossos objetivos com o evento: incentivar jovens e crianças da cidade a desenvolver e começar uma coleção”, destaca.

Fabricio começou a colecionar quando tinha apenas 12 anos de idade

Josmar ainda complementa que qualquer coleção conta uma história. “Isso é o que deixa mais interessante. Eu, como professor de história, posso falar que a partir de uma moeda, a criança desenvolve outras capacidades. Lembrar de uma data, por exemplo, por conta das moedas comemorativas.”

Além do encontro

Após a realização do evento, o Encontro de Colecionadores de Bauru tem a possibilidade de entrar para o Calendário Anual da Numismática Brasileira. E não para por aí, as intenções dos três colecionadores de Bauru vão além! O intuito é criar, futuramente, uma associação para os colecionadores de Bauru. Assim, será possível fortalecer, cada vez mais, o colecionismo na região.

Estamos muito animados. A expectativa é grande porque estamos trazendo um público forte e a gente está fazendo parcerias, então acredito eu que vai ser um sucesso”, finaliza Josmar.

Os interessados em expor no evento ou fazer parcerias, podem entrar em contato pelo telefone (14)99747-2217, e-mail [email protected] ou Facebook.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…