O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Segundo o Instituo Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada cem mil mulheres.

Não é somente no Brasil que essa doença acomete tantas mulheres. Foi por isso que surgiu o Outubro Rosa, em 1990, nos Estados Unidos. O objetivo da campanha, que atualmente é realizado em diversos países, é alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença por meio do exame de mamografia.

Segundo a médica, Melina Cappellazzo, responsável pelo setor diagnóstico da mama da Clínica Imagem, “a prevenção do câncer de mama não é feita com a mamografia, mas praticando atividade física, tendo uma alimentação saudável, evitando o consumo de álcool, principalmente antes dos 30 anos, e não fumando.”

A médica ainda explica que o exame é fundamental para o diagnóstico precoce. “É um método comprovado que, quando realizado em pacientes que não apresentam sintomas a partir dos 40 anos, reduz a mortalidade por câncer de mama de 10% a 35%. Assim, o câncer de mama, quando diagnosticado no seu estágio inicial, é um tumor curável na maioria dos casos”, complementa Dra. Melina.

Outubro Rosa em Bauru

Aqui em Bauru, a Imagem Diagnóstico Médico e parceiros aderiram ao Outubro Rosa e promovem, há quatro anos, a campanha “Ame-se“. Além de colocar o câncer de mama em evidência e conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, a campanha também faz eventos para arrecadar fundos. Assim, é possível adquirir itens necessários e doá-los para o setor de oncologia do Hospital Estadual Bauru.

O centro de diagnósticos por imagem ainda tem um papel fundamental no assunto: oferecer o exame de mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia das mamas. A orientação é que o exame seja realizado todos os anos em mulheres de 40 a 75 anos. Já o Ministério da Saúde orienta que mulheres a partir dos 50 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Portanto existem dois tipos de mamografia, a de rastreamento e a diagnóstica. “Mamografia de rastreamento são realizadas em mulheres que não têm sintomas, não apresentam nódulos e não perceberam diferenças na mama. Já a mamografia diagnóstica, algumas vezes, são realizadas anteriormente por orientação de médicos como ginecologista ou mastologista”, explica Dra. Melina.

Ainda é importante ressaltar que, para rastrear o câncer de mama, é preciso ir ao médico ginecologista ou mastologista todos os anos. Além de fazer a mamografia depois dos 40 anos. Apesar da indicação de idade, o câncer, cada vez mais, tem aparecido em mulheres mais jovens. Por isso, elas devem procurar o médico e fazer os exames indicados pelo especialista, que vai indicar a melhor opção para cada caso.

“Pesquisas verificaram que, a partir de uma certa idade, fazer mamografias nas mulheres tem o impacto no prognóstico e na mortalidade dessas pacientes, principalmente na pós-menopausa”, esclarece.

Ame-se 2019

Como parte das ações da campanha “Ame-se”, a Imagem Diagnóstico Médico está promovendo um jantar fechado no Bistrô da Rena para as pacientes diagnosticadas e tratadas no Hospital Estadual Bauru.

Além disso, outra ação será uma aula de Yoga, estimulando o cuidado e o autoconhecimento, que também são formas de manter uma vida saudável. A prática será no dia 27 de outubro, no Horto Florestal, e a aula será ministrada por Dani Palma, que estuda e pratica Yoga há 13 anos.

Segundo a professora, a prática de Yoga “é voltada para quem quer desfrutar da serenidade, paz e acolhimento que a natureza oferece. Tudo isso aliado ao autoconhecimento, força, flexibilidade e libertação. Esta conexão traz benefícios para o corpo, mente, emoções e espírito.”

A aula de Yoga será gratuita e aberta para o público e é oferecida pela Imagem em parceria com a Gam Yoga. Para quem se interessar, basta levar seu tapete ou uma toalha.

A mamografia digital

O exame que rastreia o câncer de mama, nada mais é do que um raio-x. A mamografia é um método de escolha comprovado em apresentar impacto na mortalidade nas mulheres acima de 40 anos. Portanto, possibilita um tratamento eficaz e com maiores chances de cura.

Assim, a mamografia é um exame realizado com a compressão da mama. Dessa forma, o tecido mamário é espalhado e as lesões são melhores vistas. Por este motivo, muitas mulheres, com medo desta compressão acabam não realizando o exame.

Porém a especialista relata que os mamógrafos digitais disponíveis no mercado têm uma aquisição mais rápida das imagens e uma sensação de compressão inferior, além de liberar menos radiação. Além disso, o resultado do exame possui uma imagem melhor, melhorando também o diagnóstico da mamografia.

Para quem é sensível ao exame, as recomendações são: “Evite períodos pré-menstruais para fazer o exame e, se tiver com dor, marque para outro dia para fazer com mais tranquilidade”, indica Dra. Melina.

Tecnologia a favor dos pacientes

E não é só a mamografia que se desenvolveu com os avanços tecnológicos, muitos outros exames estão ainda melhores com aparelhos de alta tecnologia. A Imagem Diagnósticos Médicos é pioneira em acompanhar as melhorias das ferramentas para exames diagnóstico por imagem e está há 40 anos em Bauru.

Clínica Imagem Diagnósticos Médicos na rua Gustavo Maciel, 16-9

Hoje em dia, a clínica oferece cinco tipos diferentes de exames: Tomografia Multislice, Ressonância Magnética (3T), Mamografia Digital, Ultrassonografia e Radiografia Digital. Com equipamentos modernos e de última geração, a Imagem Diagnóstico oferece agilidade e maior conforto para os pacientes. Outro diferencial da clínica é o corpo médico com 14 profissionais.

A tecnologia não se apresenta apenas nos exames, mas também no atendimento. Assim, o centro clínico permite que os pacientes agendem os exames previamente via Whatsapp, pelo número (14) 98218-0169. Depois de fazer o exame em uma das duas unidades da Imagem, o paciente ainda pode conferir os resultados online pelo site www.imagemdiagnosticos.com.br.

publieditorial

Serviço
Imagem Diagnósticos Médicos
Unidade clínica: Rua Gustavo Maciel, 16-9 / Telefone: (14) 3104-3787
Unidade Beneficiência: Rua Gustavo Maciel, 15-4 / Telefone: (14) 3104-3787
Agendamento de exames pelo Whatsapp: (14) 98218-0169
Site: www.imagemdiagnosticos.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…