Trabalhar é uma atividade comum no dia a dia das pessoas, entretanto, a qualidade de vida dos trabalhadores nem sempre são boas. Pensando em uma forma de melhorar o ambiente de trabalho, o Instituto Lauro de Souza Lima provome a “III Semana de Qualidade“.

Neste ano, o evento será realizado de 29 a 31 de outubro e os bauruenses poderão assistir três palestras gratuitas. Segundo Luana Gimenes Dezan, colaboradora do Departamento Pessoal do instituto, a semana vem sendo realizada anualmente desde outubro de 2017. 

“A Semana de Qualidade foi criada pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos nossos servidores. São palestras de temas variados com objetivo de agregar novos conhecimentos e melhoria em diversas áreas da saúde física e emocional. Além de contribuir no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um”, esclarece Luana. 

Programação da III Semana de Qualidade

Todas as palestras serão ministradas no Anfiteatro do Instituto Lauro de Souza Lima (Cmte. João Ribeiro de Barros, s/n – Distrito Industrial) e são gratuitas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected]

Ao final da semana, serão emitidas declarações de participação para os participantes de cada palestra e enviada posteriormente por e-mail. 

  • Palestra “As Consequências do consumismo para o meio ambiente”

A palestra trata de temas sobre sustentabilidade e meio ambiente, visando introduzir o estudo de diferentes dimensões da sustentabilidade como ambiental, social, educacional, dentre outras. Assim, é possível qualificar a população para atuar como agentes de melhoria das políticas públicas relacionadas à questão ambiental. Além de reconhecer os temas de meio ambiente como estruturantes para o desenvolvimento profissional, da cidade e da saúde da população de Bauru.

A palestra será no dia 29 de outubro das 10h às 11h30. Quem apresenta o tema é o biólogo Me. Vinicius Sementili Cardoso, chefe da Seção de Programação Educacional do Jardim Botânico. 

  • Palestra “Estresse no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador: como enfrentar?”

O Psicólogo Jeremias E. de Mello apresenta um tema bem atual como estratégias eficientes para a gestão de Pessoas e o manejo de enfrentamento para a Saúde do Trabalhador.

A palestra será apresentada no dia 30 de outubro das 10h às 11h30.

  • Palestra “A importância do trabalho em equipe”

O tema visa refletir sobre o trabalho em equipe e o quão fundamental é para que qualquer tarefa seja realizada com determinação e dedicação. Além de demonstrar a importância de agrupar um conjunto de pessoas e desenvolver determinadas ações, visando um só propósito e um só objetivo.

A palestra será no dia 31 de outubro, das 10h às 11h30.

O Instituto Lauro de Souza Lima

O instituto foi criado em 1933 como Asilo-Colônia Aymores, onde eram internados os portadores de hanseníase do estado de São Paulo e região. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada agente etiológico Mycobacterium leprae e com alto potencial incapacitante por atingir os nervos periféricos.

As deformidades e incapacidades que esse comprometimento produz, além de prejudicar o trabalho de milhares de pessoas, onerando as famílias, a sociedade e o Estado, são as principais responsáveis pela discriminação social dos portadores da doença.

Em 1949 o Asilo-Colônia Aymores foi transformado em Sanatório Aimorés. Em 1969, passou a se chamar Hospital Aimorés de Bauru – HD1. Já no ano de 1974, homenageando um dos grandes hansenologistas do Brasil, a instituição passa a se chamar Hospital “Lauro de Souza Lima”.

Após novas reformas políticas, em 1989 passou a ser denominado Instituto Lauro de Souza Lima. Hoje, o local é centro de referência na área de dermatologia geral e, em particular, da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além dos serviços à população na área de dermatologia, o Instituto Lauro de Souza Lima também realiza atividades voltadas à pesquisa de doenças, ensino de profissionais da saúde, por meio de cursos e residência médica. Além disso, oferece reabilitação física, terapia ocupacional, fisioterapia e cirurgias plásticas corretivas e reparativas.

Serviço

III Semana de Qualidade
Data: de 29 a 31 de outubro, das 10h às 11h30
Local: Instituto Lauro de Souza Lima (Cmte. João Ribeiro de Barros, s/n – Distrito Industrial)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Conheça três iniciativas bauruenses que estão ajudando empreendedores da cidade em tempos de coronavírus

Devido às medidas de isolamento em vigência em Bauru, que também foram adotadas por inúmer…