Paisagens incríveis e muita natureza são atributos intrínsecos a São Pedro, estância turística no interior de São Paulo. Localizada a 156 quilômetros de Bauru, a cidade é o local ideal para quem busca o refúgio longe da vida urbana e agitada.

Além de contemplar a natureza do alto e assistir a um pôr do sol inesquecível, a cidade ainda possibilita os turistas se divertirem em um dos dez parques aquáticos mais famosos da América Latina, o Thermas Water Park.

A estância, localizada na encosta da Serra do Itaqueri, é um destino que atrai motociclistas e motoristas. O motivo é a viagem repleta de curvas nas estradas que ligam ao município e os mirantes posicionados estrategicamente para contemplar a paisagem.

Um dos pontos mais visitados pelos turistas é o Parque do Cristo, no alto da serra, onde é possível fazer parar ao pé de uma grande imagem do Cristo. Perto dali está o Parque Marcelo Golinelli, que possui diversos decks com paisagens dignas de selfies, quiosques e trilhas para caminhada. Outro lugar que chama a atenção do visitante é o Parque Maria Angélica Manfrinato, que conta com um lago no centro, pedalinhos e bancos à sombra das árvores.

Um charme de cidade

O charmoso centro histórico da cidade costuma despertar a sensação de que se está em um local muito distante, onde reina a paz e a harmonia. E há, ainda, atrativos culturais e históricos, como a Feira de Artes e Artesanatos, as lojas que vendem bordados e enxovais e o Museu Gustavo Teixeira, que guarda tesouros da história da cidade.

Para atender os são-pedrenses e ampliar o leque de atrações aos turistas, a Prefeitura de São Pedro investe em uma ampla programação. “Temos um calendário que prevê eventos todos os meses do ano. Em alguns períodos, como junho, julho, setembro, dezembro e janeiro há mais de um evento por mês”, conta Clarissa Campos, secretária de Turismo de São Pedro.

Entre os principais, está o tradicional Carnaval da Família, as quermesses de São José, Santo Antônio e São Pedro, o Encontro de Motociclistas, São Pedro Adventure e a Semana Gustavo Teixeira.

São Pedro do alto

Esportes de aventura no ar também movimentam o turismo de São Pedro. O Parque do Voo Livre, onde está localizada a rampa para decolagem de parapente e asa-delta, tem áreas para descanso e contemplação. Além de vestiário e restaurante.

O balonismo é mais uma modalidade bastante procurada, responsável não apenas por atrair pessoas de outras localidades, mas também por divulgar a cidade pelo Brasil afora. Ainda no alto da serra, as atrações turísticas são as famosas cachaças de São Pedro, a capela de Santo Antônio, a tirolesa e o antiquário Vila Del Capo.

“Já sabíamos, empiricamente, que as belezas naturais são o principal atrativo de São Pedro. Afinal, a cidade está localizada na encosta da Serra do Itaqueri, tem belas paisagens, muita natureza, diversificada rede hoteleira e gastronômica. Além de atividades para aventureiros como tirolesa, cavalgada, passeios off road, voo livre, balonismo, visita a belas cachoeiras e parque aquático com água quente”, enumera Clarissa.

Uma pesquisa de demanda turística encomendada pelo Comtur – Conselho Municipal de Turismo, em parceria com a prefeitura mostrou que a maioria dos turistas de São Pedro mora em São Paulo e região de Campinas. Entretanto, há uma parcela, principalmente entre os que fazem bate e volta, oriundos de cidades como Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru.

Entre os 10 mais famosos da América Latina

O nono parque aquático mais visitado da América Latina em 2018 está em São Pedro. O Thermas Water Park é um complexo com 13 piscinas e brinquedos com água que sai do subsolo já quente. No ano passado, foram 481 mil visitantes, 22% a mais que no ano anterior. Além de estar no “Top 10” dos parques aquáticos da América Latina, o thermas segue investindo na construção de novos brinquedos e de um resort com 465 apartamentos.

Piscina de ondas, rampa de boias, complexo de toboáguas, balde maluco, área de discos e vulcão são algumas atrações. O Thermas também conta restaurantes, lanchonetes, sorveteria, loja de conveniência, playground, fraldários, espaço para amamentação e minifazenda com animais exóticos. As atrações se completam com exposições as permanentes Era Pré-Histórica, Era do Gelo, Insetos Gigantes e Gigantes do Fundo do Mar.

Rota rural

O que é destaque em São Pedro vai além da aventura e do turismo de natureza. Segmento que tem ganhado espaço é o turismo rural. Além de ampliar o leque de atrativos turísticos, valoriza o que há de melhor na região e é fonte de renda para os pequenos produtores. São lugares onde os turistas podem ir para conhecer a atividade rural e ainda experimentar algumas delícias da região, inclusive feitas com o jaracatiá, fruta nativa.

Fomentar a agricultura familiar é outra iniciativa em São Pedro que virou atrativo turístico. A Feira do Produtor Rural é a oportunidade de expansão de negócios dos produtores, que participam ainda de eventos gastronômicos. As propriedades rurais abertas à visitação ampliam a imersão do turista no mundo rural.

Na Venda do Brílio e no Quintal da Serra fazer o desjejum com um café colonial farto é uma experiência fantástica. Já no sítio Coloninha I, nos restaurantes Cachoeiras da Furna e Vila Caipira, é possível provar uma culinária caipira no almoço. Após a refeição, ainda dá para tirar uma sesta em redes na área de descanso em volta da natureza ou andar a cavalo.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…