Entender o funcionamento da comunicação e das mídias sociais, agora, mais do que nunca, é uma necessidade que ultrapassa áreas. Dessa forma, para além de produtores de conteúdo, integrantes de redações ou agências de publicidades, compreender e acompanhar as tendências da comunicação tornou-se uma necessidade para empreendedores também! 

Pensando nisso, Marcelo Bueno fundou, em 2012, o Blogando Bauru com o intuito de trazer essas discussões para profissionais de Bauru e região. Atualmente em seu 8º ano, esta será sua maior edição, com quarenta convidados e quarenta horas de evento. 

Novo formato 

Neste ano, o Blogando será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Além disso, ele acontecerá em uma nova configuração: no formato de festival! 

De acordo com Marcelo, a mudança veio porque a organização sentiu uma necessidade  natural de ampliar a estrutura. “Tem muito tema que a gente gostaria de trazer e de abordar, e não conseguíamos fazer isso no formato de evento de um dia só”, comenta o idealizador. 

Ademais, as edições anteriores focavam em um único tema: mídias sociais. Essa será mais uma mudança instituída neste ano, explica Marcelo. “Ampliamos o formato do evento para três dias e teremos quatro trilhas de conteúdo:  negócios e inovação; comunicação; mídias digitais e influenciadores digitais. Então, os participantes do evento podem aproveitar o conteúdo de diferentes maneiras”.

Dessa forma, durante as trilhas de debates os participantes poderão escolher, entre palestras simultâneas com temas ligados às áreas, que mais interessarem. Além das trilhas, o público terá a oportunidade de ouvir representantes das maiores empresas de tecnologia do mundo, além de palestras, debates, feira de economia criativa e masterclass.

Por conta dessa gama de conteúdos, o evento é direcionado a variados públicos. “É interessante porque você pode entender como está o movimento do digital e como você pode se aproveitar dele para fazer o seu negócio ou sua marca crescer”, frisa Marcelo.

Festival Blogando será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Unesp Bauru e terá palestras, debates, feira da economia criativa e masterclass.
Foto: Divulgação

Gigantes da tecnologia 

Sendo a maior edição já realizada do evento, o festival contará com 40 convidados. Entre eles, Raquel Carvalho, do Facebook Brasil, – com uma palestra gratuita -, Douglas Paredes, gerente de contas no Google Brasil, e Juliana Muncinelli, especialista de conteúdo no Twitter Brasil. 

Marcelo salienta o feito de conseguir, pela primeira vez, reunir em um evento Twitter, Facebook e Google. “Eles vão falar de temas ligados às áreas das empresas em que trabalham, mas é interessante para termos uma visão da tendência, do que vai acontecer no mundo da comunicação e da tecnologia e como essas empresas que estão transformando essas duas áreas”, comenta o organizador. 

Além do entusiasmo, ele também pontua que uma de suas pretensões é mostrar que a cidade está pronta para receber esse tipo de evento “Temos potencial para reunir as pessoas para falar de temas diversos e trazer um evento, assim como os que têm em São Paulo, por um valor mais acessível e com convidados do mesmo nível”, finaliza. 

Ainda, o idealizador do Blogando comenta que espera que o evento seja uma oportunidade para os visitantes desafiarem-se. “Eu espero que eles falem ‘o que eu faço hoje não será suficiente para me manter no mercado daqui cinco anos?’”, revela.  Com isso, Marcelo procura estimular uma reflexão sobre a necessidade de compreender mais sobre mais sobre o assunto para que possam se desenvolver.

Confira a programação do Festival Blogando

Dia 18/10 – sexta-feira (Masterclass)

– 8h30: Credenciamento;

– 9h às 12h:

  • Marca pessoal – Seja protagonista do seu futuro“, com Alexandre e Karen Formagio;
  • Business Design, pensando em um negócio sustentável“, com Eurípede Magalhães;
  • Como destacar o seu negócio no Pinterest“, com Marina Migliorucci;

– 14h às 17h:

  • Desperte seu lado Estrategista“, com Nathalia Andrijic;
  • “Inbound Marketing“, com Andréia Glück;

Dia 19/10 – sábado

– 09h: Credenciamento e abertura da feira;

– 10h: Palestra gratuita – “A biografia da televisão brasileira por Vannucci“, com José Armando Vannucci (Rede Globo);

– 11h: Palestra gratuita – Impulsione o seu Negócio com Facebook“, com Rodrigo Nogueira;

– 13h30 às 14h30:

  • Trilha Comunicação: “A trajetória de Gustavo Victorino“, com Gustavo Victorino (Publicis Brasil);
  • Trilha Influenciadores Digitais: “(RE)Conheça sua audiência“, com Bruno Acioli (O Hall);
  • Trilha Mídias Sociais:De 140 a 280: como aproveitar ao máximo tudo o que acontece no Twitter“, com Juliana Muncinelli (Twitter Brasil);
  • Trilha Negócios e Inovação: “As oportunidades do comércio online para 2020“, com Maurici Junior (Com School/ABCOM);
  • Palestra gratuita: “Geração Futura“, com André Libonati (Geração Futura);

– 15h às 16h:

  • Trilha Comunicação: “Um muro para conter o tsunami: projeto credibilidade contra as fake-news“, com Francisco Belda (Projor);
  • Trilha Influenciadores Digitais: “Pirâmide de Influência e a força do Microinfluenciador“, com Carlos Tristan (Squid);
  • Trilha Mídias Sociais:Como atuar nas redes sociais em 2020“, com Tatiana Apolinário (Mlabs);
  • Trilha Negócios e Inovação: “Todas as empresas serão afetadas pela lei de proteção de dados – Saiba como se preparar“, convidado a confirmar da Webbiz;

– 16h30 às 17h30:

  • Trilha Comunicação:No jornalismo, alguém precisa entender de negócios“, com Diego Iraheta (HuffPost Brasil);
  • Trilha Influenciadores Digitais: Em breve;
  • Trilha Mídias Sociais: “É possível integrar mídia ON x OFF no interior de SP?“, com Fabio Fernando (Kantar Ibope);
  • Trilha Negócios e Inovação: “Experiências e serviços de marca: como as marcas podem ser mais relevantes na vida das pessoas?”, com Nathalia Andrijic;

Dia 20/10 – Domingo

– 09h: Credenciamento e abertura da feira;

– 13h30 às 14h30:

  • Trilha Comunicação: “O espaço do profissional negro na comunicação”, com Coletivo RPretas (Pryscila
    Galvão, Mariana de Moraes e Luana Protázio);
  • Trilha Influenciadores Digitais: Em breve;
  • Trilha Mídias Sociais:A arte de puxar conversa e gerar negócios nas Mídias Sociais“, com Liliane Ferrari;
  • Trilha Negócios e Inovação:Experiências e serviços de marca: como as marcas podem ser mais relevantes na vida das pessoas?”

– 15h às 16h:

  • Trilha Negócios e Inovação: “Inovações e metodologias que transcendem nossa vida pessoal e profissional”, com Richard Duchatsch Johansen; “O poder do protagonismo e inconformismo universitário”, com Vitor UNgari (Enactus Brasil);

Parte da programação é gratuita e de acesso livre ao público, como o espaço cultural e a Feira Singular, onde as pessoas vão conhecer projetos e trabalhos de economia criativa. Porém, para ter acesso às masterclasses e workshops, é necessário investimento e inscrição do participante. 

O Festival Blogando é uma realização do Blogando em parceria com aUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. A programação completa e a inscrição estão disponíveis no site festivalblogando.com.br. Você também pode acompanhar as novidades do evento pelo  Facebook, Twitter e Instagram do Festival Blogando 

publieditorial

Serviço 

Festival Blogando
Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2019
Local: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Geisel)
Site: festivalblogando.com.br/
Facebook: www.facebook.com/blogando/
Instagram: @blogando

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…