Self care é um termo que ficou bem famoso atualmente, você já ouviu falar? Principalmente por conta das blogueiras e influencers digitais, essa expressão começou a ter bastante visibilidade.

Self care (autocuidado) é uma prática de amor próprio que envolve cuidar de si mesmo, não apenas nos períodos de folga, mas diariamente. Isso significa realizar um diálogo interior e estar atento às suas próprias necessidades, criando uma rotina de hábitos benéficos para sua saúde física e mental.

Quando a prioridade é esse diálogo interno e se escutar, conseguimos perceber a necessidade de práticas como: cuidar da saúde física, ir ao psicólogo, cuidados estéticos, dizer ‘não’ quando for preciso, um banho com aquela música ou mesmo cinco minutos saboreando um café!”, explica o psicólogo Vinicius Longue.

Além dos cuidados estéticos

Com o surgimento do termo em redes sociais, o entendimento de que self care se trata apenas de uma rotina de cuidados estéticos ficou bastante enraizado. Mas isso não está totalmente correto, já que autocuidado engloba todas as práticas realizadas para o próprio bem-estar.

Portanto, pode envolver uma série de ações, desde comer um sorvete sem se sentir culpado depois do jantar, fazer exercícios físicos, ter uma rotina de cuidados com a pele ou sair com um velho amigo.

No entanto, não é errôneo dizer que cuidar da estética é uma boa forma de praticar self care. “Tomar conta da estética, desde que feito para se agradar e não somente para ‘agradar a audiência’, é muito positivo também para a psique. Self care é manter hábitos que cuidam do bem-estar psicológico, relacional, profissional, educacional ou mesmo espiritual”, ressalta Vinicius.

A moradora de Bauru, Camila Miranda, possui uma rotina diária e semanal de autocuidado. Além de frequentar a terapia e fazer exercícios físicos uma vez por semana, ela aderiu a uma série de cuidados com a pele diariamente.

Comecei a estar consciente de que isso seria um autocuidado e que é algo importante há uns quatro anos, quando iniciei a faculdade e as coisas ficaram muito puxadas. Senti reflexos na minha saúde e a partir desse momento passei a me atentar mais a minha alimentação, a buscar atividade física e também terapia. Os meus cuidados com a pele são recentes, comecei faz quatro meses, por conta das sequelas que tive na saúde da minha pele causadas por uma mudança de anticoncepcional”, explica.

Aumento da autoestima

Além de mais bem-estar e qualidade de vida diária, uma rotina de self care traz muitos outros benefícios e a autoestima é um deles. Isso porque quando você cuida de si próprio começa a se enxergar de outra forma.

Passei a me atentar mais a mim mesma, principalmente no funcionamento do meu corpo e o que eu poderia fazer para melhorar. Me sinto mais disposta e também feliz por saber que não estou apenas vivendo 100% no automático e estou ao menos refletindo sobre mim mesma e tentando fazer algo a respeito. Os resultados obtidos me trazem uma enorme satisfação e a sensação de que realizar uma mudança de hábitos realmente causa um grande impacto interno e externo. Ter um tempo para si, gastado dessa maneira, é ter um período para exercer amor próprio e isso eu não troco por nada”, conta Camila.

Há uma explicação psicológica para essa sensação de bem-estar ao se cuidar. De acordo com Vinicius, quando a mente percebe que está tendo suas necessidades psicológicas, físicas e emocionais atendidas amplia o afeto por si mesma. Não obstante, outras vantagens podem ser percebidas.

Ao cuidar da sua saúde mental você vai colher benefícios psicológicos e possivelmente ampliar seu nível de satisfação em relação à vida. Não tem nada de egoísta nisso, porque os benefícios do autocuidado não ficam somente na pessoa que os pratica. Quando tomamos conta de nós mesmos temos, temos mais energia e inspiração para cuidar dos outros e até viver em sociedade de uma forma mais equilibrada. Cabe salientar aqui também o potencial preventivo do autocuidado em relação a transtornos como ansiedade, depressão, entre outros”, salienta o psicólogo.

self care

E você, já começou a cuidar de si mesmo?

Consultoria: Vinicius Longue (CRP 06/149352)

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …